Conheça mais sobre o home equity e suas vantagens

Se você precisa saber todas as informações sobre home equity. Confira o artigo completo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já ouviu falar sobre o termo “home equity”? Esse é o nome dado ao empréstimo com garantia de imóvel. A linha de crédito tem se popularizado entre os empreendedores como alternativa de investimento para alavancar seus negócios.

Vista como uma das modalidades mais baratas disponíveis no mercado, muitos brasileiros têm recorrido a esta como solução para suas necessidades. Entenda como funciona o home equity e se é a opção ideal para você.

Afinal, o que é home equity?

Como dito acima, é o nome em inglês para a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel. Essa linha consiste em oferecer ao credor seu bem (apartamento, casa, ponto comercial, entre outros) como forma garantidora de que você honrará com o pagamento das parcelas.

Ao tomar essa decisão, a instituição financeira entende que essa operação oferece menos riscos para ela e, em troca, oferece taxas de juros mais baixas e maior prazo para pagamento.

Este contrato é feito a partir da alienação fiduciária, na qual ao fazer o empréstimo seu imóvel fica temporariamente como propriedade do credor até o final do pagamento da dívida. Toda a operação é feita com uma análise minuciosa para garantir que não oferece risco de inadimplência para o solicitante. Afinal, a intenção da empresa não é ficar com seu bem.

Quais as vantagens deste tipo de empréstimo?

O empréstimo com garantia de imóvel tem algumas vantagens para quem o solicita, como:

●        Melhores condições de pagamento. Média de 12% de juros ao ano e prazo de parcelamento de até 240 meses;

●        Possibilidade de solicitar alto valor de empréstimo. Pelo uso da garantia, você pode solicitar uma quantia alta de acordo com o que precisa;

●        Carência para começar a pagar. Nessa modalidade, você pode iniciar o pagamento em até 12 meses depois que o dinheiro está na sua conta.

Para qual necessidade o home equity é ideal?

Por colocar um bem de alto valor como garantia, essa é a linha de crédito ideal para quem precisa de muito dinheiro para atender sua necessidade. Então, você pode usar para reformar sua casa ou estabelecimento comercial, iniciar um empreendimento, investir em um negócio, quitar dívidas com juros altos e muito mais. Nessa modalidade, não tem restrição de uso, é você quem decide com que irá gastar com esse valor.

Para empresas

Se o seu objetivo é usar o empréstimo para investir no seu negócio, confira o que você pode fazer:

●        Usar o recurso como capital de giro para fechar o caixa sempre no azul;

●        Reformar seu ponto comercial;

●        Investir em campanhas de marketing;

●        Usar para a contratação de sistemas operacionais que facilitarão seu dia a dia;

●        Quitar dívidas da empresa. Esses são só alguns exemplos.

Para você

Confira algumas ideias de como usar seu empréstimo:

●        Reformar seu imóvel;

●        Quitar dívidas;

●        Usar o valor para realizar algum sonho pessoal, como uma viagem, compra de um bem, etc;

●        Investir o montante em algo que possa te trazer mais retorno posteriormente.

As possibilidades são inúmeras, basta você administrar o pagamento corretamente.

Qual o risco desse crédito?

Quando pensamos em colocar nosso maior bem como garantia de uma operação, já vem em mente o risco que vamos correr. De fato, se você não honrar com as parcelas do empréstimo existe a possibilidade de ter seu imóvel recuperado pelo credor. Mas, isso só acontece se sua inadimplência for recorrente e a empresa entender que não consegue chegar a um consenso de renegociação dessa dívida.

Não é de interesse da instituição financeira tomar seu imóvel, o que ela realmente quer é que continue pagando as parcelas em dia, pois isso sim dá lucro para ela. Por isso, ao iniciar essa operação, nesse tipo de empréstimo é preciso passar por três análises financeiras: de crédito, jurídica e do imóvel. A consultoria é feita de forma muito próxima para garantir que esse recurso não será nocivo para você que está solicitando.

Dessa forma, quando buscar por esse tipo de crédito é preciso fazer uma avaliação de suas contas e negociar para que as parcelas caibam de fato em seu orçamento. A dica é sempre prever um cenário pouco favorável e ver se ainda sim, o valor acordado conseguiria ser honrado.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado