Ampliando a Segurança das suas Informações

Bloqueando a exportação de dados

02/Out/2017
Evolução Omie

Certamente, não é a primeira vez que você ouve falar sobre segurança de dados, não é mesmo? Essa questão tem sido frequentemente discutida devido ao crescimento da influência da tecnologia sobre os negócios. As informações da sua empresa são um patrimônio muito valioso que precisa ser guardado com muito cuidado, carinho e segurança, afinal são com base nessas informações que você define estratégias e toma boa parte de suas decisões diariamente.

A migração para um ambiente informatizado promoveu, discretamente, o grande desafio de criar mecanismos de segurança eficientes, que vão desde a conscientização dos usuários até ferramentas de controle e restrição de acesso.

O controle de acesso dos usuários com senhas individuais é essencial. Com isso, cada funcionário terá seu perfil de acesso correspondente à função e ao cargo dele e apenas poderá acessar dados que fazem parte do trabalho. O compartilhamento de senhas não deve ser feito mesmo entre colegas de trabalho que são próximos. Os usuários e senhas são individuais e toda a equipe precisa saber que manter a senha em segredo é o primeiro passo para não se envolver em nenhum incidente. Esse controle também permite o monitoramento de ações e, em caso de quebra da segurança, o rastreamento do responsável.

Pode parecer óbvio, mas muitos colaboradores falam em locais públicos sobre a empresa e acabam dando margem para especulações. Oriente os colaboradores a prestarem atenção no ambiente ao redor quando precisarem discutir assuntos corporativos fora da empresa.

Conscientizar os colaboradores sobre a importância dos dados da empresa e a responsabilidade que cada um tem sobre eles é uma forma bastante eficiente de garantir que nenhuma informação seja utilizada de forma indevida, perdida ou até mesmo roubada. Envolva a área de marketing, comunicação interna e RH da sua empresa e defina estratégias de comunicação para potencializar a importância sobre este tema.

O sistema Omie possui um recurso bem fácil e rápido de ser aplicado para impedir que a exportação de dados seja realizada pelos usuários do sistema. Desta forma, além de definir o perfil de acesso dos usuários ao sistema apenas paras atividades atribuídas a cada um, você protege ainda mais as informações sensíveis da sua empresa e garante que elas sejam usadas apenas no âmbito da gestão do seu negócio.

 

Na página "Meus Aplicativos" basta acessar a opção "Cadastrar Usuários"

E depois configurar o “Perfil” de cada usuário ativando a restrição “Prevenir exportação de dados”

Pronto!

A partir deste momento os usuários com esta restrição ativada poderão apenas visualizar as informações dentro do sistema Omie sem a possibilidade de exportar qualquer informação das opções do sistema.

 

#segurança

José Adriano

Fanático por aprender e ensinar, responsável por treinamentos na Omiexperience. Acredita na capacidade inesgotável do ser humano em aprender coisas novas o tempo todo e que conhecimento é o grande combustível para o sucesso.

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