Análise SWOT: entenda o seu papel dentro de uma empresa

Já ouviu falar na análise SWOT? Ela possui diversas vantagens para otimizar e desenvolver o seu negócio, entenda mais sobre essa ferramenta

21/Jul/2020
Gestão

Ser empresário vai muito além de abrir uma empresa e começar a atuar no mercado consumidor. Para ter sucesso nesse ramo, é necessário empenho e manutenção constante, tanto administrativa como contábil. Para facilitar esses processos existem ferramentas como a análise SWOT, que ajudam no planejamento a curto, médio e longo prazo.


Avaliar o mercado, determinar metas e elaborar um planejamento são algumas das funções que a análise SWOT desempenha em pequenas, médias e grandes empresas quando colocada em prática.


Essa ferramenta, apesar de pouco difundida no meio empresarial, é uma maneira de evitar percalços no meio do caminho, determinando as forças, fraquezas e oportunidades da sua empresa. Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda o que é análise SWOT.

 

Entenda o que é a análise SWOT

Abreviação para os termos em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), a análise SWOT também é conhecida como matriz FOFA, devido à tradução das siglas em inglês.


A análise SWOT tem como objetivo avaliar os ambientes internos e externos de uma empresa, de maneira a elaborar um planejamento tático para otimizar e desenvolver a atuação de um negócio no mercado.


Esse instrumento possui um formato bem peculiar e característico: ele é dividido em quatro quadrantes e duas categorias — ambiente interno e externo. Entenda mais nos tópicos abaixo.


Forças

A competição acirrada pela atenção do mercado consumidor não é novidade, e encontrar um diferencial em meio à concorrência é um passo importante para conquistar o público. Justamente pensamento nesse aspecto, o primeiro ponto de avaliação da matriz SWOT é a força:


  • “Qual o diferencial da empresa?”;
  • “Em que aspecto o meu negócio se destaca”,
  • “Qual é o nível de comprometimento com os clientes?”. 


As respostas para essas e outras perguntas devem ser feitas para encontrar a vantagem do seu empreendimento acima dos outros e identificar quais são os seus pontos fortes.


Fraquezas

As fraquezas (weaknesses) são aqueles pontos em que a sua empresa precisa dedicar a atenção, já que, provavelmente, estão prejudicando o desenvolvimento do seu negócio.


No planejamento estratégico da análise SWOT você deve verificar e observar as fraquezas de modo isolado, para assim perceber os fatores que as estão causando. Em geral, esse ponto é relacionado a falta de mão de obra, deficiência no treinamento da equipe ou até problemas de engajamento da marca com o público.


Oportunidades

Voltando-se para o ambiente externo, estão as oportunidades da análise SWOT. Elas são características e fatores que não dependem da empresa, porém, de alguma forma, a beneficiam.


Elas podem aparecer de diferentes formas. Um exemplo é a mudança política-econômica do país, assim como novos projetos de incentivo ao empreendedorismo.


Como uma ferramenta de gestão, a análise SWOT é usada para identificar essas oportunidades e, em alguns casos, prever como essas mudanças irão impactar o seu negócio, permitindo que você se prepare e crie uma estratégia para usá-las ao seu favor.


Ameaças

Por último, estão as ameaças da análise SWOT. Elas são situações e eventos que podem ou influenciam de maneira negativa o seu negócio. Como um aspecto externo, as ameaças dependem de fatores que fogem do controle do empresário.


Com uma análise SWOT bem elaborada, é possível criar um diagnóstico que integre todos os itens citados acima — forças, oportunidades e fraquezas —, criando um plano de ação para minimizar as ameaças.


Por que usar essa ferramenta para analisar a matriz fofa?

A análise SWOT, como falamos acima, é uma ferramenta de gestão usada para elaborar planos de ação. Ao identificar todos os pontos da SWOT, você está verificando e identificando os aspectos positivos e negativos do seu negócio.


Mas por que essa ferramenta é tão importante? Imagine que você está diante de um problema de marca e precisa solucioná-lo o mais rápido possível. Com a análise SWOT você já tem um documento detalhado com todos os possíveis problemas e como solucioná-los.


Para um planejamento organizacional, essa é uma ferramenta ideal para dar os primeiros passos e criar planos de curto, médio e longo prazo. Porém, lembre-se de sempre mantê-lo atualizado.


Saiba como mensurar os dados com a análise SWOT

Como você viu, a análise SWOT tem diversas funções dentro de uma empresa, mas você sabia que ela também é uma ferramenta utilizada para mensurar os dados de um empreendimento? Acesse o nosso blog e veja como é feita a avaliação empresarial com essa matriz.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas