Como conseguir mais clientes com o IRPF 2021

Saiba neste artigo como aproveitar a época agitada do IRPF 2021 para conquistar e fidelizar mais clientes para seu escritório de contabilidade.

15/Set/2020
Contabilidade

O Imposto de Renda de Pessoa Física é um dos motivos que fazem os escritórios de contabilidade receberem mais demandas de pessoas que precisam se organizar para entregar a declaração. Por isso, é sempre bom que você, contador, esteja atualizado sobre o IRPF 2021 e sobre como atrair clientes por meio desse serviço.

Como atrair e fidelizar clientes com o IRPF 2021

A época de entregar o IRPF pode não ser fácil, mas é uma grande oportunidade para atrair novos clientes e mantê-los fidelizados. Por isso, além de organizar o escritório de contabilidade, é preciso também pensar em estratégias para atrair e fidelizar clientes. Veja algumas dicas a seguir:

Prepare-se com antecedência

Estar pronto para atender bem essa demanda é o primeiro passo para atrair novos clientes e oferecer um atendimento completo para fidelizar os já existentes. Sendo assim, lembre-se de baixar antecipadamente o programa de preenchimento da declaração disponibilizado pela Receita Federal.


A preparação da equipe deve acontecer até mesmo antes da liberação do sistema. Se possível, o início dos preparativos já pode começar em janeiro. Para isso, reúna todo o time do seu escritório envolvido nesse tipo de trabalho e desenvolva um planejamento completo para definir como será o atendimento dessa demanda.


Estabeleça fatores como: horário de atendimento, entender quais serão as mudanças na legislação em 2021, como será recebida a documentação para a elaboração das declarações e em qual prazo, entre outros detalhes. Essa organização antecipada fará toda a diferença na sua rotina de trabalho e da sua equipe.

Mantenha seus clientes atualizados

Outra medida que pode ser tomada com antecedência é lembrar seus clientes da aproximação do IRPF 2021, alertando-os de já separar os dados que serão necessários para a elaboração da declaração. Esse processo pode levar tempo, por isso, quanto antes for iniciado, melhor.


Oriente sua equipe a entrar em contato com seus clientes informando-os sobre quando as entregas da Declaração do Imposto de Renda deverão começar naquele ano e quais novidades eles devem esperar. Muitas vezes, a documentação exigida pode aumentar ou diminuir, e tudo isso deve ser informado ao seu cliente com antecedência.


O ato de informar seus clientes antecipadamente sobre todos os próximos passos da entrega do IR pode fazer toda a diferença, não somente para a organização dos processos, como também para demonstrar sua preocupação em atendê-los da melhor forma e criar um relacionamento de parceria e confiança. 

Divulgue seus serviços

Outra dica é aproveitar a época agitada do IRPF 2021, quando os clientes estarão buscando por contadores, para fazer sua declaração e investir em marketing e divulgação


Produza conteúdos sobre o tema, interaja com o seu público tirando dúvidas e, ao mesmo tempo, divulgando seu escritório. Publique esses artigos nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram, ou até em seu próprio site ou blog - caso você tenha um.


Essa é uma forma bastante eficaz de marcar presença on-line e passar credibilidade e autoridade do assunto para possíveis clientes. Aproveite também para mostrar qual seu diferencial e como você pode ajudar não somente no processo de entrega do IRPF, mas também em outros serviços contábeis.

Supere as expectativas

Quando falamos sobre conquistar e fidelizar novos clientes, é preciso apresentar mais do que eles encontram na concorrência. Sendo assim, além de apenas elaborar a declaração do Imposto de Renda, você pode oferecer um atendimento mais próximo e personalizado.


Ou seja, com os dados do cliente em mãos, é possível fornecer relatórios que podem influenciar em decisões financeiras futuras do declarante. Por isso, ao analisar esses relatórios junto a ele, você, contador, pode ajudá-lo a planejar o caminho que ele seguirá para atingir seus objetivos.


Um exemplo disso é elaborar um planejamento tributário e orientar seu cliente sobre a melhor forma de conseguir reduzir sua carga tributária e fazer uma restituição adequada dos impostos pagos. Também é possível ajudá-lo indicando-lhe as melhores formas de investir a restituição para obter algumas vantagens financeiras.

Aposte na tecnologia

A tecnologia também pode ser uma grande aliada para facilitar e otimizar os processos de contabilidade fiscal. Com um sistema de gestão ERP, é possível, por exemplo, eliminar a burocracia na transferência de dados. 


Seja para elaborar o IRPJ ou para outras operações, esse tipo de software permite uma maior integração de dados entre você e seus clientes - principalmente aqueles que são donos ou acionistas de empresas.


Incentivá-los a implementar um sistema como esse pode ajudar tanto na gestão contábil do seu cliente quanto nos demais processos administrativos. Afinal, o software ERP automatiza operações, garantindo mais agilidade e produtividade na rotina de trabalho.

Entenda melhor o que é um sistema ERP e descubra todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer tanto para a gestão empresarial quanto para a contabilidade!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas