Boletim IODE-PMEs mensal: confira as atualizações de fevereiro

Veja abaixo os principais dados relacionados ao IODE-PMEs, o índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O IODE-PMEs é usado como um termômetro econômico de todas as empresas que possuem um faturamento anual de até R$50 milhões e compõem um dos cinco setores: Indústria, Serviços, Agropecuária, Infraestrutura e Comércio.

Antes de falarmos sobre o boletim de fevereiro, é importante entender o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). Para criar o IODE-PMEs, foram analisados dados de forma agregada e anônima de mais de 90 mil clientes, correspondendo a 622 subclasses de  CNAEs de 1.332 existentes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse índice, confira abaixo todos os dados relevantes para os empreendedores desses 5 setores.

No mês de janeiro de 2022, o IODE-PMEs indicou que a média de movimentação financeira real cresceu cerca de 7,7% em comparação ao resultado de janeiro de 2021. Quando comparamos diretamente com dezembro, o índice mostra uma retração de 16,4% no último mês, que está diretamente relacionada à perda sazonal de fôlego que acontece nos primeiros meses de cada ano.

Confira a imagem a seguir:

IODE-PMEs – Janeiro /2022

621664da4e932d9abd99bf84 eJtEDuD5JC ZttlFBGlMPbizBSVYecTQJ HqXhQeikXX7h 1GB4gS2KqJKsZCWFBZTsC2Sk1cUWT99wmes06BJ5aFeOXW2X49ZtjKmA0s5luLtEny3Q1Oc6ZMu h6Mq3AAyYtHju

Fonte: IODE-PMEs (Omie) 

6217d4ceb6c2aa4d70c9014e aaaa

 

Quando falamos em aberturas por setor, podemos ver o crescimento em algumas áreas, e são elas: Comércio (+18,7%), Infraestrutura (+17,9%), Serviços (+4,7%) e Indústria (+8,8%). O único setor que sofreu impactos negativos foi a agropecuária com retração de -2,0%.

Impacto do covid-19 e suas variantes no funcionamento de PMEs

Apesar do espalhamento da variante Ômicron no ínicio do ano, a situação do país atualmente é muito diferente do início de 2021, pois a vacinação é a principal aliada para que as hospitalizações não disparem e, por isso, as empresas não precisam mais fechar ou restringir as suas vendas ou acessos.

Diante disso, mesmo com a alta de novos casos, houve um crescimento da movimentação financeira das PMEs do setor de Comércio e Serviços. Agências de viagem, por exemplo, estão voltando com a alta procura, pois muitas pessoas ficaram longos períodos dentro de casa em razão da quarentena e agora querem viajar com a família e os amigos.

Outro setor que mesmo com a pandemia está em crescimento é a Indústria, com destaque para empresas fabricantes de bebidas (+9% em comparação ao ano anterior). Mesmo com o vírus ainda existente e circulando no mundo todo, a vacinação trouxe bons resultados para diversos setores.

De modo geral, esses são alguns dados relevantes para destacarmos no boletim IODE-PMEs do mês de fevereiro. Use essas informações para acelerar o crescimento da sua empresa e garantir mais esforço da operação e um planejamento excelente e cada vez mais assertivo.

Quer saber mais sobre o IODE-PMEs e o que é? Temos um artigo completo que vai te mostrar como surgiu a ideia desse indicativo e vários outros dados. Aproveite e inscreva-se no site para acessar o e-book completo do IODE-PMEs e o boletim de fevereiro: https://www.omie.com.br/indice-economico

61fc1e152132079c5b06ce88 010222 Capa Blog Prancheta 1
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações