Como contratar um bom analista contábil?

Escolher o melhor analista contábil para sua empresa faz toda a diferença no resultado final. Saiba como contratar o melhor candidato!

07/Jun/2022
Empreendedorismo

Apesar de o mercado de trabalho para o analista contábil estar aquecido, o Brasil é campeão mundial em rotatividade de funcionários, segundo uma pesquisa global da Robert Half realizada com 1.775 diretores de RH de 13 nacionalidades, sendo 100 brasileiros. No país, o turnover de colaboradores aumentou em 82% das empresas desde 2010, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.

Infelizmente, na hora de contratar um analista, algumas empresas pecam ao querer economizar e tomam decisões que afetarão o resultado na entrega do produto ou serviço final.

Neste artigo você vai entender as principais funções de um analista contábil, como analisar o perfil do candidato que mais combina com as necessidades de sua empresa, assim como todos os benefícios de uma contratação certeira e cautelosa. Boa leitura!

O que faz um analista contábil?

Responsável por orientar e exercer tarefas ligadas à análise, classificação e conciliação contábil, o analista contábil pleno promove a organização das demandas de pagamentos e recebimentos, exercendo grande importância na empresa. Ademais, é esse profissional que prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade e faz a análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.

Além disso, esse profissional está habilitado a acompanhar as transações de empresas, desde a sua abertura até o encerramento de suas atividades. 

Como contratar um bom analista contábil?

Você percebeu a grande importância da atuação desse profissional em sua empresa. Mas pode estar se perguntando como encontrar o analista ideal com o perfil da sua empresa, não é mesmo? 

Além disso, mesmo que você já tenha um processo de recrutamento e seleção desenvolvido, é sempre válido incluir melhorias.

Por isso, preparamos as dicas a seguir, para facilitar o processo de contratação de um profissional de contabilidade e fazer com que você alcance os resultados que deseja na área. Confira!

Defina as necessidades a serem supridas

Defina exatamente o que procura para, assim, encontrar o profissional ideal, pois é a definição correta do perfil que definirá o sucesso da contratação e, consequentemente, o bom desempenho do seu setor contábil. Então, identifique:

  • Rotina de trabalho: defina e deixe claro para o candidato qual será sua rotina e tarefas. Dessa forma, ao se inscrever, o candidato já estará ciente do que se espera dele para a vaga proposta;
  • Competências: avalie o candidato além de seu conhecimento técnico. Habilidades hoje conhecidas como soft skills, capacidade de organização, acompanhamento das mudanças na legislação e bom relacionamento interpessoal para se comunicar de forma clara com os clientes é fundamental para lidar com os desafios da vaga;
  • Remuneração e benefícios: pesquise a média salarial atual para o cargo na sua cidade/região. Caso sua empresa não tenha orçamento suficiente para ficar na média ou acima dela, pense em benefícios e atrativos que fariam um candidato seguir com o seu processo seletivo. 

Essas atitudes têm como objetivo diminuir a quantidade de currículos que você vai receber, de forma que os receba apenas das pessoas que estejam em sintonia e em acordo com o que você está propondo. Isso tornará seu processo mais rápido e certeiro.

Divulgue a vaga

Atualmente, o canal mais indicado para a publicação de vagas é o LinkedIn, principal rede social de negócios, com mais de 20 milhões de usuários cadastrados no Brasil, vista como um networking digital. Nessa rede é possível publicar em seu perfil pessoal, no perfil empresarial e até mesmo participar ativamente dos muitos grupos que escolher participar.

Algumas empresas de recrutamento como a Catho, InfoJobs e Indeed também promovem um espaço para a divulgação de vagas que podem aumentar o alcance da divulgação.

Entretanto, ainda é interessante a indicação por meio de algum funcionário da empresa que, conhecendo a quem está indicando para a vaga, poderá unir o perfil desejado pela empresa ao candidato ideal. Contudo, é recomendável que a indicação siga o processo seletivo normal, igualando-se aos demais candidatos.

Faça a triagem dos currículos 

O primeiro passo é fundamental para otimizar o seu tempo ao selecionar quais os currículos se encaixam mais no perfil desenhado para a vaga. Com esses critérios definidos, verifique os seguintes pontos de atenção nos currículos: 

  • Intervalos entre ocupações sem explicação;
  • Muitas mudanças de emprego;
  • Erros de português e digitação;
  • Informações contraditórias e/ou confusas; 

Pode acontecer também do candidato ter qualificações a mais do que o necessário para a vaga, o que também deve ser avaliado.

Agora, com a triagem realizada, chegou o momento da separação de currículos. Uma sugestão é separá-los em três montantes: “reprovados”, “verificar novamente” e “aptos para entrevista”.

Realize entrevistas

Você deve estar preparado tanto quanto o candidato para essa conversa. Assim, reserve um ambiente confortável e silencioso, e avise o time que você não pode ser interrompido nesse momento. Elabore e siga um roteiro de perguntas. Tenha em mãos a sua a lista de perguntas para que a conversa não perca o ritmo e rumo. Algumas sugestões de perguntas para fazer ao candidato:

  • Quais os principais desafios do contador na sua visão?
  • Se ficou desempregado por um período, o que fez durante esse tempo?
  • Como você pode contribuir com o escritório?
  • Já aconteceu de você perder um prazo importante ou um documento, gerando transtorno/prejuízo para o cliente? Como você conduziu a situação?
  • Qual foi o melhor momento da sua carreira? 

Essas são somente algumas sugestões, para que você consiga mapear se ele tem visão de mercado, “perfil de dono”, ambição demais ou de menos para o seu negócio. Esteja muito atento às respostas e deixe que o candidato fale abertamente.

Dica extra: anote o que achar relevante sobre o candidato durante a entrevista. Essas anotações ajudarão na decisão caso ocorra um empate de currículos.

Selecione os profissionais que mais se identificam com a empresa e a vaga

Expressões que aparecem no planejamento estratégico da companhia — como valores, missão e visão — devem estar bem claras para o gestor na hora de escolher seu candidato. Por exemplo, se sua empresa estimula a independência dos colaboradores, é importante que o profissional seja proativo.

Mas, se o perfil da empresa for mais centralizador, é importante que esse profissional saiba trabalhar bem em equipe. Se a instituição é mais formal, o ideal é contar com profissionais que tenham disciplina, pontualidade e assiduidade como valores pessoais.

Ao divulgar uma vaga exatamente com o perfil do tipo de profissional que você procura, também está contando para todo mundo qual é o tipo da sua empresa. Além disso, ao ter esses pilares em mente, fica mais fácil contratar um profissional parecido com o perfil da companhia e acertar na escolha.

Benefícios de contratar um analista contábil

São inúmeros os benefícios ao contratar um analista contábil para a empresa. Na verdade, isso poderia ser visto como um investimento, até, já que esse profissional faz muito mais que as tarefas de controle de despesas. 

Assim, conheça alguns dos benefícios que essa contratação traz:

  • Melhor controle financeiro e maior foco no negócio

É comum vermos em algumas empresas a ocupação deste cargo por um sócio, geralmente responsável por cuidar das finanças. Porém, ao delegar a um profissional da área essa gestão contábil, a empresa ganha com a eficiência e maior organização da sua contabilidade. Além de sobrar mais tempo para que o empreendedor se dedique mais ao propósito do seu negócio, obtendo melhores resultados.

  • Planejamento

A missão de realizar planejamento tributário, através dos dados gerados pela contabilidade, é do analista contábil. Esse profissional é capacitado para analisar as implicações como a mudança de enquadramento e apurações de impostos. E sabemos que o planejamento é item fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

  • Atualização contábil constante

Outra vantagem na contratação desse profissional é quanto ao acompanhamento das constantes atualizações que ocorrem na legislação tributária, referente às regras e prazos. O analista contábil cumpre perfeitamente esse papel, quando aliado a um eficiente sistema de gestão on-line. 

  • Poupe o seu tempo

Para quem empreende, o tempo vale ouro. Porém, gasta-se muito tempo ao executar uma tarefa na qual não se tem pleno conhecimento, não é mesmo?

Aqui entra perfeitamente mais uma vantagem em contratar um analista contábil. Esse profissional dedicou-se a estudar e a se habilitar para todas as funções cabíveis da profissão. Por isso, ele conhece os melhores caminhos que encurtam o tempo para realizar as tarefas da melhor maneira. 

Conclusão

Como vimos, o analista contábil tem um importante papel nos planejamentos de uma empresa. Mas a contratação deve ser minuciosa, sendo aconselhável verificar como está o mercado de trabalho do analista contábil para que se encontre o profissional adequado e com o perfil da sua organização.

Gostou deste conteúdo? Então conheça nosso Blog Omie. E se você deseja conhecer mais sobre a profissão contábil, indicamos a leitura do nosso artigo Entenda tudo sobre como ser auditor contábil.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas