Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de agosto

Saiba quais setores foram responsáveis pelos números mais positivos registrados em agosto
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ajudar seus clientes e parceiros na gestão de empresas é sempre uma prioridade para a Omie e, por isso, estamos sempre buscando formas de entregar muito além do sistema ERP.

O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas, também chamado de IODE-PMEs, foi criado para ajudar o empreendedor a entender como seu negócio está se saindo dentro do segmento que atua e ainda ampliar suas noções de economia e visão de mercado, pontos importantes que podem contribuir no planejamento da empresa.

O índice incorpora cinco setores – Agropecuária, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços – e apresenta uma análise segmentada e detalhada de cada um dos setores. Ele funciona como um termômetro para empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões.

Confira abaixo nosso boletim mensal. ‍

Resultados recentes do IODE-PME’s

Após resultados fracos do índice nos últimos dois meses, a análise de nossos especialistas indica um crescimento mais significativo em agosto de 2022. A média da movimentação financeira real das PMEs brasileiras avançou 4,7% na comparação com igual período do ano anterior e 6,8% em comparação com julho de 2022.

O resultado positivo do mercado em agosto foi puxado pelo bom desempenho em três setores: Indústria, Comércio e Agropecuária. A Indústria foi o setor que mais cresceu, avançando 15,7% em agosto/22 na comparação anual, puxada especialmente por atividades ligadas ao setor coureiro, alimentício e químico.

Apesar do bom desempenho do índice geral do mercado de PMEs, há importantes setores que seguem perdendo força nos últimos meses. O segmento de Serviços, um dos maiores da economia brasileira, registrou resultados preocupantes recentemente, recuando 2,6% na comparação anual, após ter sofrido uma queda de 4,5%  no mês de julho. Já o setor de Infraestrutura caiu 7,4% na movimentação financeira real em agosto/22 na comparação anual.

63358bd9115f7d4618d5ea3d ByahLK8PhgUIWuOiX5RMTWK01mtQsidTNBFvgPr6gUXup82vGB92THMbYlf flMSa4lXdqcveDNqvHm8ArehH3p0HHuW7uCFcdGxp5BxmJg3JaYQ6jHocCZoy46WIm EPPEz5iIiTmAMjSmSHVzPMa 2dEEEPs i5DSbGyRCYVpFi0LkTtYo00NSA

Resumo dos principais pontos levantados sobre agosto/2022

  • Pequenos e médios negócios mostraram bom desempenho em agosto/22. Após fracos resultados entre junho e julho, o IODE-PMEs voltou a acelerar em agosto;
  • IODE-PMEs mostrou crescimento de 4,7% YoY da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em agosto/22, após ter registrado apenas +0,7% em julho;
  • Monitoramento setorial pelo IODE-PMEs indica que Indústria e Comércio sustentaram o resultado positivo de agosto;
  • Índice indica nova retração no setor de Serviços (-2,6% YoY em agosto/22) – terceiro mês consecutivo de queda.

Saiba como a nossa análise pode ajudar no planejamento do seu negócio:

Confira o boletim completo

Em uma leitura rápida você conseguirá ficar por dentro do momento econômico vivenciado pelas pequenas e médias empresas brasileiras, com a análise setorial fornecendo insights mais detalhados sobre como essa fase afeta a sua área de negócios e influencia seus concorrentes, fornecedores e clientes. No boletim você encontra a análise completa e detalhada feita de cada segmento, além de infográficos e tabelas que facilitam a visualização de todos os dados. Clique aqui e confira!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida