Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de abril

Infraestrutura, Comércio e Serviços foram setores de destaques no IODE-PMEs
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 622 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

O Brasil vem enfrentando diversos desafios no ambiente macroeconômico com a alta dos juros, que impacta diretamente na tomada de crédito, e a inflação, que prejudica não só as empresas, mas a renda das famílias brasileiras.

Apesar do cenário desafiador, as pequenas e médias empresas (PMEs) mostraram importante tendência de recuperação no primeiro trimestre de 2022, refletindo certa normalização do ambiente de negócios com o maior controle da crise sanitária de Covid-19 no país.

Em março de 2022, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) mostra que a média da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs) apresentou crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação direta com fevereiro de 2022, o índice mostra expressivo aumento de 15,2%, atestando a recuperação sazonal da atividade econômica brasileira. Com isso, no acumulado do primeiro trimestre do ano, o índice mostra crescimento de 9,3% em relação ao verificado no primeiro trimestre de 2021.

Considerando as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o crescimento do índice em março foi condicionado, sobretudo, pelo avanço da movimentação financeira real nos setores de Infraestrutura (+23,1%, ante mar./21), Comércio (+14,9%) e Serviços (+14,0%). A Indústria, por sua vez, registrou crescimento relativamente mais contido na comparação com os demais segmentos (+9,6%, ante mar./21). A exceção no período foi o segmento de Agropecuária, que seguiu com movimentação financeira abaixo dos níveis de 2021 no último mês (-5,7%), assim como verificado no decorrer de janeiro e fevereiro.

Confira a imagem a seguir:

625ead07ff53ec22a43169fd Q9dV76q3pC8C68RKoxcMDB8z0EUkUR ZOXhr 0cTfjiNDDri95ih2P77ERTmKbfpUjGxKC

No setor de Infraestrutura, a atividade de construção voltou a ser o principal destaque em março, além do avanço das atividades de ‘coleta, tratamento e disposição de resíduos’.

Já no Comércio, que também se destacou em março, dentre os três grandes segmentos que compõe o setor (atacado, varejo e ‘comércio e reparação de veículos e motocicletas’), observa-se que a tendência de crescimento tem sido puxada, principalmente, pelo avanço do comércio varejista.

625ead07d2116bbda74a92b5 lnbp20HjgRp 1TyPdKCnrKLiSZp4wuV1SyiF8ZDmcjL0vzVYjcihwzYd83mn3ZiUnxTcva9ppAdNld5Ks fiEF4Y5vnk29RwZ7CuCh80L zM7wScIGEX2gbWJkmkGCp QYeNDKtq
625ead0796c76d52b0085de2 fKkMFrT4g kW1e2kAy FBf

No setor de Serviços, a expansão em março foi puxada pelo avanço dos segmentos de ‘transporte, armazenagem e correio’ e educação. Por outro lado, as atividades dos segmentos imobiliário e ‘artes, cultura, esporte e recreação’ registraram retração frente a igual período de 2021.

O setor industrial também mostra discrepância de desempenho em algumas atividades no último mês. Enquanto se verifica avanço da produção nos segmentos de ‘celulose, papel e produtos de papel’ e bebidas, houve retração na fabricação de produtos de metal e ‘outros equipamentos de transporte’.

‍Por fim, o IODE-PMEs Agro seguiu mostrando queda em março em termos anuais, destoando do comportamento dos demais setores. O resultado reflete, principalmente, a queda da movimentação financeira no segmento ‘agricultura, pecuária e serviços relacionados’.

Alguns pontos a serem observados:

  1. Mesmo em um cenário desafiador, PMEs mostram tendência de recuperação no primeiro trimestre de 2022;
  2. Em março, o IODE-PMEs mostrou crescimento de 11,2% na comparação anual;
  3. Atividade de construção segue puxando o bom desempenho do setor de Infraestrutura;
  4. Crescimento do varejo tem impacto positivo no setor de Comércio.

Qual a importância do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs?

O indicador traz dados complementares para que você use dentro da sua empresa e assim, faça análises muito mais consistentes para planejamentos mensais, ou seja, ao usar o relatório IODE na sua empresa, você consegue entender melhor como o seu negócio está performando no mercado e os principais destaques de cada segmento.

Essa é uma frente oferecida pela Omie que é mais do que um simples relatório, é inteligência de mercado, que unida com o ERP, faz com que você consiga entregar um trabalho completo e excepcional para os seus clientes. Além disso, é oferecida de forma gratuita para as PMEs. ‍

Inscreva-se no site para acessar o e-book completo do IODE-PMEs e o boletim de abril: www.omie.com.br/indice-economico.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida