Gestão na nuvem? Confira 8 vantagens de ter um ERP online

Gestão em nuvem funciona? É seguro? Vale a pena? Confira no artigo que preparamos para você!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

É comum que uma empresa, quando cresce em tamanho, lucro ou ambição, precise recorrer a soluções que ajudem a manter a produtividade e uma gestão simplificada em todas as áreas da corporação. Muitas delas, ainda sem conhecimento sobre como a tecnologia pode ajudá-las, costumavam recorrer ao planejamento e controle por meio de papéis e planilhas.

Felizmente, o tempo passa e o mundo muda. E com o mundo corporativo não foi diferente! A transformação digital vem alcançando cada vez mais instituições, de mãos dadas com os Sistemas de Gestão Integrados, mais conhecidos como ERP (Enterprise Resources Planning).

Basicamente, esses sistemas integram todos os processos e áreas e da empresa numa única plataforma, da forma mais natural e automatizada possível.

Ainda assim, algumas restrições tecnológicas e custosas costumavam limitar o acesso de médias e grandes empresas a este sistema. Hoje, o cenário é bem diferente, e o acesso a essa tecnologia foi democratizado. Confira os benefícios de adotar um sistema ERP em nuvem!

8 vantagens de ter um ERP Online e fazer gestão na nuvem

1. Menor custo na aquisição do ERP, pois é tudo online!

Se antes, implantar um ERP era algo apenas para grandes empresas, hoje a adoção de um sistema empresarial on line é completamente acessível, independente do porte ou segmento. Isso acontece, especialmente, porque os custos fixos de TI e implantação tradicional deixam de existir;

2. Ativação rápida e simples

No modelo SaaS (software as a Service), o sistema é ativado de forma on-line, o que faz com que a implantação seja realizada de um jeito simples. Além disso, o on-boarding (boas vindas), feito no momento da contratação do sistema, ajuda a contextualizar o negócio e objetivos do cliente;

3. Mobilidade: com um sistema de gestão online você acessa onde e quando quiser

Onde quer que as pessoas estejam trabalhando, a operação da empresa vai continuar. Todo o processo comercial, financeiro e operacional da empresa pode ser acessado pelo navegador (browser de internet) de forma 100% segura e sem atrasos por conta de acesso ao sistema.

Assim, você não vai precisar de nenhuma ferramenta fixa e instalada na estação de trabalho (desktop, notebook, iPad, mobile), basta que ele tenha acesso a internet e o sistema estará disponível;

4. Usabilidade e boa experiência no dia a dia

Em teoria, os sistemas online são de fácil utilização, especialmente porque precisam se adaptar a diversos computadores e navegadores. A vantagem de ser intuitivo é que permite uma incrível produtividade para o usuário final;

5. Sem burocracia de contratação

No modelo SaaS, o usuário contrata o sistema a hora que quiser, e usa onde e como preferir. E um ponto importante que garante a credibilidade e segurança na hora da contratação é a versatilidade de contrato.

A garantia da continuidade vai depender da qualidade do produto e da necessidade da empresa contratante, mas se a solução não atender, o cancelamento geralmente ocorre de forma mais flexível.

6. Integração com a empresa de contabilidade

É comum uma pequena ou média empresa terceirizar a sua contabilidade. Ter um sistema ERP em nuvem neste momento é fundamental, pois os mais modernos já integram os dados à contabilidade, o que ajuda a eliminar custos, retrabalho e agiliza o processo de integração.

7. Independência da área de TI 

A modalidade de ERP em nuvem simplifica e o processo de instalação e estrutura, até porque elimina a necessidade de elementos como: servidores, estações de trabalho mais robustas, banco de dados locais, cabos de rede e ferramentas de acesso remoto.

8. Segurança: como saber se um ERP é confiável?

Além de estarem alocados na nuvem de uma empresa confiável, como é a Amazon, por exemplo, não é necessário efetuar back-up dos dados e configuração de usuários nas redes internas. Isso diminui drasticamente os riscos com a integridade de dados da sua empresa.

Afinal, gestão em nuvem funciona? 

Certamente, existem muitos outros benefícios além dos que citamos aqui, mas o principal ponto é entender que esse tipo de produto finalmente chegou na vida de micro, pequenas e médias empresas brasileiras para ajudá-las.

Ao adotar este tipo de ferramenta, elas tendem a se tornar cada vez mais eficientes, organizadas e produtivas, possibilitando seu crescimento, boa gestão e, consequentemente, sua prosperidade.

5e74aa7fcfe8a95be2afddc2 f23isGlfOtCKi5WKndv wm5FMU 0BU yShE zsNoi09lUPv1MDUG3NZrhDlc9DV9q6Injc9DdQR DVXrIzhnpY0KuwXzh6Fcn 360JE8Tf92wUwCUv1YqyUTqSupq HwsJn6e0w
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado