5 dicas essenciais sobre contabilidade básica para o seu negócio!

É iniciante e precisa saber sobre contabilidade básica? Confira o artigo completo no blog da Omie. Acesse!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você é um contador iniciante ou um empreendedor e quer entender sobre contabilidade básica para gerir o seu negócio, saiba que existem algumas informações que podem te ajudar e se organizar com as tarefas e atividades realizadas diariamente.

E para que isso aconteça de forma natural e fácil, você precisa aprender todos os conceitos básicos e estar sempre atualizado. Por isso, reunimos 5 pontos essenciais para que você consiga aplicar a contabilidade básica em seu empreendimento. Confira abaixo!

Por que é importante ter uma boa gestão?

Uma empresa pode ir à falência por vários motivos, e um deles é uma má gestão. Além disso, outros problemas externos, como a pandemia, causada pelo covid-19 também podem influenciar.

De acordo com uma pesquisa recente feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas. Muitas delas por falta de preparo para situações de emergência.

1. Contrate um bom profissional de finanças

Mesmo que a sua empresa seja pequena, é fundamental ter o apoio de um profissional de finanças em sua empresa. Visto que, eles são os mais qualificados para fazer o controle das suas finanças de forma organizada e efetiva.

Por isso, delegar funções e atribuições que você não consegue ou não tem o conhecimento necessário é essencial. Principalmente quando as questões envolvem pagamento de impostos e tributos, emissões de boletos e informações sobre as legislações.

2.  Organize a documentação da sua empresa

Nesse caso, mesmo que não seja você a pessoa responsável pela contabilização das contas de balanço débito e crédito, é muito importante que você tenha toda a documentação da sua empresa organizada.

Assim, você tem o controle de todas as notas fiscais, entradas e saídas, compras e gastos. Principalmente quando é preciso declarar rendimentos para o governo, que é o caso do imposto de renda. Por isso, separe-os de acordo com datas, nomes ou tipo de conta paga.

3. Tenha uma gestão eficiente

Apesar de não ser uma dica ligada diretamente à contabilidade básica, é algo que faz a diferença em uma equipe. Contar com um time alinhado com seus valores é algo que vai facilitar o desenvolvimento do trabalho ao longo do dia, além de trazer muito mais resultados.

Seja no momento da introdução à contabilidade, ou até mesmo quando o profissional se torna especialista. Busque por funcionários que tenham os mesmos ou objetivos parecidos com você. Dessa forma, os seus dias serão mais produtivos

4. Mantenha uma comunicação contínua com o contador

Para evitar informações divergentes, vale manter um contato direto com o seu contador e o manter sempre atualizado referente às contas da empresa. Isso porque, facilita a resolução de possíveis problemas financeiros. Uma dica é compartilhar em uma planilha ou em algum lugar específico os dados.

Esteja sempre em contato com o seu contador ou escritório de contabilidade. Essa é a melhor forma de evitar problemas maiores no futuro. Além disso, ler alguns livros de contabilidade para iniciantes também pode te ajudar nesse contato.

5. Use a tecnologia a seu favor

A escolha de um bom software pode fazer total diferença no passo a passo da contabilidade. Isso porque, com as ferramentas adequadas é muito mais fácil manter a automatização de alguns processos e o controle das suas finanças.

Além disso, um bom sistema de gestão ajuda na otimização de processos, economia de tempo, redução de erros e registro de diversas transações. Incluindo emissão de boletos e notas fiscais. Dessa forma, você vai conseguir gerar relatórios e criar documentos sem dificuldades.

Conheça o sistema 100% na nuvem da Omie. Um software integrado que tem soluções inovadoras para fazer qualquer negócio prosperar e te ajudar na contabilidade. Com implementação fácil, segurança e integridade dos dados, criação e restrição de usuários limitadas e a melhor equipe de suporte disponível.

5f3e8cee07dda454dc5925af 6cGRA9DGm8Lkrx J gaLtdpqEOA0a35 CqWoGur242B9s PWSRUpOG4TdJo04cFtSiA0A4a7Bt5UwyLQWzUkxY3N0IqzawfWSc0i jZ uHfPCGXucCCiZ4 ue9Yt6qAA9r6aKX9n

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças