Entenda a importância da conciliação bancária para a sua empresa

Identifique todas as entradas e saídas da sua empresa e garanta a exatidão do saldo bancário com a conciliação bancária. Saiba mais no blog Omie

29/Abr/2022
Finanças

Antes de entender como fazer a conciliação bancária e qual é a sua finalidade dentro das organizações, é importante saber que essa é uma das atividades financeiras mais importantes para as empresas. E por mais que pareça simples, é algo extremamente necessário para manter os saldos das contas em dia. 

Alguns empresários ainda realizam a conciliação bancária de forma manual ou nem fazem, seja por falta de tempo, seja por não conhecer o assunto. 

Por isso, vamos aprofundar um pouco mais no tema e saber o que é conciliação bancária e como fazê-la da forma correta. Acompanhe no próximo tópico. 

 


O que é conciliação bancária?

Em algum momento, você já deve ter comparado o seu saldo bancário com os resultados de alguma planilha financeira ou com o seu software de gestão, certo? Isso tem um nome: conciliação bancária. 

Em outras palavras, a conciliação bancária é um recurso que verifica todas as informações do extrato do seu banco comparando com os dados armazenados na gestão da sua empresa.

Tudo o que a sua empresa recebe, seja por boleto ou transferência, seja por cartão de crédito, débito, ou qualquer outra forma de recebimento, deve ser organizado. Essas informações precisam estar corretas, quando comparadas com o extrato bancário.

Seu objetivo é checar se os dados estão coincidindo e com o mesmo saldo final. Para a empresa, é importante realizar a conciliação bancária para confirmar os créditos recebidos e os pagamentos descontados em conta-corrente. 

Esse controle permite enviar um relatório para o setor de cobrança proceder o contato com os clientes devedores. Além disso, evita quaisquer juros ou multas no pagamento das contas da empresa e ajuda no controle financeiro da empresa para sanar imediatamente erros de transação bancária ou atrasos de operações financeiras.

Como fazer conciliação bancária?

Os relatórios financeiros, gerenciais e as demonstrações contábeis se tornam mais precisos com a conciliação bancária, o que mantém a empresa totalmente regularizada, com as suas obrigações fiscais e contábeis. 

Vamos entender como fazer conciliação bancária. Confira 4 passos que vão ajudar você nessa tarefa de promover uma melhor gestão financeira para sua empresa.

Prestação de contas

Em primeiro lugar, estabeleça uma rotina diária de acompanhamento do seu departamento financeiro. Documente e registre tudo o que for necessário: recibos, notas fiscais, comprovantes de pagamento, extratos bancários, depósitos ou transferências (TED, DOC, PIX).

O hábito de prestação de contas vai ajudar no maior controle das operações realizadas diariamente.

Verificação de saldos

Verifique os saldos das contas bancárias da empresa e compare com os controles de entradas e saídas registrados no controle financeiro interno. Se houver alguma divergência de valores, é necessário investigar e corrigir.

Esse processo é uma das bases da saúde financeira dos negócios. A conciliação bancária garante a organização de dados para manter o fluxo de caixa atualizado. Isso é indispensável para a gestão financeira empresarial. 

Análise de detalhes

Além da conferência de saldos, é importante analisar detalhes das contas bancárias. A conciliação bancária inclui verificar as datas das operações para analisar se batem com os controles financeiros internos. Também é importante conferir os prazos de pagamento, as tarifas e as taxas cobradas e o pacote de serviços.

Alguns detalhes podem ajudar na redução de custos. Um exemplo é avaliar os serviços bancários mais usados para avaliar qual a cesta de serviços mais adequada à sua empresa. Você pode estar pagando por serviços que não utiliza e trocar por uma tarifa menor, que inclua somente o que sua empresa usa mensalmente.

Correção e armazenamento

Com uma conciliação bancária bem-feita, o empresário pode manter total controle da situação financeira da sua empresa. A partir disso, fica mais fácil encontrar falhas ou divergências em tempo hábil de serem resolvidas e construir novas estratégias para os negócios. 

Além disso, é importante arquivar todos os documentos usados na conciliação bancária para servir de comprovação e corrigir falhas de lançamentos, de processamentos bancários, ou até mesmo erros de software.

Outro aspecto a se considerar é que a falta de uma conciliação bancária eficiente prejudica o cumprimento de obrigações financeiras, como empréstimos, financiamentos ou parcelamentos, por exemplo. Essas contas podem ficar irregulares por falta de análise e conferência. 

Vantagens da conciliação bancária

Do ponto de vista financeiro, a conciliação bancária é um dos processos indispensáveis que qualquer gestor precisa manter na sua rotina empresarial. Vejamos agora as principais vantagens desse recurso. Acompanhe a leitura!

Melhor previsibilidade financeira e do fluxo de caixa

Otimize a previsão do seu fluxo de caixa com a regularização e a conciliação de todas as entradas e saídas. Isso vai garantir uma visão de futuro muito mais assertiva e estrutura melhor os seus objetivos empresariais, com metas realistas, adequadas ao seu negócio. Sua empresa estará mais preparada para as mudanças repentinas do mercado em que atua.

Confiança para realizar transações financeiras

Com a conciliação bancária e um saldo de transações financeiras completo e confiável, você ganha mais segurança para realizar operações em sua empresa, como novas contratações, empréstimos e investimentos.

Quanto mais certeza você tiver sobre o valor a ser aplicado e a data em que pode investir, mais tranquila será a gestão da sua empresa. Além disso, as chances de tomar decisões mais assertivas para o sucesso do seu negócio são bem maiores!   

Melhoria do planejamento financeiro e estratégico

Com mais controle sobre os saldos da sua empresa, fica mais fácil projetar novos cenários e otimizar os planejamentos financeiros, orçamentários e empresariais. As análises financeiras para conciliação bancária podem ser realizadas de forma online, via sistema, com informações personalizadas. Você ainda pode contar com relatórios personalizados, conforme a necessidade da empresa.

Assim é possível garantir melhores previsões para o futuro do seu negócio, com gestão de riscos e planos de ação organizados.

Por que usar um sistema de gestão para fazer conciliação bancária?

Para colocar em prática tudo o que vimos até agora sobre a conciliação bancária, é importante seguir alguns passos essenciais da gestão financeira. São eles:

  • registrar todas as entradas e saídas de caixa em tempo real;
  • comparar os extratos bancários com o saldo da empresa diariamente;
  • verificar o prazo para recebimentos e pagamentos; 
  • corrigir os erros da conciliação bancária assim que ela for realizada.

 

Para que todos esses passos sejam realizados com eficiência e sem nenhum tipo de burocracia, esqueça as planilhas financeiras ou trabalhos manuais. Com o sistema ERP Omie, que realiza a conciliação bancária de forma automática e mantém o seu financeiro sempre em dia e organizado, acabaram as preocupações com falhas ou erros de lançamento.

Com um software de gestão integrado, todos os dados financeiros da sua empresa atuam em tempo real. Ele garante que a conciliação bancária será feita de acordo com os registros refletidos diretamente das operações do seu dia a dia, de forma automática. 

 

E tudo isso em uma fração do tempo. Ou seja, a tecnologia é uma das grandes aliadas e facilitadoras desse processo. 

Para uma conciliação bancária de alta performance, conte com um ERP completo com a Omie. Conheça mais o nosso sistema ERP. Nós te ajudamos a automatizar as tarefas da sua rotina, fazendo sobrar mais tempo para você fazer o que mais gosta: empreender.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas