Gerenciador financeiro: O que é, como funciona e benefícios

Vale a pena investir em um gerenciador financeiro? Descubra entendendo como ele funciona e como pode organizar as finanças!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O gerenciador financeiro atua como um guia, apontando áreas de atenção nos momentos certos, permitindo a adoção de medidas estratégicas. 

No entanto, a eficácia dessa ferramenta depende do seu correto uso, exigindo que você o alimente com as informações necessárias para garantir a organização financeira.

A gestão financeira desempenha um papel central no crescimento saudável de qualquer negócio. 

Nesse cenário, o gerenciador financeiro surge como uma ferramenta vital para a organização, monitoramento e otimização dos recursos financeiros. Saiba tudo sobre o tema neste conteúdo!

O que é um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro é um software projetado para auxiliar na gestão e controle das finanças pessoais ou empresariais, oferecendo funcionalidades que permitem registrar, categorizar e analisar transações financeiras.

Além disso, também fornece relatórios e insights sobre a situação econômica, sendo possível administrar todas as atividades, além de acompanhar o fluxo de caixa de qualquer lugar.

Essa ferramenta pode abranger diversas áreas financeiras, como controle de despesas, receitas, investimentos, orçamento, entre outros.

Dessa forma, facilita um controle de gastos efetivo, e ainda ajuda a identificar as áreas que mais demandam a sua atenção, o que facilita sua tomada de decisão.

O que faz um gerenciador financeiro? 

Orçamentos, estoques, pedidos de alteração, controle de ponto, faturamento, lucratividade e relatórios para iniciativas comerciais são alguns dos elementos que fazem parte do gerenciador financeiro, um sistema completo.

Esse software descomplica todo o fluxo de caixa da empresa, ajuda no controle dos gastos e faz análise de contas a pagar e receber, além de oferecer muito mais segurança para os negócios, otimizando o tempo dos processos. 

Ah, e ele funciona de qualquer lugar, já que é um sistema em nuvem e possibilita seu acesso em tempo real.

Agora, confira algumas das principais funções do gerenciador financeiro:

  • Registro de transações: Permite registrar despesas, receitas, transferências e investimentos;
  • Categorização: Classifica automaticamente ou permite a categorização manual das transações;
  • Controle de despesas: Monitora e analisa os gastos, proporcionando uma visão clara das despesas mensais e permitindo identificar áreas para economia;
  • Gestão de receitas: Cadastre e organize as fontes de renda, possibilitando o acompanhamento do fluxo de caixa;
  • Orçamento: Facilita a criação e acompanhamento de orçamentos, ajudando a estabelecer metas financeiras realistas;
  • Relatórios financeiros: Gera relatórios detalhados sobre a situação financeira, oferecendo insights sobre padrões de gastos e receitas;
  • Monitoramento de investimentos: Permite o acompanhamento de investimentos, exibindo o desempenho e o valor atualizado das carteiras;
  • Integração bancária: Conecte-se a contas bancárias, cartões de crédito e outras fontes financeiras;
  • Segurança e privacidade: Prioriza a segurança dos dados financeiros, muitas vezes utilizando criptografia;
  • Planejamento: Ajuda na elaboração de planos financeiros de curto, médio e longo prazo, considerando objetivos e aspirações individuais.

Quais são os erros que o gerenciador financeiro pode evitar?  

Realizar um bom controle financeiro é apoiar o sucesso da empresa. Afinal, sem a organização financeira, é impossível manter um negócio em pleno funcionamento.

Entretanto, é comum que existam alguns erros no controle das contas que podem ser evitados com o apoio da tecnologia, através de um gerenciador financeiro. Veja quais são:

  • Não separar a conta bancária pessoal e empresarial;
  • Retirar o dinheiro do caixa sem registrar a operação;
  • Fazer o pagamento dos fornecedores sem registrar;
  • Não definir o pró-labore e retirar dinheiro da empresa sem contabilizar;
  • Desconhecer as despesas e as receitas do negócio;
  • Não entender sobre os termos e conceitos empresariais;
  • Não acompanhar métricas ou indicadores de desempenho financeiros;
  • Deixar de avaliar, por meio de cálculos exatos, se a empresa está gerando lucros ou dando prejuízo.

Usar uma ferramenta para eliminar esses problemas ajuda seu negócio a ser mais lucrativo e crescer de forma saudável.

Como acessar o gerenciador financeiro?

O acesso ao gerenciador financeiro pode variar dependendo do tipo de serviço ou software que você está utilizando. Abaixo, listamos algumas maneiras comuns de acessar um gerenciador financeiro:

Aplicativos móveis

Se você estiver usando um aplicativo móvel, baixe-o na loja de aplicativos correspondente ao seu dispositivo (App Store para dispositivos iOS e Google Play para dispositivos Android). Após a instalação, abra o aplicativo e faça login com suas credenciais de acesso.

Navegador Web

Abra o navegador de sua escolha (como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.).

Insira a URL fornecida pelo serviço ou empresa do gerenciador financeiro na barra de endereços. Faça login na plataforma usando suas credenciais.

Software para computador

Se você estiver usando um software instalado no computador, abra o aplicativo no ícone na área de trabalho ou no menu de programas. Insira suas informações de login no prompt de login.

Integração bancária

Alguns administradores financeiros permitem a integração direta com contas bancárias. Nesse caso, acesse o site ou aplicativo do serviço, conecte-se à sua conta bancária e autorize a integração.

Aplicativos de terceiros

Em alguns casos, você pode usar aplicativos de terceiros que agregam informações financeiras de diversas fontes. Nesse caso, baixe o aplicativo, conecte suas contas e autorize o acesso.

Lembre-se sempre de usar credenciais seguras e manter seu acesso protegido. Se pela primeira vez você estiver utilizando um gerenciador financeiro, pode ser necessário criar uma conta antes de acessar as funcionalidades completas do serviço.

Quais os benefícios do gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro empresarial traz diversos benefícios para um negócio, sendo um excelente auxiliar no gerenciamento de pagamentos e no controle para evitar possíveis dívidas.

A categorização e a exibição de gráficos também são outras funções desse sistema financeiro. Acompanhe os tópicos a seguir e decida se ele pode fazer a diferença dentro da sua empresa.

Segurança

A perda de dados importantes, como os financeiros, é o pior pesadelo de um gestor. Por isso, ao contrário das planilhas e blocos de notas convencionais, o gerenciador financeiro é um programa ideal para fazer o backup das suas finanças.

Assim, você consegue armazenar todas as informações importantes sem correr o risco de perdê-las, podendo, ainda, arquivá-las em uma “sala” confidencial e tornar esses dados criptografados.

Ademais, um gerenciador oferece mais proteção contra falhas humanas, que podem ocorrer durante ações manuais de rotina. Dessa forma, a modernização da sua gestão financeira é automatizada e os funcionários se tornam mais produtivos.

Mobilidade e acessibilidade

Além da segurança de armazenamento, a mobilidade e o fácil acesso às informações são outra vantagem do gerenciador financeiro. 

Com um sinal de internet, o controle das contas a pagar, por exemplo, pode estar disponível onde você quiser — tablet, notebook ou smartphone.

A personalização do software com os produtos, gastos fixos e variáveis, também pode entrar no gerenciador financeiro. Além da otimização e agilidade no processo, com esse sistema de gestão, você consegue criar modalidades de gastos e organizar as despesas.

Planejamento das finanças

Quando você tem um relatório pronto e atualizado, fica mais fácil elaborar um planejamento financeiro de curto a longo prazo, não é mesmo?

Mesmo que seja para avaliar se as ações planejadas estão dando resultados ou para começar a criar um plano de ações, ter um gerenciador financeiro online atende a esses requisitos.

Essa ferramenta administrativa facilita o controle financeiro, que possibilita que você, empresário ou contador, elabore um planejamento efetivo e consciente.

Portanto, um gerenciador financeiro auxilia na tomada de decisões, ao entregar dados valiosos que ajudam na construção de melhores análises e planejamento estratégico.

Como escolher o melhor app de gestão financeira?

O melhor aplicativo de controle financeiro vai depender das suas necessidades. O primeiro passo é compreender o que você precisa. Depois, é preciso avaliar alguns pontos antes de fazer a escolha propriamente dita. São eles:

  • Segurança: verifique se o aplicativo adota criptografia de dados e autenticação de dois fatores, para proteger suas informações financeiras sensíveis;
  • Facilidade de uso: a interface do aplicativo deve ser intuitiva e fácil de usar. Um aplicativo complicado dificulta o gerenciamento financeiro do seu negócio;
  • Avaliações e opiniões: leia avaliações de outros usuários para obter uma ideia das experiências das pessoas com o aplicativo. Isso pode fornecer informações valiosas sobre possíveis problemas ou benefícios do aplicativo;
  • Custo: considere o custo em relação aos recursos oferecidos e veja se vale a pena para suas necessidades;
  • Suporte ao cliente e implementação: verifique o atendimento e também entenda como funciona a implementação, para que seu time usufrua da ferramenta o melhor possível já desde o início;
  • Atualizações e desenvolvimento contínuo: certifique-se de que o aplicativo está sendo atualizado e se a empresa por trás dele está comprometida em melhorar e desenvolver a plataforma, sempre com foco nas necessidades dos clientes.

Saiba mais sobre controle financeiro

Garantir um bom controle financeiro na empresa não é algo tão simples, mas pode ser facilitado com o uso das ferramentas certas. 

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre essa temática, veja nas perguntas e respostas abaixo como resolver as principais questões relacionadas à gestão financeira para empresas:

Qual o melhor sistema de controle financeiro?

O sistema de controle financeiro mais adequado para empresas depende do tamanho, setor e necessidades específicas da empresa. 

Muitas empresas optam por utilizar sistemas integrados de software de gestão empresarial (sistema ERP), que oferecem módulos financeiros para gerenciar contabilidade, faturamento, compras, estoque e muito mais. 

Ou seja, são muitas as funcionalidades do ERP online. Para escolher o sistema ideal, é indispensável realizar uma análise detalhada das necessidades da empresa, avaliar a facilidade de integração com outras plataformas e verificar a capacidade de geração de relatórios e análises financeiras. 

Qual o melhor programa de controle financeiro pessoal grátis?

O melhor programa de controle financeiro depende das suas necessidades. Entretanto, é importante que você consiga fazer um teste grátis naqueles que você mais se identificou, para comparar sua expectativa com a real experiência de uso que ele entrega.

Como elaborar um controle financeiro?

Para elaborar um controle financeiro eficiente, comece pela criação de um orçamento detalhado, listando todas as receitas e despesas. 

Utilize categorias claras para classificar os gastos. Registre também todas as transações financeiras de forma consistente, seja manualmente ou com ajuda de aplicativos. 

Periodicamente, analise seus registros para identificar tendências, controlar variações e ajustar seu plano financeiro conforme necessário. 

E não se esqueça de acompanhar regularmente seus resultados, comparando-os com suas metas financeiras. Assim, é possível tomar decisões com base em dados e manter sempre a saúde financeira da sua empresa.

Conte com o software da Omie para a gestão da sua empresa! 

Viu como essa ferramenta pode ajudar você a ter um gerenciamento financeiro muito mais fácil e organizado dentro do seu negócio? 

Com o sistema de gestão Omie, que é fácil de usar e simples de implementar, você tem toda a facilidade para cuidar do financeiro da sua empresa.

Esse é um sistema de gestão completo, que te apoia nos diversos setores, garantindo que sua operação seja cada vez mais inteligente e que você, gestor, consiga tomar mais decisões baseadas em dados.

Por isso, vale a pena experienciar um gerenciador financeiro completo e eficaz como o nosso. Comece hoje mesmo e mude a realidade da sua gestão. O futuro é agora!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como prevenir lavagem de dinheiro
Proteja sua empresa da lavagem de dinheiro! Veja estratégias de prevenção à lavagem de dinheiro e como impulsionar a segurança
mulher em seu notebook calculando as despesas operacionais
Descubra como ter bom controle financeiro, tipos de despesas operacionais, como calculá-las e organizá-las
Salário Mínimo: nota de cem reais e moedas de 1 real
Entenda como funciona a lógica por trás do reajuste do salário mínimo, o valor para 2024 e de quanto foi