Como elaborar um bom código de conduta empresarial?

Aprenda a elaborar um bom código de conduta empresarial para seu negócio, garantindo sucesso e ética profissional.

19/Jul/2022
Empreendedorismo

O ambiente corporativo reúne uma enorme diversidade entre seus colaboradores. Essa diversidade pode ser um desafio a ser encarado de maneira eficaz. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a elaboração de um código de conduta empresarial.

O código de conduta empresarial se define pelo conjunto de normas, regras e valores que ditam o modo como a empresa entende o comportamento ideal entre seus colaboradores e parceiros. 

Nele, são expressos os valores principais da empresa, os ideais e a base das tomadas de decisões - que devem sempre ser focadas na otimização de um ambiente de trabalho igualitário e respeitoso para com as diferenças.

Um bom código de conduta oferece reconhecimento e diferencial no mercado. Humanizar e oferecer boas condições de produção na sua empresa pode otimizar resultados e gerar ganhos éticos e materiais. Neste artigo você aprenderá o que é um código de conduta, como criar um e mantê-lo sempre atualizado.

O que é código de conduta?

A ética é uma área de estudos que surgiu com gregos, na antiguidade clássica. É a tentativa de compreender o comportamento humano em suas diferentes áreas e em diversos contextos. Além disso, a ética se tornou um valor nos dias atuais, um elemento que, quando reforçado, pode gerar confiança, motivação e empatia, principalmente nas relações de trabalho. 

A ética se soma aos valores e às crenças. No âmbito empresarial e de serviços, ter uma conduta ética bem definida ajudará a entender os propósitos do empreendimento, suas limitações e objetivos gerais.

É nesse sentido que entra o código de conduta, partindo da definição de uma ética empresarial. É um agrupamento de ideias e visões que tem como objetivo conduzir comportamentos éticos. No caso do meio corporativo, é preciso aplicar metodologias para construir um código de ética ou conduta que realmente funcione. 

A fim de ser integrado ao dia a dia dos funcionários de uma empresa, o código de conduta deve ser claro e assertivo. Da mesma forma, serve como uma maneira de apresentar a empresa ao mercado e a possíveis clientes, sendo a identidade ou a “porta de entrada” que passará valores como respeito, igualdade e confiança.  

Por que é necessário que a sua empresa tenha um código de conduta?

A ausência de um código de conduta pode gerar um ambiente de trabalho com problemas de relacionamento e conflitos, como: excesso de competitividade entre funcionários, desrespeito às regras estabelecidas quanto às atividades e horários a serem cumpridos e desmotivação de funcionários que se sintam desrespeitados.  

Elaborar um agrupamento de ações que integram e valorizam o ambiente de trabalho pode trazer vantagens como: 

  • Segurança; 
  • Benefício para imagem da empresa e reputação;
  • Clima organizacional;
  • Mais profissionalismo;
  • Equidade;
  • Combate ao bullying e assédios. 

 

Como elaborar um bom código de conduta

Um bom código de conduta precisa gerar bom convívio e ter uma cultura empresarial saudável e responsável. Veja abaixo algumas dicas para colocar em prática a sua elaboração:

  • Crie um comitê de compliance ou grupo de pessoas responsáveis pela elaboração do código; 
  • Analise as leis cuidadosamente; 
  • Selecione as punições cabíveis em caso de descumprimento e discuta com o grupo responsável;
  • Valide o conteúdo pela alta gestão; 
  • Comunique de forma clara, direta e objetiva, evitando possíveis erros de interpretação;
  • Divulgue o código em locais online e offline de fácil acesso, reforçando sua prática periodicamente para todos da organização;
  • Monitore o ambiente e o cumprimento do código.

Se você está pronto para construir um código de conduta adequado dentro da sua organização, veja agora 9 tópicos que irão te guiar em detalhes para realizar esse processo.

1. Apresentação da missão, visão e valores

Traçar a missão, visão e valores da empresa não é uma atividade trivial, mas um passo para consolidação da empresa no mercado. A busca por uma boa reputação demanda a construção de uma apresentação da missão da empresa, ou seja, onde e como querem chegar.

Já a  visão é o modo como enxergam o percurso até lá. Os valores, por sua vez, são os princípios morais e ideológicos que norteiam a prática empresarial, algo que vai depender dos serviços oferecidos e do nicho de mercado.

Missão, visão e valores são três pilares que baseiam a atuação da empresa e que vão inspirar e instruir seus colaboradores. Tendo tais elementos registrados de forma clara e acessível, é possível garantir a aplicação de medidas que sejam condizentes com a identidade da empresa.  

2. Relação de funcionários

É importante explicar para os funcionários quais comportamentos são aceitáveis e quais não são no ambiente de trabalho, como falar alto, agredir verbalmente ou fisicamente alguém; manipular ou assediar emocionalmente o outro; proporcionar isolamento de terceiros por motivos específicos como orientação sexual, religiosa ou étnica, entre outros.

Ouvir periodicamente os funcionários permitirá saber se o código de conduta está sendo utilizado e respeitado por todos. A forma como um colaborador é tratado no ambiente de trabalho também condiz com a imagem e a reputação da empresa.

3. Relação com clientes

A aproximação com o cliente precisa ser honesta, comunicativa e assertiva. Assim como o código de conduta zela pelo bom convívio entre colaboradores, é essencial que ele também construa regras e limites para a relação “cliente-empresa”. Nesse caso, prezando pelo respeito mútuo, boa comunicação de ambas as partes, carisma e responsabilidade.

Atitudes como gritar com o cliente, humilhá-lo, julgá-lo ou menosprezar o seu dinheiro ou proposta configuram quebras graves do código de conduta e relação com clientes. Isso nem sempre é visto na prática. No contexto nacional, por exemplo, os brasileiros julgam não receber bom atendimento quando vão comprar ou fechar novos negócios.  

4. Relação com fornecedores

Na relação com os fornecedores, o respeito e a boa comunicação também integram dois pilares fundamentais. Nesse tipo de troca é preciso respeitar acordos e estar sempre aberto para compreender possíveis reajustes no processo de fornecimento/troca.

Mais especificamente na parte do fornecedor, o compartilhamento do código de conduta será uma forma de informá-lo sobre seus direitos e obrigações, além do modo como as negociações e prestação de serviço deverão ser feitas. 

Os fornecedores são tão importantes quanto a relação interna entre colaboradores e gestores, afinal, tudo se volta para um objetivo comum: o desenvolvimento saudável da empresa.

5. Relação com concorrentes

A relação com as concorrentes precisa ser honesta e estratégica. Empresas que conseguem estabelecer um bom convívio com as concorrentes ganham mais visibilidade e bons números no mercado competitivo, pois demonstra segurança e clareza quanto a qualidade dos serviços ofertados.

Quando uma empresa age fora das boas condutas éticas e de comportamento, está passando uma mensagem sobre seu modo de agir para o mercado e os clientes. Um caso comum, por exemplo, é a cópia ou roubo de propriedade intelectual em meio a competitividade entre empresas.  

6. Relação com poder público 

Um código estruturado precisa dizer como a empresa se porta e estabelece relações com o setor público, como prefeituras, Câmara Municipal e o setor jurídico. Não é aceitável que o código demonstre ou favoreça algum desses órgãos, ou não consiga se comunicar e se resguardar devidamente quando aparecerem propostas de licitações e outras demandas. 

Do lado dos órgãos de poder público, há um esforço sistemático de construir, igualmente, relações éticas e transparentes com o setor privado. É o que é chamado de PPP, Parceria Público-Privado, um dos principais meios de relação com o poder público.

7. Relação com a comunidade

A empresa está inserida em uma comunidade e, em certos casos, é o que faz uma pequena cidade funcionar. Por exemplo, pequenos municípios brasileiros recebem empresas de médio e grande porte, o que proporciona mais integração social entre os cidadãos e a produção de novos empregos. A maneira como a comunidade enxerga sua empresa precisa dialogar com um olhar social responsável, ou seja, ter foco socioambiental entre outros. 

8. Relação com o meio ambiente, saúde e segurança

É necessário que a empresa se preocupe e cuide da saúde física da comunidade, saiba produzir sem agredir o ambiente, a água e outros elementos naturais que são indispensáveis para o ser humano. Esse tópico se aproxima bastante do anterior, afinal, a maneira como sua empresa assegura saúde, segurança humana, animal e ambiental condiz com o grau de satisfação ou não da comunidade local, bem como seu comportamento ético.

9. Atualização do código de conduta

O código de conduta da sua empresa precisa seguir as mudanças da sociedade e se atualizar sempre que necessário, com foco na igualdade e direitos humanos. Os valores de uma comunidade ou nação devem ser periodicamente avaliados, a fim de servirem como base para a atualização do código de conduta. 

Um exemplo notável é a questão da igualdade salarial entre homens e mulheres, algo que mudou nos últimos 30 anos, com aprofundamento das discussões políticas e sociais sobre os papéis de gênero e empreendedorismo feminino.  

Uma gestão integrada pode ajudar no controle e elaboração do código 

Em suma, a ética no ambiente de trabalho precisa ser construída e desenvolvida por meio do código de conduta empresarial, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais humano, respeitoso e digno para funcionários, gestores, clientes e fornecedores.

Uma gestão integrada pode contribuir para o funcionamento do código de conduta empresarial. Sua empresa estará interligada a todos os setores internos e externos, favorecendo a comunicação, agilizando processos e avançando humanamente e tecnologicamente. 

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