Como sua imagem impacta na sua estratégia comercial

Veja como sua imagem ajuda na hora de conquistar clientes e contribui para o crescimento do seu escritório contábil.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A imagem profissional deve ser algo de atenção nas estratégias de marketing e de gestão do escritório contábil, pois ela é determinante na construção da sua credibilidade como pessoa e como empresa.

Algumas pessoas trabalham tão bem sua imagem que chegam a representar um produto associado à sua personalidade. O Dr. Dráuzio Varella, por exemplo, que é sinônimo de serviços relacionados à saúde e bem-estar. A über model Gisele Bünchen está automaticamente relacionada à tudo que envolve beleza e as grandes indústrias de cosméticos.

Essas pessoas construíram sua imagem com foco naquilo que realmente os representa. E você? Como tem trabalhado sua imagem? Seus clientes conseguem identificar em você o produto que sua empresa oferece?

Assim como fazemos esse tipo de associação, seu futuro cliente também vai fazer. Confira nesse artigo como trabalhar sua imagem de forma a conseguir perante seus clientes a mesma credibilidade que Dráuzio e Gisele possuem.

Gestão do escritório contábil: trabalhando sua imagem

Com a transformação digital o mundo tem sofrido grandes mudanças e uma das principais alterações foi na comunicação: a velocidade com que informações são transmitidas e seu alcance estão em um patamar nunca imaginado antes.

Hoje você precisa tratar na estratégia comercial do escritório contábil assuntos sobre marketing e atualizações tecnológicas, como fatores chave. Nessas estratégias, além de divulgar aquilo que você tem a oferecer, é preciso se preocupar com sua imagem e transmiti-la da melhor forma possível.

Para começar a trabalhar sua imagem, é importante mapear quais são seus pontos fortes e desenvolver aqueles que ainda apresentam espaço para melhorias. Para fazer essa análise da maneira mais assertiva possível, siga o roteiro abaixo.

Comunicação verbal: o seu tom de voz e clareza na comunicação merecem atenção na sua estratégia comercial!

O tom de voz é importante porque ele é o responsável por transmitir segurança (ou não!), sobre o que você está comunicando para o seu cliente. Já a clareza daquilo que está sendo dito é essencial para transmitir corretamente suas idéias e informações para o seu cliente. Se ele não entender os objetivos. benefícios e a proposta de valor do seu serviço, será mais difícil convencê-lo de que vale a pena pagar por ele.

Algumas dicas para ter eficiência nesses pontos é:

  • Ser agradável ao falar;
  • Demonstrar segurança ao transmitir informações;
  • Adaptar seu tom à realidade do cliente;
  • Falar com clareza e confiança.

Os clientes esperam de você uma imagem profissional e pessoal educada, confiante e com domínio sobre aquilo que está sendo dito. Fique atento à escolha de palavras e sempre responda às perguntas com honestidade e clareza sobre o assunto. Se não tiver a resposta na hora, diga, e busque a mesma para um segundo momento.

Comunicação não verbal: nem sempre para falar é preciso utilizar as palavras!

É possível afirmar que a comunicação ocorre até mesmo em meio ao silêncio. Isso porque não só de palavras é feita a comunicação, já que postura e atitude revelam muito sobre cada um de nós.

Por isso, na construção da sua imagem é preciso se atentar para a comunicação não verbal, aquilo que você transmite quando cumprimenta as pessoas, como você anda, sua maneira de olhar, entre outros.

Veja alguns exemplos de comunicação não verbal para ficar atento:

Modo de se vestir

Suas roupas falam muito sobre você. Ao escolhê-las  analise com cuidado o ambiente no qual você vai estar e o perfil de pessoas com quem vai tratar. Isso é importante para se vestir na medida certa, nem formal demais, nem despojado em excesso. Você deve procurar se vestir conforme o tipo de trabalho que você pratica alinhado ao perfil do seu cliente.

Postura pessoal e nas redes sociais

Sua postura ao vivo ou nas redes sociais tem muito a dizer sobre você. O melhor é ser discreto, evitar extravagâncias. Lembre-se de conhecer primeiro seu interlocutor, para sentir até onde pode ir em relação a piadas ou expressões mais coloquiais. Isso deve ser observado tanto diante do seu cliente quanto no mundo digital, já que as redes sociais dizem muito sobre nós e podem impactar tanto positiva quanto negativamente. E você sabe que quando o assunto é conquistar clientes, credibilidade faz muita diferença.

Escolha seus parceiros com atenção na gestão do escritório contábil

Aquele velho ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és” reflete exatamente o que quero dizer aqui. Os parceiros que você leva consigo em seus negócios refletem diretamente na sua imagem. Por isso, você deve buscar parceiros idôneos, que compartilhem dos mesmos valores que você e que tenham bastante credibilidade no mercado.

É aí que entra a Omie!

Com a Omie ao seu lado, além de ter um excelente software para auxiliar na gestão do escritório contábil, você vai levar para o seu cliente a facilidade por meio da integração empresa e contador. A Omie obteve o  melhor índice que um sistema de gestão já obteve no Brasil, em todos os tempos: 97,2% de nossos clientes disseram que recomendariam Omie a seus amigos, atribuindo uma nota média de 9,04. Um parceiro assim dá credibilidade, não é mesmo?

Comunicação verbal, não verbal e parceiros de confiança são pontos de importante impacto quando se trata da conquista de novos clientes. Esteja sempre atento a tudo aquilo que impacta na sua imagem diante do mercado e lembre-se: depois de conquistar seu cliente, continue o atendimento de excelência, seu cliente também ajuda a construir sua imagem.

Conheça a Omie, a empresa parceira do contador!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
homem explicando como vender serviços de contabilidade
Quer aprender como vender serviços de contabilidade? Preparamos um passo a passo completo para te ajudar. Confira!
Descubra como se destacar em um mercado concorrido na área da contabilidade empresarial.
marketing contábil: contadores e profissional de marketing em mesa
O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento