Análise estatística dos seus produtos

04/Jun/15
Evolução Omie

Controle do estoque é um aspecto fundamental para a gestão de qualquer empresa que compra e vende produtos. Tudo bem, até aí sem novidade. Mas, uma visão estatística rápida e precisa de cada um produtos de seu catálogo, demonstrando principalmente sua representatividade com relação ao volume de compras e de vendas é um diferencial.

Essa análise é extremamente importante pois indica quais são os fatores de risco em sua operação. Por exemplo, caso um único produto represente mais de 20% de suas vendas, você tem um potencial pepino na mão. Se por algum motivo não for mais possível comprar / importar / manufaturar esse produto, você terá um rombo de 20% em seu faturamento, e por consequência um rombo de 20% no caixa. Pouquíssimas empresas sobreviveriam a um baque como esse.

Em momentos de crise e retração econômica como o que passamos atualmente, mesmo uma pequena oscilação no mercado (como o automobilístico, por exemplo, que tem demitido milhares de funcionários e fechando fábricas) causa um tremendo impacto em toda a cadeia produtiva envolvida.

A resposta para essa ameaça é simples: diversidade. Quanto mais diversificadas forem suas vendas, menos impacto essas oscilações do mercado causarão em sua operação

E o mais bacana: Omie agora oferece isso! Como sempre, sem nenhum esforço pra você. :-). Basta consultar o próprio cadastro do produto que você encontrará dois novos gráficos de pizza, indicando:

  • quanto o volume de vendas do produto representa em comparação com a soma do volume de venda de todos os demais produtos nos últimos 30 dias
  • quanto o volume de compras do produto representa em comparação com a soma do volume de compra de todos os demais produtos nos últimos 30 dias

 

Produto2

Portanto, mãos à obra. Análise já seus produtos e proteja sua empresa contra qualquer "furacão". :-)

#análise

Rafael Olmos

Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas