Dezembro de 2022 – O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) aponta um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs durante a Black Friday deste ano. No acumulado de novembro, até a data exata do evento, 25/11, o crescimento real do comércio varejista foi de 7%, quando comparado com o mês anterior.
A análise verifica a movimentação financeira de 65 segmentos do varejo, considerando a média diária do acumulado do mês, até a data da Black Friday, época com maior concentração de vendas relacionadas ao período promocional.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista
(Número índice – base: nov./21=100)
Ao avaliar os setores que puxaram esse movimento no último mês, fica evidente a influência do período promocional no resultado. Dentre os segmentos com melhor performance – ao menos 10 são afetados de forma considerável por promoções relacionadas à data – é o caso do varejo de brinquedos e artigos recreativos, com salto mais robusto (+81,9% no acumulado de novembro/22 x outubro/22), além do setor de artigos médicos e ortopédicos (+40,3%) e de tapeçaria, cortinas e persianas (+34%).
Comércios de calçados (+20%), cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+9,4%) também tiveram boas vendas relacionadas com a Black Friday.
O gráfico abaixo ilustra os 10 segmentos de destaque do varejo no período recente, em que os negócios foram potencialmente afetados pela ocorrência da Black Friday:
Figura 2: Expansão da movimentação financeira real no comércio varejista por segmentos de destaque
(média diária da primeira quinzena de junho/22 x média diária de maio/22)
Ao comparar com novembro/21, as PMEs do varejo registraram um avanço de 4% na movimentação financeira média diária neste ano. Ou seja, além de atestar o benefício sazonal do período promocional, o IODE-PMEs indica que os efeitos da data sobre o varejo foram maiores do que os verificados em 2021.
“O crescimento tem como pano de fundo o encolhimento da inflação nos últimos meses e a melhora no mercado de trabalho. Há um aumento da renda disponível da população para o consumo de itens não essenciais, favorecendo os resultados de diversos segmentos durante a Black Friday”, explica Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.
Mesmo nesse contexto de juros elevados, impedindo a tomada de crédito dos consumidores, o comércio é o destaque no IODE-PMEs no ano, acumulando crescimento de 4,9% ante o mesmo período de 2021 – considerando os dados fechados do índice entre janeiro e outubro de cada ano.