Como a PME escolhe seu contador?

Pesquisa realizada pela Omiexperience analisa o mercado de contabilidade para PMEs a fim de revelar importantes dados sobre o setor e seus profissionais

08/Dez/16
Contadores

Recentemente, a Omiexperience, empresa desenvolvedora do Omie, o primeiro e único ERP parceiro do contador, realizou uma pesquisa que visa revelar ao mercado contábil o que os clientes esperam de seus contadores. Os dados mostram quais aspectos fazem a diferença na contratação de um escritório de contabilidade, além de analisar o mercado atual e ajudar o contador a tomar melhores decisões profissionais.

A iniciativa criada pela Omiexperience vem trazer uma compreensão profunda entre as visões envolvidas, tanto das PMEs, quando dos contadores. Foram 542 empresas entrevistadas, sendo que 119 são contadores e 423 são clientes de escritórios de contabilidade. Cerca de 44% das empresas entrevistadas possui menos de cinco funcionários e 46% delas tem um faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3.6 milhões. "Nosso intuito é melhorar o relacionamento entre a classe contábil e seus clientes, proporcionando um crescimento em ambos os lados", afirma Marcelo Lombardo, CEO da Omiexperience.

A pesquisa é pautada por diversos pontos, sendo que um dos mais importantes é o da comparação entre o que o cliente busca em um contador e o que o contador pensa que o cliente busca. Ao contrário do que muitos pensam, a simples indicação de um amigo ou conhecido vem perdendo peso. Ela é necessária, principalmente para o cliente chegar ao contador, porém não é mais o ponto determinante da sua escolha.

Por outro lado, o uso de tecnologia assumiu um papel predominante na decisão do cliente. Quanto mais informatizado o escritório, melhor na visão do cliente. Outro dado relevante é que o cliente, cada vez menos se importa em manter uma relação pessoal com o contador, o que abre a chance deste se tornar mais eletrônico, enxuto e integrado.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido um ponto central para o contador e seus negócios. Sem seu uso intensivo, seria impossível para o contador conseguir entregar as obrigações de seus clientes em tempo hábil e com custo admissível. Apesar dessa mudança de paradigma, a pesquisa revela que o contador ainda falha em passar essa percepção de adoção intensa de tecnologia ao seu cliente.

Além disso, há dados sobre especialização do contador, satisfação, busca por serviços adicionais, comunicação, e por fim, os principais motivos que fazem um cliente trocar de contador. "Elaboramos a pesquisa para que ela fosse um guia para os contadores, dando a eles uma chance de conhecer mais seu mercado", afirma Lombardo.

Muitos contadores pensam que um dos principais motivos para seus clientes os deixarem são os valores dos honorários, porém a pesquisa mostra que um papel proativo do contador é mais levado em conta do que o preço nessa decisão. O porte da empresa contábil também pouco importa para o cliente, o que abre oportunidades para todos.

A pesquisa completa pode ser baixada em:

Vale a pena conferir!

Sobre Omie: www.omie.com.br

Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo
Lombardo, sócio-fundador da Omiexperience.

 

Assessoria de Imprensa Omie

A Danthi Comunicações é uma empresa especializada em comunicação corporativa, que funciona como um escritório boutique, focado em clientes do setor privado. Neste espaço você poderá acompanhar publicações relevantes da Omie na mídia. Quer adicionar algo? Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas