Automação e integração de processos pode melhorar indicadores de negócios e saúde financeira nas empresas

Dados do IBGE indicam que 95% das empresas pagam impostos incorretos; Legislação tributária brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Outubro de 2022 – Documentos importantes para acompanhar a saúde financeira das empresas, os fechamentos contábeis são ferramentas indispensáveis na rotina do contador e contribuem para o planejamento financeiro, junto ao empresário.

A execução errada dos fechamentos contábeis pode acarretar em pagamentos incorretos de tarifas que geram prejuízos, multas, sanções e bloqueios. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos indevidamente – a legislação tributária brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo, de acordo com especialistas do setor.

A tecnologia se tornou uma forte aliada do contador para lidar com essa complexidade. A automatização dos processos pode aumentar em até 70% a produtividade da operação fiscal e contábil. “Tradicional e burocrático, o setor contábil passou por diversas mudanças ao longo dos anos e se reinventa constantemente. Com isso, cresce a demanda por ferramentas digitais, que oferecem mais rapidez à rotina e auxiliem os profissionais a focarem em estratégias que estimulem o crescimento do negócio”, comenta Heverton Gentilim, diretor de Produtos da OneFlow, Joint Venture formada por cinco players do mercado de sistemas contábeis no Brasil: Fortes Tecnologia, Keevo (Mastermaq), Omie, SCI Sistemas e Tron Informática.

Os softwares contábeis permitem que os profissionais otimizem sua rotina diária, tornando-os mais consultivos, além de conferir mais agilidade e eficiência na execução dos processos e na gestão do escritório. “Com os dados e informações em mãos, fica mais fácil realizar planejamentos financeiros de forma mais exata para ajudar na tomada de decisões dos clientes”, diz Gentilim.

Um sistema automatizado e integrado possibilita ao contador processar todos os dados automaticamente, validando e calculando os impostos, sendo capaz de escriturar em tempo real todas as movimentações fiscais e financeiras de cada cliente, sem precisar de intervenções manuais. Além disso, também emite relatórios de monitoramento dos processos, garantindo precisão nos cálculos e no acompanhamento das situações tributárias.

“Com a ajuda da tecnologia, monitorar todos os processos deixa de ser uma tarefa onerosa e passa a ser executada automaticamente por um sistema contábil. Essa integração garante a máxima precisão no cálculo dos impostos e acompanhamento preciso da situação tributária de cada cliente”, conclui o diretor de Produtos da OneFlow.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas.