5 cursos gratuitos de gestão de finanças para empresas

Cursos online e com certificado, capacitação da Omie.Academy visa contribuir com crescimento e desenvolvimento dos negócios
Navegação Rápida
Navegação Rápida

São Paulo, maio de 2022 – A gestão financeira de uma empresa pode ser um desafio para qualquer empreendedor. Um estudo do Sebrae mostra que quase 30% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade no Brasil. Segundo os pesquisadores, um dos principais motivos é a falta de planejamento e gestão financeira.

A educação financeira vai muito além de cálculos matemáticos ou entendimentos contábeis específicos, mas envolve conhecimento e estratégias, muitas vezes que envolvem diversas áreas da empresa para desenvolver um plano financeiro assertivo. Por isso, para quem busca capacitação profissional para organizar e potencializar as finanças de sua empresa, a Omie.Academy, pilar educacional da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, separou cinco cursos gratuitos, online e com certificação que podem ajudar nessa jornada.

“Após a pandemia, o cenário ficou ainda mais desafiador. Os cuidados com as finanças precisam ser redobrados, até mesmo quando se trata de questões mais básicas. A capacitação permite que os profissionais se atualizem e aprendam estratégias novas que podem impactar positivamente os negócios”, comenta Kaleu Florio, coordenador Pedagógico da Omie.Academy.

Confira os cursos abaixo:

Meios de Pagamento – O que Não te Contaram – O curso visa transformar a forma como o empreendedor recebe e paga suas compras, instruindo-os a ter uma visão estratégica do mercado e utilizar isso em seu favor. Entender se o dinheiro em espécie realmente é a forma mais barata de receber, conhecer a evolução dos meios de pagamento e o avanço da tecnologia, além de identificar qual o formato ideal para seu negócio. Nesse curso com 20 horas de carga horária, Edson Santos, especialista em formas de pagamento, sócio fundador da CO.LINK Business, autor do livro: “Do Escambo à Inclusão Financeira – A Evolução dos Meios-de-Pagamento” e coautor do livro “Payments 4.0 – Uma visão das forças que estão transformando o mercado brasileiro”, desvenda tudo aquilo que não contaram sobre formas de pagamento.

Os próximos cursos fazem parte de uma trilha de planejamento financeiro, sendo Finanças pessoais, Gestão Financeira, Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa e Planejamento Estratégico para PMEs do Futuro. Cada capacitação possui 20 horas, totalizando 80 horas, mas os cursos são livres e os certificados individuais – é possível fazer toda a trilha ou escolher qual atende as necessidades do momento.

Finanças Pessoais: A saúde das nossas finanças pessoais é fundamental para tranquilidade e felicidade. A razão é simples, mesmo que dinheiro não gere felicidade, sua falta pode trazer tristeza. Neste curso, Matheus Machado, mostra que para gerenciar nossas finanças pessoais é preciso primeiro entender nosso comportamento perante o dinheiro, para então realizar investimentos e aprimorar a gestão financeira da sua empresa.

Gestão Financeira: O quanto estamos envolvidos na área financeira de nossa empresa? Seja qual for a resposta, o empreendedor precisa estar sempre de mãos dadas com seu setor financeiro. Com o curso, será possível aprender ferramentas de coleta de dados, organização de informações e análise de números, tudo isso de uma forma simples e prática. Maurício Galhardo (sócio da FFcube) ensina como olhar para o cofre da empresa e como os números podem guiar as tomadas de decisão.

Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa: Por meio desse curso, Roberto Dias Duarte (conhecido como RDD) apresenta uma nova realidade para a avaliação do desempenho de empresas, que se baseia na utilização de Inteligência Artificial. A partir dela, é possível determinar níveis de ações, desde a redução de custos até a mentoria dos clientes.

Planejamento Estratégico para PMEs do Futuro: Se você acha que Planejamento Estratégico é apenas para grandes empresas, este curso vai provar que isso vale para organizações de todos os tamanhos. Durante o curso, é possível compreender a importância de planejar as ações da empresa, em um contexto extremamente volátil e mutável.

Investindo em formação qualificada e gratuita

A Omie.Academy é voltada para apoiar profissionais, contadores e empreendedores nos seus negócios e tem como objetivo ajudar as PMEs a trilharem jornadas educacionais de sucesso, desenvolvendo novas habilidades por meio de conteúdo prático.

A plataforma oferece mais de 600 horas de cursos e treinamentos nas áreas de gestão, negócios, marketing, contabilidade, administração, finanças, comunicação e vendas. Todos os cursos são totalmente online e gratuitos, e os alunos recebem certificado após o término das aulas, que podem ser feitas de acordo com o ritmo de cada um. “Nosso objetivo é democratizar o acesso a conteúdos de qualidade e apoiar os empreendedores brasileiros por meio da capacitação”, ressalta Kaleu.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Venha conferir os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas. Fique por dentro de tudo
imagem imprensa
Venha conferir os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas. Fique por dentro de tudo
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas