Selo Excelência em Franchising ABF: a nova conquista da Omie

Selo Excelência em Franchising, conheça a nova conquista da Omie
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A Omie, plataforma SaaS de gestão (ERP) na nuvem, foi uma das franquias reconhecidas com o Selo de Excelência em Franchising 2022, na categoria Serviços e Outros Negócios. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a premiação acontece há mais de 30 anos e reconhece as melhores redes de franquias de acordo com os próprios franqueados.

Essa é uma conquista que está sendo trabalhada desde 2015, quando a Omie entrou no setor de franquias. Atualmente, ela já conta com mais de 110 operações no país. “Ficamos muito orgulhosos pela chancela da ABF, uma instituição tão importante no setor de franquias. Mostra que estamos no caminho certo e que nosso trabalho e dedicação com os franqueados tiveram bons resultados durante esses anos”, diz André Silva, gerente de Franquias/Expansão na Omie.

Segundo Silva, as expectativas para esse modelo de franquias são promissoras. “Temos fortes planos de crescimento no setor de franchising e o selo de Excelência em Franchising da ABF nos dará ainda mais fôlego e relevância de mercado. Pretendemos abrir mais 250 unidades até final deste ano, sendo 200 microfranquias, que seguem o modelo light, home-based, de menor investimento e menor tempo de retorno, lançado no segundo semestre de 2021”, afirma André.

Continue a leitura do artigo e saiba tudo sobre a nova conquista da Omie!

6270477d06480a401583890c abf

Quando aconteceu a cerimônia de entrega do Selo ABF?

Depois de dois anos sem ser realizada integralmente, por conta da pandemia da Covid-19,  a premiação de 2022 contou com a presença de 256 marcas chanceladas, o que foi considerado um recorde em toda a história do Selo de Excelência em Franchising.

Além disso, também participaram do evento personalidades públicas do segmento, profissionais e acadêmicos. A cerimônia de entrega do Selo e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 foi realizada no dia 29 de abril, às 19h, no WTC Golden Hall, em São Paulo. ‍

Afinal, o que é o selo de excelência da ABF?

Antes de explicarmos o que é o selo de excelência em franchising, precisamos falar sobre a organizadora e responsável por ele: a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Trata-se de uma instituição nacional e sem fins lucrativos. A ABF foi criada com o objetivo de valorizar e favorecer que o mercado de franquias brasileiras cresça cada vez mais. Mas não é só isso, a ABF também é reconhecida internacionalmente como a segunda maior instituição do segmento no mundo.

A instituição conta com três décadas de história, sempre seguindo seu objetivo principal: potencializar a força das franquias, sejam elas micro ou macro. Nesse sentido, ela é tão importante no setor que conta com mais de mil associados, divididos entre franqueados, franqueadores, fornecedores, consultores, potenciais franqueadores e startups que fazem parte do segmento.

Para que essas franquias pudessem ser reconhecidas e, claro, crescerem cada vez mais, foi criado o Selo de Excelência em Franchising, uma premiação concedida anualmente pela ABF para certificar a qualidade e excelência das empresas franqueadoras.

Mas esse não é o único objetivo da premiação, o selo de excelência ABF é uma maneira de incentivar melhorias no desempenho das franquias, valorizando os bons hábitos e profissionalismo dessas marcas.

Qual a importância de obter o selo de excelência da ABF?

Como você pôde perceber, o selo ABF é uma maneira de certificar a qualidade e excelência das redes de franquia. Mas qual é a importância que ele tem para o mercado?

Bom, imagine que você é um investidor e está buscando por novos negócios. Provavelmente, escolherá aqueles com qualidade comprovada, não é mesmo? O Selo de Excelência em Franchising é mais do que uma comprovação de qualidade: é um fator decisivo para os investidores.

Assim, ele se sentirá mais seguro para fechar negócio com uma franqueadora que acompanha o desempenho dos seus franqueados. Sendo assim, as franquias com selo de excelência ABF são reconhecidas como referências no mercado por utilizarem as melhores práticas de gestão em sua marca.

Dessa forma, tanto para nós da Omie quanto para os franqueados em geral, o selo ABF é fundamental para impulsionar e atrair novos investidores. Afinal, ele se torna um diferencial para a marca e, com isso, ela passa a ter maior poder de ascensão no mercado.

Além disso, com um selo de excelência, você consegue ter mais contatos, aumentar suas chances de atrair os investidores, comprovar a qualidade da sua marca e compromisso com os seus franqueados, destacar-se no mercado e, claro, impulsionar o crescimento da sua franquia.

Como receber o selo da ABF?

A primeira etapa realizada pela ABF é uma pesquisa. Nela são consideradas questões importantes para as franquias, como o apoio da franqueadora para o franqueado e a eficácia do plano de negócios determinado.

Em seguida, os franqueados podem avaliar o seu nível de satisfação relacionado à rentabilidade da unidade, ao suporte e relação com a marca. Todas as pesquisas são realizadas de forma online e nelas são consideradas alguns requisitos, divididos entre quatro índices de performance:

  • Global;
  • Econômico;
  • Operacional;
  • Relacionamento.

Dentro desses índices são abordados temas como o processo de seleção e implementação do projeto, o suporte oferecido pela franqueadora, os canais de comunicação utilizados, o envolvimento do franqueado, a eficácia das estimativas de retorno, a lucratividade, pay-back, questões de sustentabilidade, entre outros.

Com base nessas pesquisas e respostas, a ABF premia as redes de franquia que alcançarem a maior pontuação dentro dos requisitos.‍

Quais são os requisitos para ganhar o selo da ABF?

Para participar das pesquisas e conseguir uma chance de ganhar o selo de excelência ABF, a franquia deve seguir algumas exigências que são divulgadas anualmente pela ABF. Mas você não precisa se preocupar. No geral, as exigências não sofrem muitas alterações. Normalmente, o franqueador deve:

  • ter assinado há pelo menos dois anos o primeiro contrato com a franquia;
  • ser associado da ABF por pelo menos um ano;
  • estar com suas obrigações perante a ABF em dia;
  • contar com, no mínimo, cinco franqueados, entre sócios e proprietários;
  • ter, no mínimo, 10 unidades em operação.

Quais as categorias do selo de excelência da ABF?

Como grande parte das premiações, o Selo de Excelência da ABF é dividido em categorias. Elas são classificadas conforme o número de franqueados, unidades e tempo em que a marca está presente no mercado.

As categorias são distribuídas da seguinte forma:

  • Master: a partir de 30 franqueados com pelo menos 60 unidades e 10 anos de mercado;
  • Sênior: a partir de 15 franqueados com pelo menos 30 unidades e 5 anos de mercado;
  • Pleno: a partir de 5 franqueados com pelo menos 10 unidades e 2 anos de mercado.

Existem ainda duas novas modalidades criadas pela ABF. A primeira é voltada para as marcas iniciantes e que não se enquadram nos requisitos para concorrer ao selo. Elas participam das pesquisas e são pré-qualificadas conforme os resultados obtidos.

A segunda é uma homenagem para aquelas que ganharam o selo por vários anos consecutivos. Nesse caso, foi instituído um troféu especial que visa prestigiar as marcas que elevaram o nível de franquias no mercado brasileiro.

Veja alguns depoimentos de franqueados sobre a Omie

Franqueado da Omie desde 2019, Gabriel Pigatto conta que implementou o ERP Omie nas empresas que ajudava a família a gerenciar e, depois de conhecer o potencial do software para os negócios, decidiu se tornar um franqueado:

  • “Achei o produto da Omie fantástico. Até então, não tinha experiência com franquias, mas tem sido exponencial nosso aprendizado com a empresa e com esse crescimento acelerado que ela proporciona”, conta Gabriel.

‍Para Andréa Jacoto, também franqueada desde 2019, empreender foi uma decisão muito importante. Mãe de quatro filhos, ela buscava um projeto para conciliar os campos profissional e pessoal — encontrou na Omie a solução:

  • “Me encantei pela proposta. Empreender era algo novo para mim e fui muito bem recebida e orientada por toda a equipe, desde a diretoria até a consultoria. A Omie cresceu de forma exponencial nos últimos anos e está inovando o mercado de franquias. O investimento da empresa em capacitação é algo inédito. Isso demonstra sua enorme preocupação em nos preparar, nos munir de conhecimento e ferramentas para atender os clientes da melhor forma possível”, diz a franqueada.‍

Conheça mais sobre a Omie e seja um franqueado!

A Omie foi fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado.

A scale-up é ancorada em três pilares: primeiro gestão, por meio do software. Em segundo lugar, educação, com a Omie.Academy, o braço educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada a empreendedores e contadores de forma gratuita.

‍Por último, o pilar de Finanças, que proporciona acesso a serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e Pix. Isso inclui custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro.

Para conhecer mais sobre as nossas franquias e saber como podemos ajudar, visite a nossa página Seja um franqueado.‍

Garantia de qualidade e excelência: Selo de Excelência ABF

Como vimos, o Selo de Excelência da ABF é importantíssimo para reconhecer e impulsionar o mercado de franquias no Brasil. Com ele, a marca comprova que tem toda a expertise necessária para avançar no segmento, destaca-se e ainda atrai mais investidores para potencializar o seu crescimento.

Para a Omie é uma honra ser reconhecida pela chancela ABF de 2022. Isso só comprova que o nosso trabalho ao longo dos anos é realizado com muito empenho e dedicação, sempre levando ao mercado soluções únicas e exclusivas para quem está com a gente.

Essa é a garantia de que nossas franquias são uma excelente escolha para investir e ter o próprio negócio. Para conhecer é só acessar o nosso site.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
liderança de sucesso
Como a priorização do desenvolvimento de pessoas pode impulsionar a produtividade e o sucesso do negócio.
Curso pensamento estratégico: a importância do planejamento como ferramenta para um desenvolvimento mais crítico e amplo do próprio negócio
Sete pontos que o curso de vendas consultiva da Omie ensina e como a construção de relacionamentos sólidos é a