Brainstorming: como usar essa técnica no seu negócio

Quer aumentar os resultados da sua empresa? Com o brainstorming você consegue ter soluções e ideias criativas para o seu negócio alavancar. Conheça!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Sabe aquele momento em que a empresa precisa de ideias inovadoras e criativas para o dia a dia ou algum projeto em específico e não sabe como seguir? Que tal fazer uma brainstorming? Essa é uma técnica muito usada para propor soluções com liberdade e o debate direto com os colegas de trabalho.

Criada em 1948, pelo renomado publicitário Alex Osborn, a brainstorming, ou tempestade de ideias na tradução para o português, pode ser aplicada em uma empresa desde o início, durante o desenvolvimento de produtos ou serviços, até problemas na fase final de entrega.

E agora que você já sabe o que significa brainstorming, que tal aprender como aplicar na sua empresa e atingir resultados ainda melhores? Leia o artigo abaixo e tire todas as suas principais dúvidas!

Conceito de brainstorming

Já ouviu aquele ditado que “duas cabeças pensam melhor que uma”? Essa é uma das principais frases que pode ser usada quando alguém pergunta o que é brainstorming! Dessa forma, é possível ter ideias diferentes e criativas para as mais variadas situações.

E para ser feito com qualidade, o recomendado é que a brainstorm ou brainstorming envolva uma quantidade elevada de pessoas para que as perspectivas trazidas nas reuniões sejam plurais. Mas não se esqueça! O ideal é que o foco seja na quantidade de ideias.

O melhor do brainstorming é que toda ideia é válida! Assim, mesmo aqueles pensamentos bem diferentes e variados são usados para definição de estratégias. No final é feito um filtro que permite escolher quais são as mais apropriadas para o objetivo da empresa.

Por isso, ter um grupo dinâmico e ativo na companhia faz total diferença no desenvolvimento e no processo criativo. E a principal dica, como dito anteriormente, é não ter nenhum tipo de crítica ao brainstorming. Porém, é fundamental que todas as ideias estejam de acordo com o foco da empresa.

Quais são os tipos de brainstorming?

Como já dito anteriormente, brainstorming online ou presencial apresentam resultados incríveis para as mais variadas empresas, tudo isso com o mesmo modelo de execução, porém com tipos diferentes de trabalho, que são o estruturado e o não estruturado. Quer conhecer?

Estruturado

Nesse caso, a organização é feita em rodadas com um tempo determinado previamente. Dessa forma, todos os participantes têm espaço para expor suas ideias e defender os pontos que considera positivos. Essa é uma ótima opção para criar interação com os funcionários.

Não estruturado

Com esse modelo é possível ter ainda mais flexibilidade com as ideias e é um dos tipos de brainstorming mais usados por não ter uma ordem para expor os insights que vão surgindo durante a reunião. Esse é um dos mais positivos por não ter nenhuma pressão envolvida, o que ocasiona em uma leveza maior no processo.

Como funciona na prática a “tempestade de ideias”?

E se você ainda está se perguntando sobre exemplos de brainstorming para realizar a reunião na prática, abaixo você vai ter algumas dicas de como deixar o encontro mais dinâmico e não errar em nenhum ponto.

  1. Breve explicação do problema;
  2. Anotação, por parte de cada participante, das ideias;
  3. Apresentação das ideias ao grupo;
  4. Junção das ideias,
  5. Término da reunião.

1. Tenha profundo conhecimento no tema

Organize um tempo em sua agenda para entender o briefing e não esquecer nenhum detalhe importante. A pesquisa nesse caso é essencial para não acontecer erros ou deslizes durante o processo.

Definir pontos para o arquivo de personas, por exemplo, facilita a entender sobre a marca e o tom de voz que deve ser usado. Além disso, dúvidas comuns podem ser sanadas com muito mais facilidade. Faça questionamentos como: “quem é a persona? Em que momento ela aparece? Como a persona resolve o problema?”, entre outros.

2. Engaje o time

O indicado é sempre ter um número grande de pessoas participando do brainstorming, e com isso, sempre que for necessário, o ideal é engajar a equipe a ajudar na investigação do problema e explicar todos os benefícios de ter todo o time em conjunto.

3. Compartilhe as novidades antes da reunião

Esse é um detalhe extremamente importante para a boa execução da reunião de brainstorming, isso porque, conhecer todos os resultados com antecedência faz com que as ideias sejam mais concretas e palpáveis.

Dessa forma, o recomendado é ter um storytelling em que todos os envolvidos tenham empatia pela persona e entendam toda a importância para o processo. Entender a dor do cliente e quais são os principais pontos a melhorar auxilia a criar produtos de qualidade que vão atingir a raiz do problema.

Aumente a criatividade no seu ambiente de trabalho

Agora que você já sabe como fazer um brainstorming bem estruturado para o seu negócio, não deixe de começar e a aplicar no seu dia a dia. Transforme os momentos simples em grupo em soluções que podem fazer a diferença nos seus processos de trabalho.

Além de ótimas ideias, todos os funcionários que participarem da reunião vão se sentir cada vez mais pertencentes e integrados. Isso aumenta a produtividade, os deixa motivados e com mais comprometimento nas entregas. Afinal, não há nada melhor do que ver o resultado do seu trabalho, não é mesmo?

E para melhorar ainda mais a sua “tempestade de ideias”, que tal apostar em cursos para o seu negócio que potencializam e aumentam todas as habilidades? Conheça a Omie.Academy, uma plataforma que conta com tudo que você precisa em um só lugar. Acesse e confira!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado