Evite o estoque negativo e ganhe em crescimento

Manter a gestão do estoque é fundamental para a organização e planejamento do negócio do seu cliente! Saiba como evitar estoque negativo com Omie.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Saldo negativo talvez seja um dos temas mais polêmicos quando falamos de gestão de estoque. Por definição, isso não deveria existir, afinal, você não pode vender ou consumir algo que não existe, certo?

Entretanto, em função do fluxo operacional de cada tipo de negócio, da falta de um processo bem definido ou até mesmo da falta de tempo, algumas empresas não registram as entradas no estoque conforme elas acontecem, seja através de notas de compra, concluindo ordens de produção ou qualquer outro tipo de entrada, e deixam para fazer isso no final do mês, ou até mesmo no mês subsequente.

É aí que está o erro! Ao adotar essa prática, é muito comum que o empresário esqueça de registrar alguma entrada, registrar em uma data errada ou qualquer outro tipo de confusão. Dessa forma, a análise cronológica do estoque fica bastante prejudicada e potencialmente errada, o que pode causar alguns problemas sérios como superfaturamento e até o cancelamento indevido de notas fiscais. Imagine o tamanho dos transtornos até que tudo seja ajustado no seu cliente, né?

Portanto, fica clara a importância de todas movimentações de entradas e saídas de estoque precisarem fazer sentido cronologicamente, ou seja, de acordo com a linha do tempo em que aconteceram.

Por exemplo, se a empresa possui um saldo de estoque positivo no dia 10, não pode existir uma saída no dia 08, certo? Isso, além de dificultar a análise e a gestão do estoque, pode trazer um grande risco para o fechamento fiscal e contábil da empresa. Você como contador, sabe que demonstrar nas obrigações fiscais um saldo negativo de estoque, dentro do SPED ou Sintegra, por exemplo, com certeza vai trazer muita dor de cabeça entre seu cliente e o Fisco.

Por isso, para te ajudar a gerenciar o estoque das empresas corretamente e garantir as obrigações fiscais em dia, o Omie disponibilizou uma funcionalidade que vai impedir que o saldo de estoque fique negativo! Acompanhe a habilitação deste recurso no seu Painel do Contador, dentro do sistema do cliente:

Acesse o Painel do Contador > 4. Integração Fiscal e SPED > SPED EFD > “Não permitir Saldo Negativo”

600591f973f7137f7434b0c3 image

E pronto! Ao habilitar essa opção, caso algum usuário tente registrar uma saída do estoque ou cancelar alguma entrada, o Omie vai fazer uma validação completa para assegurar que o saldo deste produto não vai ficar negativo. Se sim, o sistema bloqueia a movimentação e impede a conclusão da operação.

Com isso, você tem a tranquilidade que as entradas e saídas no estoque farão sentido, principalmente do ponto de vista cronológico, proporcionando uma boa gestão de estoque e, por consequência, entregas fiscais mais seguras e com a integridade necessária que seu cliente precisa.

E fique tranquilo, caso seja necessário realizar um lançamento de estoque retroativo, sem problemas! Essa é uma operação permitida e será aceita pelo sistema desde que não negative o estoque em nenhum momento. Legal, né?

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida