Dia do contador: o que mudou em 71 anos de profissão?

Navegação Rápida
Navegação Rápida

No dia 22 de setembro comemora-se o dia do Bacharel em Ciências Contábeis, o contador. Porém,
em 2016, essa data ganha um peso diferente advindo da nova realidade que a contabilidade enfrenta no Brasil e no mundo.

Claro que não é de hoje que o mercado e os profissionais de contabilidade enfrentam mudanças. Assim como todas as áreas, a renovação acompanha seu desenvolvimento, mas nos últimos tempos a crescente tecnologia focada na área contábil impôs mudanças radicais e significativas no cenário.

São 71 anos de história desde a fundação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e hoje não só o papel do contador, como também o próprio mercado mudou muito.

Atualmente, ferramentas como os ERPs, os softwares de emissão e gestão de documentos eletrônicos, e os próprios documentos, agora todos digitais, representaram mudanças e reciclagens que esse profissional teve de realizar. A tecnologia se aproxima muito da profissão, muito mais do que as complexas planilhas de Excel jamais representaram.

É preciso atuar em conjunto com a tecnologia. Cada vez mais, a adoção de uma tecnologia moderna e eficiente vem se tornando o diferencial da empresa de serviços contábeis, porém durante o processo de análise contábil, a máquina, a tecnologia, sempre será um facilitador. A inteligência humana, aquela conquistada na formação e
experiência desses profissionais, é o que guiará as decisões e identificará os pontos vulneráveis de uma empresa.

A máquina é ótima em recolher dados. Ela é perfeita para armazenar, classificar e até mesmo filtrar dados, porém analisar, observar, e acima de tudo, decidir em cima dessas informações, ainda demanda inteligência humana e experiência de trabalho.

É por isso que aqui na Omiexperience, propusemos que o Omie seja um software ERP parceiro do contador. Ele pode facilitar o acesso e gestão dos dados, mas a verdadeira contabilidade carece do olhar crítico, analítico e treinado do profissional. É por isso que trabalhamos a ideia de contabilidade digital. As ferramentas são tecnológicas, mas o operador é humano.

Em nossa época atual, vemos mais uma mudança de posição e de paradigma do papel do contador no processo administrativo, mas ainda assim, talvez mais do que nunca, vemos sua importância e o que ele realmente significa para o processo. Por isso, feliz 22 de setembro, contador!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu