Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica

Se confundiu com a numeração das notas fiscais e precisa inutilizar algumas? Faça isso em um click :-)
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Pra começar esse post preciso reconhecer meu fracasso absoluto em encontrar ou criar uma imagem que representasse o processo de inutilização de uma nota fiscal, então apelei mesmo e coloquei apenas a definição da palavra segundo o dicionário……rs rs rs rs.

Agora falando sério: a legislação que regulamenta as normas e diretrizes para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) determina que não pode haver nenhum “buraco” na sequência da numeração das notas. Ou seja, você não pode emitir a nota 10 e depois a nota 12. O Governo quer saber o que houve com a nota 11 (por exemplo, claro).

Esse tipo de erro é comum principalmente na migração de sistemas, quando você precisa indicar para o novo sistema em qual número de nota ele deve começar. Caso tenha ocorrido algum “buraco” a legislação prevê um mecanismo para que a situação seja regularizada: a inutilização de um número ou uma faixa de números de notas. Ao fazer isso você está explicando para o Governo que houve um erro no controle da sua numeração e que esses números de notas não serão mais utilizados. Apesar do nome ser complicado é só isso mesmo.

Agora você pode fazer isso no Omie acessando o “Painel de NF-e” e acionando a opção “Inutilizar NF-e”

sistema de gestao para emissao nfe

Informe a numeração inicial e final que deve ser inutilizada

como emitir nota fiscal eletronica

E pronto! O Omie vai fazer toda a comunicação com a SEFAZ inutilizando a numeração informada, e trazendo de volta o número de protocolo de cada inutilização, que pode ser consultado no próprio painel. E o mais legal: isso também é enviado automaticamente para seu contador no começo do mês seguinte.

sistema nota fiscal eletronica

Fácil assim, como tudo o que fazemos por aqui.

Para saber mais informações sobre um sistema gestão para emitir nota fiscal de serviço e nota fiscal eletrônica, acesse nosso site.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações