Fim da NF-e gratuita: risco ou oportunidade?

NF-e gratuita: Entenda a atualização da secretaria da fazenda e o que muda para sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Nas últimas semanas, a Secretaria da Fazenda divulgou a informação de que irá descontinuar seu emissor de nota fiscal eletrônica gratuito em janeiro de 2017. Desde já, a versão atual deixa de receber atualizações e não haverá uma versão substituta. Isso é uma notícia que demanda total atenção, principalmente por parte dos contadores.

Sem as atualizações constantes que as notas recebem da legislação brasileira, o risco de uma emissão errada é alto e, o pior, passível de multa. Esse cenário ainda conta com um agravante. Muitas empresas possuem suas rotinas e inclusive seus ERPs prontos para atender a esse modelo de emissão de NF-e gratuita. Essa mudança afeta diretamente toda a cadeia de informação fiscal e administrativa da empresa.

Entenda a mudança do emissor de NF-e gratuito

A emissão de NF-e gratuita era fornecida através da Sefaz desde 2006. Seu objetivo sempre foi gerar um melhor controle sobre o recolhimento de impostos e, inclusive, de defesa do consumidor, proporcionando um controle claro das transações comerciais realizadas. A alteração vem baseada em um levantamento realizado pela Sefaz que aponta que o total de NF-e ‘s  geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2% do total das empresas registradas para emissão. Ou seja, a ferramenta gratuita não se justifica.

Esses números só comprovam que essa é uma tendência nacional e empresarial, e não uma decisão arbitrária. A alteração segue o mercado, e não o contrário. Isso faz toda a diferença. Mas porque será que os empresários e contadores escolheriam ferramentas pagas? A resposta é mais simples do que se imagina, e tem a ver com a cadeia de informação administrativa da empresa.

Como se adaptar ao novo modelo de emissão de NF-e

Basicamente toda empresa já conta com um ERP, e ferramentas como Omie, ERP desenvolvido pela Omiexperience, foram feitos para atuar do início ao fim dentro da gestão empresarial e fiscal da empresa. As informações são imputadas no começo do processo, como dados de fornecedor, clientes, estoque, e passam pelo processo de vendas e baixas, e chegam até a emissão fiscal demandada pelo governo.

No final de contas, se mantém uma única linha de dados, garantindo confiabilidade da informação, controle fiscal e gerência, tudo em uma única ferramenta. A perda de informação é evitada, e com ela a perda de tempo, dinheiro e do risco de multas por erros fiscais.

Conheça as vantagens em obter um ERP de gestão financeira

As empresas que ainda não utilizam ferramentas tecnológicas terão alguns meses para se adaptar. Quanto antes isso for feito, menos dores de cabeça, pois não se perderá com tempo de adaptação, além de garantir que as atualizações, que foram lançadas nesse meio tempo, não tenham que ser adicionadas manualmente às suas notas, já que a descontinuidade de atualizações é imediata.

Investir em um sistema ERP de gestão financeira não é apenas uma tendência, é uma solução para o panorama moderno da gerência empresarial do nosso tempo. Ter uma ferramenta unificada faz todo o sentido financeiro e prático. É bom estar sempre um passo à frente e garantir que sua empresa não se perca em meio às mudanças impostas pelo governo.

Isso comprova a diferença que esse tipo de sistema faz, tanto na vida do empresário, quanto na vida do contador. Segurança para a sua empresa não tem preço, e a automatização tecnológica está ao seu alcance. Basta deixar de olhar a situação como problema e passar a vê-la como oportunidade.

Sobre o sistema Omie

Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de NF-e e boletos, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo Lombardo, sócio-fundador, idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
gestão de inadimplência
Automatizar o processo de cobrança ajuda a reduzir a inadimplência e evitar negativações
Entenda a função e a importância do balancete para a gestão financeira de um negócio e saiba como a tecnologia