5 cursos gratuitos de gestão de finanças para empresas

Cursos online e com certificado, capacitação da Omie.Academy visa contribuir com crescimento e desenvolvimento dos negócios
Navegação Rápida
Navegação Rápida

São Paulo, maio de 2022 – A gestão financeira de uma empresa pode ser um desafio para qualquer empreendedor. Um estudo do Sebrae mostra que quase 30% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade no Brasil. Segundo os pesquisadores, um dos principais motivos é a falta de planejamento e gestão financeira.

A educação financeira vai muito além de cálculos matemáticos ou entendimentos contábeis específicos, mas envolve conhecimento e estratégias, muitas vezes que envolvem diversas áreas da empresa para desenvolver um plano financeiro assertivo. Por isso, para quem busca capacitação profissional para organizar e potencializar as finanças de sua empresa, a Omie.Academy, pilar educacional da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, separou cinco cursos gratuitos, online e com certificação que podem ajudar nessa jornada.

“Após a pandemia, o cenário ficou ainda mais desafiador. Os cuidados com as finanças precisam ser redobrados, até mesmo quando se trata de questões mais básicas. A capacitação permite que os profissionais se atualizem e aprendam estratégias novas que podem impactar positivamente os negócios”, comenta Kaleu Florio, coordenador Pedagógico da Omie.Academy.

Confira os cursos abaixo:

Meios de Pagamento – O que Não te Contaram – O curso visa transformar a forma como o empreendedor recebe e paga suas compras, instruindo-os a ter uma visão estratégica do mercado e utilizar isso em seu favor. Entender se o dinheiro em espécie realmente é a forma mais barata de receber, conhecer a evolução dos meios de pagamento e o avanço da tecnologia, além de identificar qual o formato ideal para seu negócio. Nesse curso com 20 horas de carga horária, Edson Santos, especialista em formas de pagamento, sócio fundador da CO.LINK Business, autor do livro: “Do Escambo à Inclusão Financeira – A Evolução dos Meios-de-Pagamento” e coautor do livro “Payments 4.0 – Uma visão das forças que estão transformando o mercado brasileiro”, desvenda tudo aquilo que não contaram sobre formas de pagamento.

Os próximos cursos fazem parte de uma trilha de planejamento financeiro, sendo Finanças pessoais, Gestão Financeira, Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa e Planejamento Estratégico para PMEs do Futuro. Cada capacitação possui 20 horas, totalizando 80 horas, mas os cursos são livres e os certificados individuais – é possível fazer toda a trilha ou escolher qual atende as necessidades do momento.

Finanças Pessoais: A saúde das nossas finanças pessoais é fundamental para tranquilidade e felicidade. A razão é simples, mesmo que dinheiro não gere felicidade, sua falta pode trazer tristeza. Neste curso, Matheus Machado, mostra que para gerenciar nossas finanças pessoais é preciso primeiro entender nosso comportamento perante o dinheiro, para então realizar investimentos e aprimorar a gestão financeira da sua empresa.

Gestão Financeira: O quanto estamos envolvidos na área financeira de nossa empresa? Seja qual for a resposta, o empreendedor precisa estar sempre de mãos dadas com seu setor financeiro. Com o curso, será possível aprender ferramentas de coleta de dados, organização de informações e análise de números, tudo isso de uma forma simples e prática. Maurício Galhardo (sócio da FFcube) ensina como olhar para o cofre da empresa e como os números podem guiar as tomadas de decisão.

Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa: Por meio desse curso, Roberto Dias Duarte (conhecido como RDD) apresenta uma nova realidade para a avaliação do desempenho de empresas, que se baseia na utilização de Inteligência Artificial. A partir dela, é possível determinar níveis de ações, desde a redução de custos até a mentoria dos clientes.

Planejamento Estratégico para PMEs do Futuro: Se você acha que Planejamento Estratégico é apenas para grandes empresas, este curso vai provar que isso vale para organizações de todos os tamanhos. Durante o curso, é possível compreender a importância de planejar as ações da empresa, em um contexto extremamente volátil e mutável.

Investindo em formação qualificada e gratuita

A Omie.Academy é voltada para apoiar profissionais, contadores e empreendedores nos seus negócios e tem como objetivo ajudar as PMEs a trilharem jornadas educacionais de sucesso, desenvolvendo novas habilidades por meio de conteúdo prático.

A plataforma oferece mais de 600 horas de cursos e treinamentos nas áreas de gestão, negócios, marketing, contabilidade, administração, finanças, comunicação e vendas. Todos os cursos são totalmente online e gratuitos, e os alunos recebem certificado após o término das aulas, que podem ser feitas de acordo com o ritmo de cada um. “Nosso objetivo é democratizar o acesso a conteúdos de qualidade e apoiar os empreendedores brasileiros por meio da capacitação”, ressalta Kaleu.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
imprensa 1
Dentre os anúncios, serão abordados temas ligados ao ERP Omie e empresas do seu ecossistema, como a holding OneFlow
imprensa 3
Plataforma de gestão empresarial (ERP) na nuvem líder no Brasil anuncia abertura de 300 vagas para início imediato com possibilidade
imprensa 4
Empresa visa oferecer conhecimento para quem busca oportunidades no segmento, por meio de webinars com especialistas sobre tendências do mercado