Franquia de negócios: como iniciar um empreendimento tecnológico?

É preciso ser um gênio da tecnologia para ter um negócio com muitas possibilidades? Conheça a franquia de negócios e faça parte!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Que o mundo está cada vez mais digital, não dá para negar, não é mesmo? Atividades rotineiras como pagar contas ou pesquisar preços podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia. Mas não é só isso.

Atualmente, desde diagnósticos de saúde a visitas a museus trazem uma nova experiência ao usuário, por meio das soluções de inteligência artificial. É a tecnologia mudando a maneira como o ser humano entende e vive este universo de possibilidades.

Ainda, novas alternativas de negócio também surgiram e hoje é possível investir na prosperidade de empreendimentos apostando na tecnologia e nas facilidades que ela dispõe.

Neste artigo, você entenderá como uma franquia de negócios tecnológicos funciona e todas as vantagens de se investir nesse modelo. Se você é um empreendedor conectado e tem vontade de explorar esse grande mercado digital, mas não é um expert em tecnologia, este post é para você!

Franquia: uma alternativa interessante para ter um negócio

Sejamos sinceros: começar um novo negócio não é fácil. É preciso definir o produto ou serviço que será comercializado, desenhar as estratégias de vendas, de marketing, treinamento, pensar no pós-venda, lidar com contratos e cobranças. Uma alternativa muito eficiente para dispensar boa parte dos problemas é o sistema de franquias.

A franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso de uma marca, pela distribuição de produtos ou serviços, fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado). Dessa forma, ele poderá replicar em diferentes lugares um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Abrangendo diversos segmentos de mercado e tendo como característica a padronização de processos e de produtos, a franquia fortalece a identidade da marca e sua reputação, já que seus processos são replicados devido à padronização.

Há muitos benefícios em se adquirir uma franquia de negócios tecnológicos e de outros segmentos também. Conheça alguns:

  • Índice de sucesso: ainda que não exista empresa à prova de falhas, com a franquia certa, é possível reduzir as chances de insucesso, já que, segundo estatísticas, 80% dos negócios próprios não duram mais de 5 anos, mas no segmento das franquias o índice cai para apenas 20%;
  • Agilidade para abertura do negócio: uma vez que tudo é padronizado, existe maior agilidade na hora de abrir um negócio. Sendo assim, em poucas semanas, a empresa estará pronta para começar a funcionar. Tudo acontece de maneira simultânea, desde a instalação da infraestrutura até o treinamento dos processos e contratação de funcionários;
  • Marca e credibilidade: ao escolher uma franquia para investir, você está adquirindo também a credibilidade da empresa e a força que a marca tem no mercado.

Como funciona uma franquia?

A franquia, ou como muitos conhecem, franchising, funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. Assim, as filiais da rede são gerenciadas pelos franqueados, representando a parte que investe e trabalha efetivamente em cada uma das lojas. Em decorrência do uso da imagem da marca e da utilização do know-how do negócio, é comum a cobrança de taxas por parte da rede.‍

Por sua vez, a rede franqueadora fica responsável por fornecer suporte aos franqueados. Nesse sentido, as informações transmitidas estão relacionadas aos mais diversos âmbitos do negócio e abrangem desde as tarefas operacionais relacionadas à produção, podendo ir até as questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira.

Os conhecimentos são transmitidos por meio de treinamentos presenciais ou EAD e pela disponibilização de manuais. O objetivo é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio e tenha o know-how necessário para levar o empreendimento adiante, obtendo êxito na administração.

Oportunidade de negócios e tecnologia

Quando produtos e serviços estão cada vez mais ao alcance dos consumidores, faz sentido que os negócios também se tornem mais digitais e busquem se modernizar. Inclusive, alguns já nascem com esse DNA inovador, como as RegTechs (tecnologias regulatórias). Nesse momento de transformação digital, investir no ramo de tecnologia é um grande negócio.

Ademais, estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias é uma realidade para as PMEs que demandam além de conhecimento e organização, a ajuda indispensável de um software de gestão empresarial. Os empreendedores que mantêm o olhar no futuro sabem que é muito mais difícil fazer seu negócio prosperar sem investir em tecnologia.

Franquia de negócios: comece seu empreendimento tecnológico

Você já pensou em aproveitar sua vontade empreendedora para abrir uma franquia de negócios de tecnologia para pequenas e médias empresas? Mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre tecnologia, é possível começar um novo negócio e ter muito sucesso com esse modelo.

Se o seu negócio é vender e sua veia é comercial, e se seu desejo é ver o retorno sobre o investimento, busque um modelo de franquia no qual a franqueadora se preocupe em montar um ecossistema para que os seus franqueados, mesmo que não sejam experts digitais, tenham sucesso nesse mercado.

Unindo a rede de franquia de software com contadores de todo o país, por exemplo, os empreendedores estão prestes a embarcar rumo ao sucesso. Afinal, nesse ecossistema, os franqueados têm acesso a leads previamente qualificados.

Assim, em parceria com os escritórios de contabilidade que atendem às PMEs, os franqueados se conectam a esses empresários que precisam da tecnologia para prosperar.

Parceria para empreender

Ao abrir uma franquia, o empreendedor passa a ser o comandante de um foguete pronto para decolar. Mas ele não precisa fazer uma viagem solitária nessa imensidão de oportunidades, pois a franqueadora oferece todo o suporte operacional e técnico para que esse foguete decole. Animado para embarcar nessa?

