Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de abril

Infraestrutura, Comércio e Serviços foram setores de destaques no IODE-PMEs

19/04/2022
Relatório IODE

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 622 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

O Brasil vem enfrentando diversos desafios no ambiente macroeconômico com a alta dos juros, que impacta diretamente na tomada de crédito, e a inflação, que prejudica não só as empresas, mas a renda das famílias brasileiras.

Apesar do cenário desafiador, as pequenas e médias empresas (PMEs) mostraram importante tendência de recuperação no primeiro trimestre de 2022, refletindo certa normalização do ambiente de negócios com o maior controle da crise sanitária de Covid-19 no país.

Em março de 2022, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) mostra que a média da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs) apresentou crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação direta com fevereiro de 2022, o índice mostra expressivo aumento de 15,2%, atestando a recuperação sazonal da atividade econômica brasileira. Com isso, no acumulado do primeiro trimestre do ano, o índice mostra crescimento de 9,3% em relação ao verificado no primeiro trimestre de 2021.

Considerando as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o crescimento do índice em março foi condicionado, sobretudo, pelo avanço da movimentação financeira real nos setores de Infraestrutura (+23,1%, ante mar./21), Comércio (+14,9%) e Serviços (+14,0%). A Indústria, por sua vez, registrou crescimento relativamente mais contido na comparação com os demais segmentos (+9,6%, ante mar./21). A exceção no período foi o segmento de Agropecuária, que seguiu com movimentação financeira abaixo dos níveis de 2021 no último mês (-5,7%), assim como verificado no decorrer de janeiro e fevereiro.

Confira a imagem a seguir: 

No setor de Infraestrutura, a atividade de construção voltou a ser o principal destaque em março, além do avanço das atividades de ‘coleta, tratamento e disposição de resíduos’. 

Já no Comércio, que também se destacou em março, dentre os três grandes segmentos que compõe o setor (atacado, varejo e ‘comércio e reparação de veículos e motocicletas’), observa-se que a tendência de crescimento tem sido puxada, principalmente, pelo avanço do comércio varejista. 

No setor de Serviços, a expansão em março foi puxada pelo avanço dos segmentos de ‘transporte, armazenagem e correio’ e educação. Por outro lado, as atividades dos segmentos imobiliário e ‘artes, cultura, esporte e recreação’ registraram retração frente a igual período de 2021.

O setor industrial também mostra discrepância de desempenho em algumas atividades no último mês. Enquanto se verifica avanço da produção nos segmentos de ‘celulose, papel e produtos de papel’ e bebidas, houve retração na fabricação de produtos de metal e ‘outros equipamentos de transporte’.

Por fim, o IODE-PMEs Agro seguiu mostrando queda em março em termos anuais, destoando do comportamento dos demais setores. O resultado reflete, principalmente, a queda da movimentação financeira no segmento ‘agricultura, pecuária e serviços relacionados’.

Alguns pontos a serem observados:

  1. Mesmo em um cenário desafiador, PMEs mostram tendência de recuperação no primeiro trimestre de 2022;
  2. Em março, o IODE-PMEs mostrou crescimento de 11,2% na comparação anual;
  3. Atividade de construção segue puxando o bom desempenho do setor de Infraestrutura;
  4. Crescimento do varejo tem impacto positivo no setor de Comércio.

Qual a importância do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs?

O indicador traz dados complementares para que você use dentro da sua empresa e assim, faça análises muito mais consistentes para planejamentos mensais, ou seja, ao usar o relatório IODE na sua empresa, você consegue entender melhor como o seu negócio está performando no mercado e os principais destaques de cada segmento. 

Essa é uma frente oferecida pela Omie que é mais do que um simples relatório, é inteligência de mercado, que unida com o ERP, faz com que você consiga entregar um trabalho completo e excepcional para os seus clientes. Além disso, é oferecida de forma gratuita para as PMEs. 

Inscreva-se no site para acessar o e-book completo do IODE-PMEs e o boletim de abril: www.omie.com.br/indice-economico.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas