Para conquistar bons resultados em qualquer negócio, uma série de escolhas assertivas precisam ser feitas visando um bom planejamento e metas bem definidas. Uma administração estratégica é necessária e importante para otimizar processos e melhorar continuamente a busca pelo crescimento da empresa.
Visando resultados consistentes a longo prazo, muitas empresas têm se interessado em implementar um planejamento estratégico, com o interesse de adquirir maior competitividade e melhor aproveitamento dos recursos. Além de estar sempre preparada para os possíveis riscos que podem surgir pelo caminho, deixando o negócio menos vulnerável.
Entenda um pouco mais desse conceito e saiba como uma gestão estratégica pode ajudar a aprimorar os processos em um negócio, conhecendo os passos detalhadamente de como aplicar de forma fácil em uma organização.
O que é administração estratégica?
Administração estratégica é um processo detalhado que possui relação com todos os processos da empresa, desde o planejamento até a execução das atividades do negócio, com o intuito de nortear toda a equipe dos passos que precisam ser seguidos.
É um conceito completamente ligado ao planejamento estratégico da empresa e é importante para interligar as áreas, tomar decisões mais assertivas e otimizar processos já existentes, melhorando os resultados alcançados.
Parte da administração estratégica é também avaliar o desempenho da equipe, estudando sempre o dinamismo entre as áreas, trabalhando na motivação do grupo.
Considerado um processo amplo, a administração estratégica, para funcionar, precisa de otimizações constantes, visando entender o que tem de fato tem dado certo ou não, para assim manter a eficiência dos processos.
É considerado um processo integrado e cíclico, então, a empresa precisa estar amplamente alinhada com os objetivos administrativos. A cultura e a forma com que a organização enxerga os processos internos influenciarão para o sucesso da implementação.
Qual é a importância da administração estratégica para as empresas
A administração estratégica é importante para manter os processos alinhados e expor a empresa cada vez menos a riscos. Diante de tantas circunstâncias e estabilidades naturais do mercado, uma gestão estratégica eficiente torna-se decisiva para a saúde da empresa a longo prazo.
Além disso, a administração estratégica proporciona um espaço mais colaborativo, que busca entender as motivações e objeções da equipe, melhorando assim os processos de dentro para fora, o que reflete na produtividade, no desempenho e na diminuição da rotatividade de funcionários.
O processo é extremamente importante não só para aprimorar ações, como também para ajudar a empresa a entender melhor qual é a sua missão, visão e valores, e o que fazer para alcançar todos os objetivos. A administração estratégica deve estar presente no dia a dia e nas atividades do negócio.
Entenda como a administração estratégica ajuda a aprimorar processos
O alinhamento entre os processos que envolvem diversas equipes de uma mesma organização, é um grande desafio para a maioria dos gestores, pois se trata, muitas vezes, de processos complexos.
A administração estratégica, por sua vez, envolve diversas etapas como organização, planejamento, direção, implementação, dentre outros. Dessa forma, ela irá impactar na otimização dos processos, melhorando o desempenho e o resultado da empresa e evitando falhas e problemas de infraestrutura que podem prejudicar a produtividade.
A gestão estratégica permite que cada área da empresa possua visão ampla dos processos e maior controle sobre o departamento, evitando erros e garantindo uma visão mais sistêmica, trazendo autonomia e segurança para os times.
Como implementar a administração estratégica em seu negócio?
Para implementar uma administração estratégica eficiente, é preciso que a cultura organizacional da empresa esteja bem definida e alinhada com os propósitos estabelecidos pela administração, pois se trata de um processo integrado. Entenda mais os processos para realizar a implementação.
1. Análise dos ambientes interno e externo
O passo inicial e principal é uma avaliação dos ambientes internos e externos, a fim de identificar, dentro do cenário atual da empresa, quais são as maiores fraquezas, riscos e oportunidades. A estratégia mais utilizada pelos negócios é a análise SWOT, que visa identificar todos esses pontos em uma leitura detalhada da organização.
Esse processo é importante não só para identificar os pontos de maior atenção, como também para entender o que deve ser priorizado no curto prazo. Afinal, essas decisões impactam no andamento do processo e nos resultados a longo prazo.
2. Definição de diretrizes
Após avaliar o cenário atual, é preciso entender quais são os principais indicadores da empresa, definidos a partir da visão, missão e valores organizacionais. Essas diretrizes são fundamentais para pensar e aplicar decisões de forma estratégica.
Trabalhar com objetivos sólidos e definidos deixa todos os processos mais fáceis de serem alinhados e proporciona um melhor entendimento de todas as áreas envolvidas na gestão do negócio.
3. Elaboração da estratégia organizacional
Depois dos dois processos definidos, fica muito mais fácil a elaboração de uma estratégia organizacional. Nesse momento, é necessário estabelecer metas, principalmente a longo prazo, e trabalhar em equipe para entender melhor o que precisa ser feito para que todas as metas sejam atingidas com sucesso.
Gradualmente, todos esses objetivos se tornarão mais claros para todos os envolvidos. É preciso também, de tempos em tempos, identificar o que tem funcionado ou não, aplicando assim melhorias contínuas.
Mais clareza e organização dentre os processos
Mais do que uma ferramenta, a administração estratégica precisa ser um guia em que todos os departamentos da empresa estão alinhados para buscar o crescimento e sucesso duradouros, a longo prazo, trazendo frutos positivos para o negócio, evitando falhas e correndo menos riscos.
Após uma análise aprofundada, uma definição consciente e uma elaboração bem feita, os processos terão mais clareza. Mas é preciso ter, acima de tudo, uma boa visão de futuro, pensando onde a empresa quer chegar e o que precisa ser feito para que isso aconteça.
Diante de inúmeros processos que precisam ser definidos e otimizados, é muito fácil que muitas informações se percam pelo caminho. Para garantir uma boa organização do seu planejamento estratégico, o sistema ERP Omie possui inúmeras funcionalidades buscando eficiência nos processos administrativos.