Pagar menos juros é possível! Saiba como reduzir o custo da sua empresa

Como organizar suas finanças corporativas e fugir dos juros provenientes de empréstimos online não planejados ou atrasos em pagamentos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O fluxo de caixa é um dos principais sinais vitais de uma empresa — caso ele não esteja em perfeito estado de organização, toda a sua estrutura corporativa pode desmoronar. O controle do orçamento da PME é fator determinante para o seu sucesso, especialmente em suas fases iniciais (ou seja, companhias que acabaram de ser fundadas). Assim, o descontrole financeiro pode levar o empreendedor a atrasar o pagamento de contas e tomar atitudes desesperadas, resultando nos temidos e perigosos juros.

Evitando o pagamento de multas por atraso, é possível reduzir o custo geral para que o sua empresa continue de pé, o que abre oportunidade para maiores taxas de lucro e para novos investimentos. Com as finanças devidamente organizadas, você consegue contratar empréstimos online e recorrer a serviços de antecipação de recebíveis de forma planejada, de preferência com a orientação do seu contador de confiança.

A saúde financeira de seu empreendimento

É preciso, antes de tudo, entender o valor estratégico de um fluxo de caixa devidamente organizado. Sabendo exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo da sua empresa, fica mais fácil saber quando você terá disponibilidade para pagar contas e antecipar a quitação de débitos, diminuindo assim a necessidade de contratar empréstimos online emergenciais, recorrer a contratos de antecipação de recebíveis sem um planejamento prévio junto ao seu contador ou arcar com juros por atrasos em pagamentos.

Vale lembrar ainda que muitos fornecedores oferecem descontos para pagamentos antecipados, uma prática que se torna possível a partir do momento em que você passa a ter um fluxo de caixa organizado e mais previsível. Além disso, entender suas receitas e despesas ajuda a entender quais áreas estão gerando gastos excessivos, tal como oportunidades de investimento que possam agregar mais valor ao empreendimento no futuro.

Novamente, devemos sempre enxergar o fluxo de caixa de uma empresa como o principal sinal vital de sua saúde financeira — se algo existe de errado nele, então é necessário adotar as devidas medidas para contornar a situação e tornar seu negócio mais saudável. A forma mais fácil de fazer isso é investindo em uma solução tecnológica que facilite a gestão financeira, automatizando os processos e auxilie a entender que pontos precisam ser trabalhados, como a gestão da inadimplência, por exemplo.

Adeus, desorganização!

Nesse quesito, algo muito útil é contar com um ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecido como software ou sistema de gestão empresarial. Trata-se de uma ferramenta que visa integrar todos os dados corporativos e facilitar o gerenciamento de suas informações em uma única interface. Antigamente, esses softwares eram instalados localmente nos computadores de quem iria utilizá-los; hoje, o ideal é que o sistema seja hospedado na nuvem (cloud computing), podendo ser acessados por qualquer dispositivos, em qualquer lugar e com total segurança.

Com a ajuda de um ERP, fica mais simples fazer a organização das contas a pagar e a receber, tal como integrar o extrato de todos os bancos com os quais a sua companhia trabalha e ratear os custos operacionais por departamentos. Graças à possibilidade de integrá-lo ao sistema contábil de seu contador, é eliminada a necessidade de fazer a troca manual de documentos todo mês, economizando tempo e dinheiro nesse processo.

Por fim, você passa a ter uma visão ampla e detalhada do fluxo de caixa de seu empreendimento, tendo maior controle do que entra e do que sai. Com isso, evita gastar dinheiro com juros por atrasos em pagamentos, podendo planejar melhor como fará a expansão de seu negócio.

Contrate antecipação de recebíveis dentro do ERP

Ok, você entendeu a importância de elevar a maturidade da gestão da sua PME para reduzir seu custo financeiro gerenciando o fluxo de caixa, fazendo melhores compras, evitando multas, gerindo a inadimplência e escolhendo melhor os investimentos e seus juros. Agora, saiba que além do ERP ser um grande aliado da sua organização para fazer isso tudo, ele também pode trazer praticidade para a realização de antecipação de recebíveis.

A Omie, empresa especializada em oferecer soluções de gestão empresarial que facilitem a vida de empreendedores, inovou mais uma vez! Agora, é possível fazer a antecipação de recebíveis dentro do ERP, sem idas ao banco, sem filas e sem burocracia.

Com a “casa em ordem” e o apoio do seu contador de confiança, conseguir capital para quitar dívidas ou fazer novos investimentos ficou ainda mais fácil. O empréstimo deixa de ser vilão e passa a ser uma excelente estratégia!

Além de ser um software simples de usar, o sistema da Omie tem uma série de funcionalidades que visam organizar a saúde financeira de seu negócio e pode ser integrado com aplicativos externos que aumentam ainda mais a utilidade da plataforma. Vale a pena conhecer!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado