8 tendências do mercado de softwares de ERP para o 2º semestre

Tecnologias aprimoram sistemas, principalmente, com foco em experiência do cliente e integrando serviços financeiros
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Julho de 2022 – O mercado de ERP (sistema de gestão integrado) está em constante evolução. Surgem diversas tecnologias para aprimorar soluções e proporcionar uma experiência cada vez mais completa e integrada em gestão para as empresas. Essas melhorias são fundamentais, visto que o ERP se tornou uma importante ferramenta para o crescimento das organizações. Uma pesquisa recente realizada pela Deloitte, “Agenda 22”, que avalia as expectativas e prioridades dos líderes empresariais para o ambiente de negócios brasileiro, revela que 95% dos empresários mencionaram o ERP como recurso fundamental para o êxito nos negócios este ano.

“Por se tratar de um conjunto de módulos integrados para gestão do negócio, incluindo finanças, contabilidade, RH, vendas, gestão de estoques e muito mais, é comum que o ERP ganhe novas extensões, funcionalidades e que suas soluções evoluam para oferecer um sistema sempre atualizado e que atendam as necessidades e demandas do mercado e dos empreendedores”, diz José Adriano, diretor de Marketing de Produto da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Confira oito de muitas tendências de tecnologia aplicadas ao mercado de ERP:

Integração com prefeituras

A integração com as prefeituras facilita que os usuários consigam emitir suas notas fiscais de serviços prestados no próprio sistema ERP, de acordo com a autorização de cada prefeitura, automatizando o processo de emissão de notas fiscais de serviços prestados.

Alteração na sugestão de tributação

O Brasil tem uma legislação tributária complexa e, por isso, é preciso ter mais de uma forma de tributação, pois dependendo da destinação da venda ou finalidade do produto as informações são diferentes. Com técnicas de machine learning (tradução livre para “aprendizado de máquina”) e inteligência artificial o sistema não só realiza a configuração fiscal dos produtos, mas também a mantém atualizada, para que a empresa possa realizar seu processo de venda e revenda de produtos e mercadorias, garantindo que as regras fiscais adequadas sejam aplicadas.

Adiantamento de OS no Contrato de Serviço

Para atender necessidades de negócio ou até mesmo evitar que o pagamento de um serviço prestado seja feito fora do prazo acordado, é comum solicitar a emissão do boleto de cobrança de forma antecipada e, somente depois do pagamento realizado, emitir a NFS-e. Esse processo pode ser automatizado por meio do adiantamento das ordens de serviço diretamente no contrato de prestação de serviços.

Integração via API com o Banco do Brasil

A integração via API com o Banco do Brasil acontece com a opção boleto + pix agrupados e enviados no mesmo arquivo de cobrança, e leva os clientes para outro patamar de automação bancária. Sendo assim, o sistema permite a integração com o banco sem geração e envio dos arquivos de remessa.

Antecipação de recebíveis para garantir o fluxo de caixa

A antecipação de recebíveis tem como objetivo principal garantir a saúde do fluxo de caixa ou garantir a execução de um projeto super importante para a empresa, facilitando o recebimento dos recursos das duplicatas/cobranças que contam com o vencimento futuro.

Treinamentos gratuitos e ilimitados

Um dos maiores desafios de uma empresa de SaaS (Software as a Service) é identificado pelo termo churn rate, ou seja, a perda de clientes, por não conhecerem de forma adequada a plataforma com a qual trabalham. Por isso, os treinamentos gratuitos visam capacitar os clientes do mercado de ERP, com o objetivo de mitigar problemas e garantir que empreendedores e contadores recebam treinamento completo e conheçam o sistema de ponta a ponta, para que realizem o seu processo de gestão com mais eficiência.

Alteração de boletos

A novidade permite alterar boletos gerados sem precisar cancelá-los e sem cobranças adicionais. Além disso, a tarifa por boleto é cobrada apenas na liquidação, sem cobrança de cancelamento. Já para emissão de boletos para depósito, ou seja, para a mesma titularidade da conta com o intuito de depositar dinheiro, não há custo de emissão.

Fluxos de User Onboarding

O Fluxo de Onboarding foi criado para auxiliar e guiar novos usuários com um passo a passo da plataforma, para que alcancem rapidamente o primeiro marco de sucesso com a ferramenta, acelerando desta forma, o engajamento completo no processo de gestão da empresa tendo como ferramenta de apoio o sistema ERP. Nos fluxos o usuário pode escolher emitir notas fiscais, emitir boletos, controlar o estoque, gerir o fluxo de caixa, entre outros.

Para mais informações sobre essas e outras tecnologias do mercado de ERP, José Adriano, apresentará um webinar sobre novidades de produto no YouTube da Omie, no dia 13 de julho, às 14h. Para acompanhar, basta acessar clicando aqui.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas.