Como aproveitar o otimismo e se preparar para 2019

Não basta ficar esperando também o futuro acontecer, se quer aproveitar 2019, comece logo seu planejamento
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Como vimos no artigo Um plano para 2019, o empresariado brasileiro aguarda com grande expectativa que 2019 seja um ano libertador, isso por conta de toda turbulência política e econômica que passamos nos últimos anos e que agora parece dar sinais de estabilidade.

Claro que não dá só para ficar aguardando com animação e otimismo a mudança de cenário e não fazer nada para que isso mude também dentro da sua empresa, afinal janeiro já acabou e se você não prestar atenção, 2019 acabará com você esperando. Planejamento é algo fundamental para traçar suas metas e objetivos, e depois claro, saber qual o melhor caminho para chegar neles.

A linha mestra de qualquer planejamento é a saúde financeira do seu negócio, ou seja, saber se você tem ou terá orçamento necessário para realizar ações que tragam resultados. Ter um plano financeiro estratégico é fundamental para analisar as previsões de receitas e despesas e determinar as ações dentro do seu exercício financeiro.

Aí começa a sua maior dor.

gestão

Como saber o que vai acontecer ao longo do ano?

Evidentemente o planejamento vai te mostrar isso e um fator muito importante para essa análise é observar o seu próprio histórico.

Antes de iniciar esta análise, primeiro sua empresa precisa ter um plano de contas financeiro gerencial, traduzindo, ter todas as suas receitas e despesas agrupadas em categorias. Toda vez que houver uma movimentação financeira, ela deve ser relacionada com esta categoria.

Exemplo: Comprei uma caneta para minha equipe. Enquadro esta despesa na categoria de Compra de material de escritório.

Assim fica fácil rastrear por onde entra e sai dinheiro da sua empresa.

Baseando-se nisso, começa o trabalho de planejamento, analisando o quanto foi alcançado em valores reais, para cada categoria, para a projeção dos valores futuros. Esse planejamento é conhecido como Orçamento de Caixa, Planejamento de Receitas e Despesas ou Budget.

Nesse cenário entram em cena as planilhas extremamente complexas para realizar essas análises, tornando o trabalho desgastante e muitas vezes desprezado pelo nível de estresse que ele causa e a quantidade de atualizações que precisam ser feitas.

A cada movimentação financeira registra-se na planilha e depois de tudo preenchido começa o preenchimento do planejamento de cada tipo de receita e despesa. Algo extremamente rudimentar levando em consideração todas as tecnologias que temos disponíveis.

Outro ponto importante para que o planejamento se torne uma realidade é acompanhar em tempo real o que foi previsto por ele, para saber se os dados reais estão próximos dos que foram estimados.

Caso estejam distantes, talvez seja a hora de ajustar e definir novas estratégias, é assim que alcançamos os objetivos, antes que a tragédia seja anunciada. Essa comparação e revisão das métricas é conhecida como Forecast e muitas empresas quase nunca a fazem.

Pensando em produtividade, e mais além, em ter um Raio X das suas receitas e despesas reais em relação às estimadas, é imprescindível que sua empresa utilize um sistema de gestão que te apresente as informações de forma simples e eficiente, causando o menor investimento de tempo possível por operação, garantindo assim que o seu investimento de tempo seja focado na análise desses dados.

Caso queira visualizar como é realmente simples, leia aqui sobre como turbinar seus relatórios de orçamento. Imagine que cada colaborador da sua empresa opera o seu sistema de gestão efetuando as vendas, compras, e alimentando o financeiro com as contas a pagar e receber. Isso já vai alimentando a base de dados do seu sistema, que tornarão a sua atividade de análise do que foi realizado muito mais produtiva.

Agora é só comparar com suas previsões e tomar as rédeas da sua empresa, analisando as tendências de venda, reajustando preços, estabelecendo ações de marketing e vendas e evitando problemas de maneira proativa. A primeira ação é a vontade de fazer e alcançar nossos objetivos estratégicos confiando que a hora é agora e que vai dar certo.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado