A transformação digital nos serviços contábeis

Os serviços contábeis estão sendo modificados com a tecnologia. Entenda como a transformação digital tem alterado o desempenho das contabilidades.

01/Ago/2017
Contadores

Transformação é uma palavra que quando se lê, remete a um estado de mudança. E, quando se pensa em transformação digital na contabilidade, é isso que vem a cabeça: um acelerado processo de mudança de pensamento e na forma de desempenhar as atividades. Este processo não iniciou nos dias de hoje, mas vem ocorrendo desde os anos 80, onde surgiram os primeiros sistemas para automatizar os serviços contábeis.

No webinar “O que é transformação digital no mundo do empreendedorismo contábil?” eu falo sobre isso. Os sistemas que surgiram lá nos anos 80 foram criados para aumentar a produtividade nos serviços contábeis que demandavam muito tempo. Porém eram sistemas departamentais, servindo apenas para serviços específicos dentro de alguns setores, como a automatização da folha de pagamento.

Assista o webinar completo abaixo:

 

Com o passar do tempo, o avanço da tecnologia vem se fazendo presente no dia a dia de todos, e isto inclui os profissionais das mais diversas áreas, assim como os clientes que também passam por esta adaptação em suas empresas. O novo empreendedor contábil passa a desempenhar o seu papel de forma diferente com a contabilidade digital e consequentemente passa a ser percebido por outra ótica pelos seus clientes.

Acho importante ressaltar que a tecnologia dentro da contabilidade ainda é um diferencial competitivo para os escritórios, mas com a aderência dos escritórios contábeis, isso se tornará comum, como uma necessidade para sobreviver no mercado.

A transformação digital trouxe a necessidade de aumentar a produtividade, seja na comunicação com os clientes ou nos processos internos. Então, como a tecnologia pode simplificar a rotina da empresa de contabilidade, entregando valor e influenciando positivamente na maneira de executar os serviços contábeis?

Vamos entender:

Tecnologia para ganhar tempo

Com o avanço da tecnologia, o Fisco também vem inovando com ferramentas de controle para garantir que os empresários atuem dentro das normas da legislação tributária. Isso já é uma realidade, afinal, as obrigações fiscais já devem ser entregues digitalmente. No entanto, para entregar as obrigações, seu escritório depende que os clientes enviem a documentação - o que ainda acontece na forma “analógica”, ou seja: comprovantes impressos e desorganizados.

A comunicação em papel aumenta o custo, o tempo e tira a visão de “atendimento de valor” ao cliente.

A contabilidade digital surge como uma grande aliada para solucionar esta questão. Eu acredito que ter um sistema contábil integrado com o sistema de gestão (ERP) do cliente, possibilita o escritório acessar diretamente todas as informações necessárias para estar em dia com a Receita Federal. Isso, sem ter que cobrar os clientes por dias e dias (e depois ainda ter que organizar os documentos recebidos).

Consultoria eficiente

Por meio da comunicação integrada entre o software da contabilidade e o software do cliente, o contador consegue acessar os documentos comprobatórios sem que o empreendedor precise parar o que está fazendo para procurar e enviar o material.

Agilizando esse trabalho, o contador ganha tempo para se dedicar à prestação de um serviço mais consultivo aos seus clientes, analisando relatórios e projetando cenários para que a PME possa alcançar melhores resultados ou rever sua estratégia, antes de ter algum problema.

Agora surge uma questão: como escalar o negócio para atender mais clientes e ainda manter alta qualidade nos serviços contábeis?

Eu costumo explicar que a tecnologia certa permite criar “gatilhos” dentro do sistema do escritório contábil que podem alertar o contador de forma automática quando algum parâmetro sai da rota traçada. Por meio desses alertas o contador acompanha a performance de todos seus clientes e pode agir, evitando custos extras na operação. Esse tipo de atitude estreita a vínculo de confiança entre cliente e escritório e, mais uma vez, aumenta o valor agregado.

Adeus ao básico!

Os serviços contábeis mais operacionais como solicitar os documentos fiscais dos clientes, organizá-los e digitar os lançamentos no sistema, ocupam um precioso tempo e não geram valor ao cliente. Utilizar a tecnologia certa para automatizar esses serviços é dar “adeus ao básico” e se aprofundar em serviços mais estratégicos e rentáveis.

A contabilidade digital abre espaço para a consultoria especializada e aumenta a percepção de valor que o cliente tem do escritório contábil.

Veja no vídeo abaixo como seu escritório pode ser mais produtivo quando escritório e cliente adotam a tecnologia certa:

 
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Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, workaholic, pai de uma garota e empreendedor entusiasmado. Um programador que adora marketing e vendas. No raro tempo livre, assiste Netflix e joga Poker.

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