Confira como o investimento em uma franquia torna possível para o empreendedor decolar com a tecnologia sem precisar se preocupar com a parte mais técnica do seu negócio.

Suporte aos clientes

Uma franquia precisa focar em vendas para garantir sua lucratividade. Então, busque uma franqueadora que ofereça suporte aos clientes, mantendo um ótimo relacionamento e usabilidade do sistema. Além disso, é interessante que ela também promova treinamentos regulares para que a experiência com o software seja muito positiva.

Cobrança de pagamentos

Uma das preocupações ao abrir um negócio é com a possibilidade de ter clientes inadimplentes. No modelo de franquias ideal, o franqueado conta com uma equipe treinada que entra em ação sempre que houver necessidade, para resolver o problema de clientes que têm alguma pendência financeira com a sua franquia.

Gestão de contratos

Cuidar da parte mais burocrática do negócio pode ser um fator de desânimo para o empreendedor que direciona sua energia para vender. Por isso, a franqueadora precisa facilitar sua rotina fazendo toda a gestão da papelada. Sem os incômodos tradicionais de um negócio de tecnologia, o franqueado decola com tranquilidade.

Por que investir em uma franquia?

Empreender por si só não é fácil. Diante de cenários arriscados, nenhum empreendedor deve investir seu dinheiro em um negócio incerto. Por isso, a franquia de negócios é um investimento que vale a pena, por ter menos riscos e mais possibilidades de êxito.

Além disso, a franquia oferece vantagens em relação aos novos negócios que ainda não foram testados no mercado. Elas são uma ótima alternativa para quem quer empreender e evitar riscos desnecessários. Conheça bons motivos para investir nesse modelo de negócio.

Marca já consolidada no mercado

A principal vantagem em se investir em uma franquia é obter um negócio que já é conhecido ou conceituado em determinado local pelas pessoas. Isso traz uma vantagem competitiva ao empreendedor e garante um bom retorno do investimento realizado.

Negócio já testado

Optando pelo modelo de franquias, você tem garantia de segurança e resultados promissores, por ser um modelo de negócio já testado e utilizado por muitos empreendedores de sucesso no mundo. Diferentemente do negócio próprio, cujo caminho é bem mais árduo e demorado.

Assistência e treinamento contínuo aos franqueados

O franqueador ajuda na obtenção do conhecimento e no apoio para a seleção dos seus funcionários, assim como em seu treinamento na operação do negócio, prestando algumas consultorias ao longo do tempo aos franqueados para garantir o máximo sucesso daquele negócio.

Plano de negócio estruturado

O empreendedor conta com a experiência do franqueador para orientá-lo na administração do negócio. Entretanto, há sempre a necessidade de validar e atualizar os valores de acordo com o mercado em que você deseja atuar.

Planejamento dos gastos de instalação do negócio

A franquia de negócios leva em consideração um modelo pré-existente para fins de padronização dos produtos e serviços. Dessa forma, o franqueador pode ter como base comparativa os custos da unidade matriz e realizar o planejamento de gastos da nova unidade sem comprometer o orçamento.

Estratégias de marketing definidas

A franquia já possui o seu plano de marketing previamente definido, trazendo segurança para o franqueado que está ingressando. Ademais, o empresário tem mais tempo para se dedicar ao negócio, já que a divulgação fica por conta do franqueador.

Invista em uma franquia do futuro

Estamos em uma era onde tudo é digital. Os negócios fluem rapidamente e tudo acontece em um ritmo acelerado. Por isso, é fundamental investir em uma franquia que acompanhe esse avanço.

Já pensou em um negócio assim? Ele existe: conheça o modelo de franquia Omie e entenda como é possível decolar no universo da tecnologia com tranquilidade e rentabilidade.

Aproveite as facilidades que só a maior rede de franquias do mercado de ERP para PMEs da América Latina pode proporcionar a você, com retorno tranquilo, pois somos uma franquia comercial de tecnologia que atende qualquer porte e tamanho de empresa, em todos os segmentos.

Conheça nossos modelos de franquia Omie!

Franquia padrão

  • Faturamento médio anual R$ 1 mi;
  • Retorno de investimento até 18 meses;
  • Ponto de equilíbrio em 10 meses;
  • Inteligência de KPIs para mensurar resultados;
  • Lucratividade média de 30%;
  • Isento de royalties;
  • Marketing exclusivo para eventos e materiais de apoio;
  • Área dedicada ao sucesso do contador e cliente.

Microfranquia:‍

  • Faturamento médio anual R$ 100 mil;
  • Retorno de investimento em até 6 meses;
  • Ponto de equilíbrio em 3 meses;
  • Inteligência de KPIs para mensurar resultados;
  • Lucratividade média de 20%;
  • Isento de royalties;
  • Marketing exclusivo para eventos e materiais de apoio;
  • Área dedicada ao sucesso do contador e cliente.

Além disso, nossos modelos de franquia apresentam benefícios vantajosos para você: ‍

  • Não cobramos royalties;
  • Você pode ter seu próprio time;
  • Não é necessário conhecimento na área de tecnologia;
  • Funciona perfeitamente em todos os segmentos.

Pronto para fazer parte do nosso time de franqueados e entrar para o setor que está em constante evolução no Brasil? Então, entre em contato com nossos consultores e conheça as nossas soluções!

6239f2808a9bd4845f795432 CTA Banner 3 opt2 v2 5
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.