Aspectos limitantes – Passo 7 do Guia Contador 2.0

É algo extremamente disruptivo a transição de empresa contábil tradicional, para um escritório que oferece serviços de consultoria
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Dizer que é algo simples para um pequeno escritório contábil, com um modelo tradicional de negócios, fazer a transição para uma empresa que oferece um nível de serviço consultivo em escala, seria uma desonestidade. Diariamente converso com contadores e vez ou outra um deles me conta sobre uma possível frustração passada, em uma tentativa em transpor esta barreira sem sucesso.

Não é mentira que a vida é feita de sucessos, mas os fracassos também acontecem. O segredo é aprender com os erros e tentar novamente, em algum momento você fará a coisa certa e o negócio vai vingar.

Aproveito este momento especial para mencionar o lançamento do novo curso que demonstra como criar e escalar o programa de consultoria financeira, chamado De Contador a Consultor com Omie.Smart, ele pode ser realizado gratuitamente na Omie Academy.

Gostaria de escrever algo sobre alguns eventuais aspectos que precisam ser considerados para que o projeto não seja malsucedido. Estes pontos são alguns dos quais os nossos contadores parceiros destacaram como os principais limitadores:

1. Limitações de ferramenta e tecnologia: escalar para consultoria financeira, integrando informações do cliente com o escritório, requer muita agilidade no trato das informações.

Sem muita organização quanto a alimentação das informações, projeções financeiras em tempo real, alertas proativos, uso de tecnologia em nuvem e formas de se visualizar ou projetar cenários futuros de forma automatizada e simples, não é possível oferecer as garantias necessárias para os seus clientes interessados em embarcar nesta nova fase contigo.

E se não for uma solução de baixo custo para o cliente, a chance dele se animar é ainda menor. Para fechar uma proposta de trabalho consultivo com o seu cliente, você vai precisar lidar com informações contábeis que vão além dos dados de dias ou meses atrás.

Com a tecnologia correta, você poderá acompanhar e utilizar dados em tempo real e fazer previsões baseadas em padrões, oferecendo de verdade informações que trazem novos insights para seus clientes.

2. Conhecimento de outras áreas: a formação de contadores é baseada na ciência contábil clássica, que é vital para a saúde fiscal de qualquer negócio, mas não prepara ele para tudo que significa fazer a gestão de uma empresa atualmente.

O chamado reskilling, que é o aprendizado de novos conhecimentos para melhorar a sua atuação, se torna cada vez mais fundamental em absolutamente todas as áreas profissionais. Em tempos de alto desemprego no Brasil, nunca foi tão difícil contratar pessoas com conhecimentos ambidestros e que consigam gerar valor em mais de uma área de negócio.

Ser um consultor de sucesso atualmente significa entender além da contabilidade e das finanças. Significa conhecer de forma mais profunda aspectos de tecnologia, marketing digital, redes sociais, gestão de pessoas, estratégias empresariais, marketing de vendas, entre outras áreas.

Afinal de contas, a empresa (cliente) possui suas características e demandas e atuando no nível estratégico. É isto não é simples, pelo contrário, é algo bastante complexo para todos os profissionais de todas áreas que desejam se reciclar.

3. Honorários e valores: conceitualmente o contador irá propor um valor mensal adicional pelo serviço de consultoria. No entanto, honorários devem se basear em valor agregado, o que pode ser objetivo e tangível ou subjetivo e intangível.

Devemos entender que basicamente falar em consultoria financeira significa melhorar as condições do cliente e isto tem a ver com melhorar os lucros, as margens, a fatia de mercado, a produtividade, a reputação, o desempenho das equipes, entre outros. Portanto, trata-se de como gerar valor para o negócio.

Para finalizar, nos resta a reflexão de que para mudar é necessário se convencer da necessidade e começar. A evolução da classe contábil passará, na verdade já está passando, a ter novos significados, atribuições e principalmente oportunidades gigantes.

Ainda que em algum momento a transição que você possa ter tentado fazer foi interrompida, não devemos desanimar. Sempre é a hora certa para recomeçar, desde que realmente exista a vontade e perseverança para romper barreiras e desafiar a si mesmo.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu