Recentemente, a Omiexperience, empresa desenvolvedora do
Omie, o primeiro e único ERP parceiro do contador, realizou uma pesquisa que
visa revelar ao mercado contábil o que os clientes esperam de seus contadores.
Os dados mostram quais aspectos fazem a diferença na contratação de um
escritório de contabilidade, além de analisar o mercado atual e ajudar o
contador a tomar melhores decisões profissionais.
A iniciativa criada pela Omiexperience vem trazer uma
compreensão profunda entre as visões envolvidas, tanto das PMEs, quando dos
contadores. Foram 542 empresas entrevistadas, sendo que 119 são contadores e
423 são clientes de escritórios de contabilidade. Cerca de 44% das empresas
entrevistadas possui menos de cinco funcionários e 46% delas tem um faturamento
anual entre R$ 360 mil e R$ 3.6 milhões. “Nosso intuito é melhorar o
relacionamento entre a classe contábil e seus clientes, proporcionando um
crescimento em ambos os lados”, afirma Marcelo Lombardo, CEO da
Omiexperience.
A pesquisa é pautada por diversos pontos, sendo que um dos
mais importantes é o da comparação entre o que o cliente busca em um contador e
o que o contador pensa que o cliente busca. Ao contrário do que muitos pensam,
a simples indicação de um amigo ou conhecido vem perdendo peso. Ela é
necessária, principalmente para o cliente chegar ao contador, porém não é mais
o ponto determinante da sua escolha.
Por outro lado, o uso de tecnologia assumiu um papel
predominante na decisão do cliente. Quanto mais informatizado o escritório,
melhor na visão do cliente. Outro dado relevante é que o cliente, cada vez
menos se importa em manter uma relação pessoal com o contador, o que abre a
chance deste se tornar mais eletrônico, enxuto e integrado.
Nesse sentido, a tecnologia tem sido um ponto central para o
contador e seus negócios. Sem seu uso intensivo, seria impossível para o
contador conseguir entregar as obrigações de seus clientes em tempo hábil e com
custo admissível. Apesar dessa mudança de paradigma, a pesquisa revela que o
contador ainda falha em passar essa percepção de adoção intensa de tecnologia
ao seu cliente.
Além disso, há dados sobre especialização do contador,
satisfação, busca por serviços adicionais, comunicação, e por fim, os
principais motivos que fazem um cliente trocar de contador. “Elaboramos a
pesquisa para que ela fosse um guia para os contadores, dando a eles uma chance
de conhecer mais seu mercado”, afirma Lombardo.
Muitos contadores pensam que um dos principais motivos para
seus clientes os deixarem são os valores dos honorários, porém a pesquisa
mostra que um papel proativo do contador é mais levado em conta do que o preço
nessa decisão. O porte da empresa contábil também pouco importa para o cliente,
o que abre oportunidades para todos.