Reskilling – Repaginando a contabilidade

Se a contabilidade como conhecemos pode morrer, cabe aos contadores transformar o serviço deles em algo que viva.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O mercado está em constante mudança. O que hoje é uma profissão estável, amanhã poderá estar extinta por conta de novas tecnologias que facilitam a vida de todos. A contabilidade é uma das profissões que encabeçam a lista das profissões que poderão ser extintas nas próximas décadas.

Segundo a revista Exame, a contabilidade e a auditoria serão completamente automatizadas até 2030. Em outras palavras, por conta da inteligência artificial, robótica e outras novas tecnologias, a contabilidade como a conhecemos deixará de existir.

Só que sempre que uma profissão morre, outras novas nascem, para suprir as necessidades e demandas que surgirão devido aos novos sistemas, necessitando sempre de habilidades humanas.

A questão é: como podemos estar preparados para essas novas profissões e as necessidades que irão surgir?

A resposta é o Reskilling

A resposta é o Reskilling!

O termo Reskilling, ou readequação profissional, se refere à necessidade de desenvolver novas habilidades, para conseguirmos atender às demandas que surgirão no mercado e, assim, nos mantermos atualizados, prontos e úteis em um mercado extremamente competitivo e mutável.

Essa necessidade de se manter atualizado e construir um novo conjunto de habilidades leva em consideração a inteligência e as habilidades do profissional, as reaproveitando de maneira adequada para as novas necessidades do mercado. Um contador, com toda a sua inteligência fiscal, normativa e de controladoria financeira, está a um passo de se adaptar às necessidades para ser um consultor estratégico, desenvolvendo as estratégias financeiras das empresas.

Mas como podemos fazer uso do Reskilling e estarmos envolvidos na evolução natural do setor contábil?

Se o Reskilling pressupõe obter novas competências para ter sucesso com novos tipos de demanda, para alcançar este grau de novas habilidades, é necessário se atualizar, reciclar seus conhecimentos e estar atento às novas tecnologias, sabendo usá-las para potencializar seus conhecimentos e práticas.

Parece difícil, mas foi pensando nesse cenário, que a Omie desenvolveu a Omie Academy, uma iniciativa educacional, a fim de promover o Reskilling do contador e do empreendedor.

Com uma solução inovadora de blended learning (mesclando o ensino digital com o ensino presencial), a Omie Academy traz conteúdos desenvolvidos por grandes especialistas de mercado, de uma forma didática e de fácil acesso. São eBooks, infográficos, videoaulas, podcasts, avaliações e conteúdos extras, tudo para facilitar o seu aprendizado e estimular a aplicação prática dos conhecimentos abordados.

Além do material didático desenvolvido inteiramente para despertar suas novas habilidades, a Omie Academy também oferece os bootcamps, que são encontros presenciais para imersão no conteúdo estudado.

Novo CURSO | Pedro Roriz ensina tudo que você tem que saber sobre BPO

O primeiro curso da Omie Academy já está no ar e seu tema é BPO Financeiro.

O BPO (Business Process Outsourcing) Financeiro é a terceirização de negócios referentes a controladoria financeira. Com este curso, você estará se preparando para auxiliar diversas empresas com os processos de contas a pagar e contas a receber, além da gestão de recursos financeiros, para aprimorar o desenvolvimento e crescimento de seus clientes.

No Brasil, metade das empresas são fechadas antes de completarem três anos de existência, muitas vezes, por má gestão. Imagine se essas empresas tivessem a sua inteligência financeira, talvez elas não precisassem ser fechadas ou vendidas.

É por isso que o BPO financeiro é um dos principais assuntos quando falamos de renovação na contabilidade.

Chegou a sua vez de ser reconhecido pela sua inteligência e capacidade de atuação, deixando as empresas preparadas para superar os desafios financeiros, sem que percam as perspectivas de um futuro saudável para as finanças das companhias.‍

Não fique de fora dessa!

Interessado em desenvolver suas novas habilidades? Conheça mais sobre a Omie Academy!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas
Com a ferramenta você consegue otimizar sua gestão, atrair novos clientes e impulsionar sua receita
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas