Como conseguir mais clientes com o IRPF 2021

Saiba neste artigo como aproveitar a época agitada do IRPF 2021 para conquistar e fidelizar mais clientes para seu escritório de contabilidade.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O Imposto de Renda de Pessoa Física é um dos motivos que fazem os escritórios de contabilidade receberem mais demandas de pessoas que precisam se organizar para entregar a declaração. Por isso, é sempre bom que você, contador, esteja atualizado sobre o IRPF 2021 e sobre como atrair clientes por meio desse serviço.

Como atrair e fidelizar clientes com o IRPF 2021

A época de entregar o IRPF pode não ser fácil, mas é uma grande oportunidade para atrair novos clientes e mantê-los fidelizados. Por isso, além de organizar o escritório de contabilidade, é preciso também pensar em estratégias para atrair e fidelizar clientes. Veja algumas dicas a seguir:

Prepare-se com antecedência

Estar pronto para atender bem essa demanda é o primeiro passo para atrair novos clientes e oferecer um atendimento completo para fidelizar os já existentes. Sendo assim, lembre-se de baixar antecipadamente o programa de preenchimento da declaração disponibilizado pela Receita Federal.

A preparação da equipe deve acontecer até mesmo antes da liberação do sistema. Se possível, o início dos preparativos já pode começar em janeiro. Para isso, reúna todo o time do seu escritório envolvido nesse tipo de trabalho e desenvolva um planejamento completo para definir como será o atendimento dessa demanda.

Estabeleça fatores como: horário de atendimento, entender quais serão as mudanças na legislação em 2021, como será recebida a documentação para a elaboração das declarações e em qual prazo, entre outros detalhes. Essa organização antecipada fará toda a diferença na sua rotina de trabalho e da sua equipe.

Mantenha seus clientes atualizados

Outra medida que pode ser tomada com antecedência é lembrar seus clientes da aproximação do IRPF 2021, alertando-os de já separar os dados que serão necessários para a elaboração da declaração. Esse processo pode levar tempo, por isso, quanto antes for iniciado, melhor.

Oriente sua equipe a entrar em contato com seus clientes informando-os sobre quando as entregas da Declaração do Imposto de Renda deverão começar naquele ano e quais novidades eles devem esperar. Muitas vezes, a documentação exigida pode aumentar ou diminuir, e tudo isso deve ser informado ao seu cliente com antecedência.

O ato de informar seus clientes antecipadamente sobre todos os próximos passos da entrega do IR pode fazer toda a diferença, não somente para a organização dos processos, como também para demonstrar sua preocupação em atendê-los da melhor forma e criar um relacionamento de parceria e confiança.

Divulgue seus serviços

Outra dica é aproveitar a época agitada do IRPF 2021, quando os clientes estarão buscando por contadores, para fazer sua declaração e investir em marketing e divulgação.

Produza conteúdos sobre o tema, interaja com o seu público tirando dúvidas e, ao mesmo tempo, divulgando seu escritório. Publique esses artigos nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram, ou até em seu próprio site ou blog – caso você tenha um.

Essa é uma forma bastante eficaz de marcar presença on-line e passar credibilidade e autoridade do assunto para possíveis clientes. Aproveite também para mostrar qual seu diferencial e como você pode ajudar não somente no processo de entrega do IRPF, mas também em outros serviços contábeis.

Supere as expectativas

Quando falamos sobre conquistar e fidelizar novos clientes, é preciso apresentar mais do que eles encontram na concorrência. Sendo assim, além de apenas elaborar a declaração do Imposto de Renda, você pode oferecer um atendimento mais próximo e personalizado.

Ou seja, com os dados do cliente em mãos, é possível fornecer relatórios que podem influenciar em decisões financeiras futuras do declarante. Por isso, ao analisar esses relatórios junto a ele, você, contador, pode ajudá-lo a planejar o caminho que ele seguirá para atingir seus objetivos.

Um exemplo disso é elaborar um planejamento tributário e orientar seu cliente sobre a melhor forma de conseguir reduzir sua carga tributária e fazer uma restituição adequada dos impostos pagos. Também é possível ajudá-lo indicando-lhe as melhores formas de investir a restituição para obter algumas vantagens financeiras.

Aposte na tecnologia

A tecnologia também pode ser uma grande aliada para facilitar e otimizar os processos de contabilidade fiscal. Com um sistema de gestão ERP, é possível, por exemplo, eliminar a burocracia na transferência de dados.

Seja para elaborar o IRPJ ou para outras operações, esse tipo de software permite uma maior integração de dados entre você e seus clientes – principalmente aqueles que são donos ou acionistas de empresas.

Incentivá-los a implementar um sistema como esse pode ajudar tanto na gestão contábil do seu cliente quanto nos demais processos administrativos. Afinal, o software ERP automatiza operações, garantindo mais agilidade e produtividade na rotina de trabalho.

Entenda melhor o que é um sistema ERP e descubra todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer tanto para a gestão empresarial quanto para a contabilidade!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
contador pensando em preparar o escritório de contabilidade para 2023
Saiba tudo sobre a Contabilidade em 2024: tendências, dicas e como aprimorar seus conhecimentos na área.
diferença entre ativo circulante e não circulante
Quais são as diferenças entre ativo circulante e não circulante? Aprenda como identificar cada um para fazer um bom
contabilidade para MEI: mulheres observando computador
Conquiste mais clientes com a contabilidade para MEI. Há uma fatia grande de empreendedores nessa categoria e diversos serviços para