Como resolver o problema da baixa produtividade no setor contábil

Trazemos uma solução simples que vai te ajudar a melhorar o seu desempenho e o do seu cliente
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A rotina de um contador pode ser bastante desafiadora. Quando consideramos o atendimento, a organização, a gestão de todos os processos internos do escritório e, é claro, os contratempos que podem surgir e precisam ser resolvidos, a alta quantidade de assuntos a ser tratados pode comprometer o desempenho não só do profissional, mas de toda a sua equipe.

A baixa produtividade não é um problema exclusivo do setor contábil. Na verdade, é muito comum que empresas de diversos ramos levantem esse problema como uma das principais dores a serem sanadas para melhorar a entrega de resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você. Leia abaixo:

Como aumentar a produtividade

Faça mapeamento de processo

Identificar todos os processos com os quais o escritório lida é um dos pontos que contribuem para a melhoria e eficiência de sua empresa. Afinal, existem inúmeros problemas que poderiam ser evitados se organizados de maneira mais cuidadosa, tais como: prazos de entrega mal pensados, que sobrecarregam sua equipe e geram um ambiente caótico; processos esquecidos ou atrasados por falta de priorização na execução; tarefas cuja realização demanda mais tempo que o necessário; entre outros.

Um mapeamento te ajuda a identificar tudo o que está feito e o que pode ser otimizado, visando a aumentar o nível de produtividade de todo seu negócio.

Concentre o foco nos principais clientes

O princípio de Pareto, também chamado de regra 80/20, criado por Joseph Moses Juran, diz que cerca de 80% dos resultados são gerados por 20% das causas. Aplicar esse princípio no seu negócio pode melhorar bastante a rotina de seu escritório.

Faça a seguinte pergunta: qual o perfil dos meus 20% de clientes responsáveis por 80% da minha receita? A partir daí, identifique padrões, nichos e características que possam ajudar a traçar um plano de ação voltado para captação de novos clientes com esse perfil. Com isso, será necessário investir menos dinheiro em marketing e vendas.

Mudança de olhar

A grande maioria dos gestores contábeis ficam presos na parte operacional do trabalho, como o de fazer contabilidade, DP, legalização e fiscalização, ou seja, todas as tarefas burocráticas do serviço, o que impossibilita olhar e pensar em estratégias de crescimento para sua empresa.

Com o objetivo de evitar que isso aconteça, o gestor precisa priorizar o olhar estratégico e focar nas macroquestões do negócio, optando por deixar sua equipe voltada para a parte operacional dos processos. Dessa maneira, é possível evitar uma sobrecarga de trabalho, que pode gerar uma visão distorcida da realidade, e pensar com mais objetividade no futuro, criando planos de desenvolvimento para seu escritório.

Parece simples na teoria, mas pode ser desafiador controlar a mente e se desprender de certas atividades que podem estar gerando uma estagnação na sua rotina. O primeiro passo é identificar essa necessidade e perceber que a mudança de comportamento pode estimular novos questionamentos, soluções e visões de mercado que antes passavam despercebidas.

Utilizar softwares para organizar e otimizar seus processos

Um dos principais pontos observados por muitos contadores é a dificuldade de conciliar todas as tarefas e ainda conseguir manter os balancetes mensais em dia. O que poucos sabem, no entanto, é a maneira mais eficaz de lidar com a situação. Com o constante desenvolvimento das tecnologias, tirar proveito do que o mercado oferece pode ajudar a proporcionar um impacto positivo não só na produtividade, mas também no crescimento do seu negócio.

É nesse momento que a Omie entra em cena. Buscamos uma solução que vai ajudar a melhorar o desempenho dos contadores, fazendo com que ganhem mais tempo para se dedicar a seus clientes.

Painel do Contador do sistema Omie e como ele pode te ajudar

Ter um sistema ERP simples, intuitivo e eficiente sempre foi nosso principal objetivo, mas também é uma de nossas preocupações mantê-lo o mais completo e atualizado possível. Por esse motivo, estamos sempre abertos a ouvir, entender e prever as necessidades de nossos clientes, parceiros e colaboradores, de modo a oferecer um serviço de qualidade que facilite a gestão e ajude seu negócio a crescer.

O Painel do Contador surgiu para atender a demanda do setor contábil de otimizar ao máximo seus processos, facilitando a entrega das informações de forma organizada e rápida e dando mais autonomia ao profissional para que seu dia seja mais produtivo.

Sabe aquela burocracia diária de envio e troca de documentos entre cliente e contador? Com o ERP Omie, todos os dados gerados da empresa ficam disponíveis automaticamente para que o escritório de contabilidade faça a integração contábil de forma digital e intuitiva. Facilitamos a comunicação, a entrega do trabalho e ainda diminuímos o volume de toda aquela papelada e das planilhas que tomam tanto tempo da sua rotina.

São muitos os benefícios que nosso sistema oferece. Confira abaixo:

  • Identificação do contador;
  • Plano de contas;
  • Integração contábil;
  • Integração fiscal;
  • Geração dos arquivos;
  • Fechamento do período;
  • Inclusão de guia de impostos;
  • E muito mais!

O melhor de tudo é que com o Painel do Contador você vai conseguir reduzir em mais de 70% seu custo operacional, aumentar em mais de 80% a produtividade da sua equipe e realizar todos os seus fechamentos contábeis em dia.

Quer saber mais a respeito? Clique aqui e descubra todos os benefícios e funcionalidades que o sistema Omie garante para seus parceiros, os contadores.

Aproveite também os cursos da Omie.Academy e nossos webinars

Entregamos também outros conteúdos para ajudar ainda mais no aumento da produtividade e na gestão de seu escritório. Nossos webinars semanais têm como objetivo viabilizar uma troca entre nossos especialistas e os profissionais da área de contabilidade, para que juntos se aprofundem no tema proposto. Em agosto, apresentaremos o Painel do Contador: integre seus clientes. Os webinars acontecem toda quarta-feira, às 15h. Agende sua participação clicando aqui.

Para os que procuram algo mais didático, a Omie.Academy oferece cursos bem variados que complementam ainda mais seu conhecimento, trazendo dicas e apresentando possibilidades inovadoras que você pode aderir no seu negócio. Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre a dinâmica e entender como funciona, uma boa porta de entrada é o curso Atualize seu escritório contábil.

Ministrado por Roberto Dias Duarte, o curso tem três objetivos educacionais: reconhecer ferramentas para uma gestão empresarial de sucesso; saber utilizar boas práticas de gestão aplicadas ao escritório contábil e desenvolver estratégias e planejamento para transformar seu escritório contábil. Para mais informações a respeito, é só acessar este link.

Venha fazer parte do universo Omie e veja o seu negócio e o do seu cliente prosperarem cada dia mais!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu