Automação e integração de processos pode melhorar indicadores de negócios e saúde financeira nas empresas

Dados do IBGE indicam que 95% das empresas pagam impostos incorretos; Legislação tributária brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Outubro de 2022 – Documentos importantes para acompanhar a saúde financeira das empresas, os fechamentos contábeis são ferramentas indispensáveis na rotina do contador e contribuem para o planejamento financeiro, junto ao empresário.

A execução errada dos fechamentos contábeis pode acarretar em pagamentos incorretos de tarifas que geram prejuízos, multas, sanções e bloqueios. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos indevidamente – a legislação tributária brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo, de acordo com especialistas do setor.

A tecnologia se tornou uma forte aliada do contador para lidar com essa complexidade. A automatização dos processos pode aumentar em até 70% a produtividade da operação fiscal e contábil. “Tradicional e burocrático, o setor contábil passou por diversas mudanças ao longo dos anos e se reinventa constantemente. Com isso, cresce a demanda por ferramentas digitais, que oferecem mais rapidez à rotina e auxiliem os profissionais a focarem em estratégias que estimulem o crescimento do negócio”, comenta Heverton Gentilim, diretor de Produtos da OneFlow, Joint Venture formada por cinco players do mercado de sistemas contábeis no Brasil: Fortes Tecnologia, Keevo (Mastermaq), Omie, SCI Sistemas e Tron Informática.

Os softwares contábeis permitem que os profissionais otimizem sua rotina diária, tornando-os mais consultivos, além de conferir mais agilidade e eficiência na execução dos processos e na gestão do escritório. “Com os dados e informações em mãos, fica mais fácil realizar planejamentos financeiros de forma mais exata para ajudar na tomada de decisões dos clientes”, diz Gentilim.

Um sistema automatizado e integrado possibilita ao contador processar todos os dados automaticamente, validando e calculando os impostos, sendo capaz de escriturar em tempo real todas as movimentações fiscais e financeiras de cada cliente, sem precisar de intervenções manuais. Além disso, também emite relatórios de monitoramento dos processos, garantindo precisão nos cálculos e no acompanhamento das situações tributárias.

“Com a ajuda da tecnologia, monitorar todos os processos deixa de ser uma tarefa onerosa e passa a ser executada automaticamente por um sistema contábil. Essa integração garante a máxima precisão no cálculo dos impostos e acompanhamento preciso da situação tributária de cada cliente”, conclui o diretor de Produtos da OneFlow.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
imprensa 1
Dentre os anúncios, serão abordados temas ligados ao ERP Omie e empresas do seu ecossistema, como a holding OneFlow
imprensa 3
Plataforma de gestão empresarial (ERP) na nuvem líder no Brasil anuncia abertura de 300 vagas para início imediato com possibilidade
imprensa 4
Empresa visa oferecer conhecimento para quem busca oportunidades no segmento, por meio de webinars com especialistas sobre tendências do mercado