A gestão estratégica para destravar o crescimento de franquias

Com a gestão estratégica é possível otimizar os processos e deixá-los mais eficazes para a organização.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Manter um ritmo constante de crescimento e inovação é um desafio para qualquer negócio. Um adicional para as franquias é ainda manter uma única cultura mesmo sob comando de diferentes gestores que muitas vezes estão espalhados por diversas regiões. A solução para o contínuo crescimento do franchising pode estar em uma gestão mais estratégica e colaborativa, em vez de apenas aplicar um suporte operacional.

Segundo a Endeavor, muitas franquias brasileiras ainda falham em transmitir a cultura da empresa para os franqueados porque não aplicam um modelo de gestão mais participativo. Esse sistema implica uma série de fatores: como um conselho de franqueados formalizado e atuante, além de vários Comitês temáticos, promoção de eventos e capacitação de franqueados e funcionários.

Um importante ponto em todo esse processo são os Programas de Excelência. Estimulam franqueados a mudarem de comportamento por meio de rede com métricas e critérios conhecidos e difundidos, que servirão de guia para a condução dos negócios. Fica mais claro, por exemplo, o estabelecimento de metas mais específicas para toda a rede, criação de premiações com bases efetivas e padronização de um controle de indicadores de desempenho. Dessa forma, cria-se uma cultura de performance e reduz a subjetividade, além de melhorar os métodos de gestão e relacionamento entre as franquias e franqueados. Isso tem que ser feito de forma gradativa de forma que o engajamento dos franqueados seja real e de longo prazo.

Claro, que a tecnologia é um grande aliado para que esses novos métodos sejam aplicados de forma igual e mais efetiva. Com plataformas online, o franqueado pode monitorar e criar esse novo relacionamento sem necessariamente a presença física. A transformação digital do negócio também se acelera, tornando mais fácil a implantação de métodos e frameworks ágeis. A Cia Do Sono, por exemplo, tornou a expansão do negócio totalmente digitalizada. Não apenas a gestão com os franqueados, mas até a prototipagem e o lançamento de novos produtos não são oferecidos às franquias sem antes serem testados digitalmente. Assim, diminuiu o risco de produtos encalhados nos estoques das lojas.

Mudar a abordagem ou complementar o modelo de gestão nas franquias tem uma vantagem em relação a outros negócios: também é de interesse do franqueado o sucesso do negócio. Os resultados gerados por uma gestão que combina estratégia e operação são vistos no dia a dia deles, além, claro, de mais retorno nos seus investimentos.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é expedição e quais seus benefícios
Entenda a expedição logística: o que é, como funciona e dicas essenciais para o processo. Saiba mais!
Conheça o que é OEE, entenda como ele é calculado e saiba mais sobre sua importância para medir a eficiência
Vamos tratar aqui sobre todas as operações que possibilitam um maior controle dos negócios e também da revolução chamada Omie.Cash