Black Friday impulsiona vendas do comércio das PMEs em 7%

Setores de brinquedos, artigos recreativos, produtos médicos e ortopédicos e de tapeçaria, cortinas e persianas foram os que mais cresceram em relação a out/22
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Dezembro de 2022 – O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) aponta um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs durante a Black Friday deste ano. No acumulado de novembro, até a data exata do evento, 25/11, o crescimento real do comércio varejista foi de 7%, quando comparado com o mês anterior.

A análise verifica a movimentação financeira de 65 segmentos do varejo, considerando a média diária do acumulado do mês, até a data da Black Friday, época com maior concentração de vendas relacionadas ao período promocional.

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista
(Número índice – base: nov./21=100)

figura1 black friday impulsiona vendas do comercio das pmes
Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária de nov/22 considera a movimentação financeira até a Black Friday.

Ao avaliar os setores que puxaram esse movimento no último mês, fica evidente a influência do período promocional no resultado. Dentre os segmentos com melhor performance – ao menos 10 são afetados de forma considerável por promoções relacionadas à data – é o caso do varejo de brinquedos e artigos recreativos, com salto mais robusto (+81,9% no acumulado de novembro/22 x outubro/22), além do setor de artigos médicos e ortopédicos (+40,3%) e de tapeçaria, cortinas e persianas (+34%).

Comércios de calçados (+20%), cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+9,4%) também tiveram boas vendas relacionadas com a Black Friday.

O gráfico abaixo ilustra os 10 segmentos de destaque do varejo no período recente, em que os negócios foram potencialmente afetados pela ocorrência da Black Friday:

Figura 2: Expansão da movimentação financeira real no comércio varejista por segmentos de destaque
(média diária da primeira quinzena de junho/22 x média diária de maio/22)

figura2 black friday impulsiona vendas do comercio das pmes

Ao comparar com novembro/21, as PMEs do varejo registraram um avanço de 4% na movimentação financeira média diária neste ano. Ou seja, além de atestar o benefício sazonal do período promocional, o IODE-PMEs indica que os efeitos da data sobre o varejo foram maiores do que os verificados em 2021.

“O crescimento tem como pano de fundo o encolhimento da inflação nos últimos meses e a melhora no mercado de trabalho. Há um aumento da renda disponível da população para o consumo de itens não essenciais, favorecendo os resultados de diversos segmentos durante a Black Friday”, explica Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Mesmo nesse contexto de juros elevados, impedindo a tomada de crédito dos consumidores, o comércio é o destaque no IODE-PMEs no ano, acumulando crescimento de 4,9% ante o mesmo período de 2021 – considerando os dados fechados do índice entre janeiro e outubro de cada ano.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Banner lateral teste grátis
Conteúdos relacionados
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações