Como a PME escolhe seu contador?

Pesquisa realizada pela Omiexperience analisa o mercado de contabilidade para PMEs a fim de revelar importantes dados sobre o setor e seus profissionais

08/Dez/16
Contadores

Recentemente, a Omiexperience, empresa desenvolvedora do Omie, o primeiro e único ERP parceiro do contador, realizou uma pesquisa que visa revelar ao mercado contábil o que os clientes esperam de seus contadores. Os dados mostram quais aspectos fazem a diferença na contratação de um escritório de contabilidade, além de analisar o mercado atual e ajudar o contador a tomar melhores decisões profissionais.

A iniciativa criada pela Omiexperience vem trazer uma compreensão profunda entre as visões envolvidas, tanto das PMEs, quando dos contadores. Foram 542 empresas entrevistadas, sendo que 119 são contadores e 423 são clientes de escritórios de contabilidade. Cerca de 44% das empresas entrevistadas possui menos de cinco funcionários e 46% delas tem um faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3.6 milhões. "Nosso intuito é melhorar o relacionamento entre a classe contábil e seus clientes, proporcionando um crescimento em ambos os lados", afirma Marcelo Lombardo, CEO da Omiexperience.

A pesquisa é pautada por diversos pontos, sendo que um dos mais importantes é o da comparação entre o que o cliente busca em um contador e o que o contador pensa que o cliente busca. Ao contrário do que muitos pensam, a simples indicação de um amigo ou conhecido vem perdendo peso. Ela é necessária, principalmente para o cliente chegar ao contador, porém não é mais o ponto determinante da sua escolha.

Por outro lado, o uso de tecnologia assumiu um papel predominante na decisão do cliente. Quanto mais informatizado o escritório, melhor na visão do cliente. Outro dado relevante é que o cliente, cada vez menos se importa em manter uma relação pessoal com o contador, o que abre a chance deste se tornar mais eletrônico, enxuto e integrado.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido um ponto central para o contador e seus negócios. Sem seu uso intensivo, seria impossível para o contador conseguir entregar as obrigações de seus clientes em tempo hábil e com custo admissível. Apesar dessa mudança de paradigma, a pesquisa revela que o contador ainda falha em passar essa percepção de adoção intensa de tecnologia ao seu cliente.

Além disso, há dados sobre especialização do contador, satisfação, busca por serviços adicionais, comunicação, e por fim, os principais motivos que fazem um cliente trocar de contador. "Elaboramos a pesquisa para que ela fosse um guia para os contadores, dando a eles uma chance de conhecer mais seu mercado", afirma Lombardo.

Muitos contadores pensam que um dos principais motivos para seus clientes os deixarem são os valores dos honorários, porém a pesquisa mostra que um papel proativo do contador é mais levado em conta do que o preço nessa decisão. O porte da empresa contábil também pouco importa para o cliente, o que abre oportunidades para todos.

A pesquisa completa pode ser baixada em: www.omie.com.br/pesquisas

Vale a pena conferir!

Sobre Omie: www.omie.com.br

Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo Lombardo, sócio-fundador da Omiexperience.

 

Ass. Imprensa Omie

A InformaMídia é uma agência de comunicação focada no atendimento a empresas de pequeno e médio porte dos mais variados segmentos da indústria e serviços. A empresa realiza um diagnóstico 360º graus da comunicação de cada cliente, oferecendo soluções customizadas que auxiliam no atingimento de seus objetivos estratégicos de marketing e vendas e atuando diretamente na geração de resultados efetivos e de longo prazo.

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