Contabilidade digital aliada à entrega de serviço de valor

Veja como migrar para a contabilidade digital e agregar valor aos seus clientes com um serviço mais rápido e de alto desempenho
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A contabilidade digital é uma modalidade de serviço contábil que vem conquistando o mercado e os contadores. Diferente da contabilidade tradicional, com o auxílio da tecnologia é possível cortar custos com materiais e otimizar processos.

Ter todos os serviços contábeis acessíveis de forma online e com armazenamento em nuvem para acessar de qualquer lugar é um benefício para a empresa e para o contador. Essa estratégia traz agilidade para a realização dos processos de trabalho e para a gestão empresarial.

Neste conteúdo, aprenda o que é contabilidade digital, seus benefícios e como aplicá-la pode otimizar seus ganhos e reduzir prejuízos. Conquiste mais clientes e ofereça os melhores serviços que a tecnologia pode oferecer, agora mesmo. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 85

 

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital é a automatização de processos contábeis em sistemas de gestão ERP, o que permite eliminar tarefas manuais repetitivas e ganhar tempo para outras atividades mais estratégicas e realizar uma contabilidade consultiva.

Por meio de um software que integra contabilidade a outras áreas de uma empresa, o contador pode auxiliar melhor um planejamento financeiro que foque no crescimento de um negócio.

A seguir, veja algumas vantagens que a contabilidade digital oferece para contadores, clientes e microempreendedores:

Aumento da produtividade

Com a inserção dos dados empresariais em um sistema, é possível emitir relatórios e documentos contábeis com rapidez. Emitir notas fiscais com cálculo automático de tributos é um dos inúmeros benefícios para o cliente.

Para o contador, um software para ser acessado de onde estiver agiliza a elaboração e envio de documentos legais sem perder prazos contábeis e fiscais.

A gestão do tempo fica melhor para contador e clientes que podem atuar melhor juntos no planejamento estratégico, a fim de aumentar a lucratividade da empresa.

Fácil acesso às informações

Essa transformação digital na contabilidade trouxe um acesso mais fácil às informações empresariais. As informações em um software podem estar sincronizadas com o sistema bancário e atualizar dados financeiros em tempo real.

O armazenamento em nuvem permite acessar documentos e dados em qualquer lugar e a qualquer hora, inclusive usando um aplicativo de celular.

Qualidade no atendimento

Com o uso de tecnologia, é visível a melhoria da qualidade de atendimento nos serviços contábeis. Começa por diminuir a burocracia dos processos e garantir maior disponibilidade de tempo do contador para trazer soluções mais assertivas na gestão das empresas de seus clientes.

Segurança

Por contar com armazenamento de dados em nuvem, a segurança dos dados é muito maior. Com backup de documentos e informações, evita-se a perda de papéis importantes por esquecimentos, acidentes naturais ou descarte acidental.

E para atender a Lei Geral de Proteção de Dados, é obrigatório ter um software com uso de criptografia para evitar vazamento de informações confidenciais, gerando prejuízos financeiros.

Gestão de documentos facilitada

Perder documentos ou gastar muito tempo olhando arquivos físicos é um desgaste desnecessário que pode ser evitado com o uso dos recursos da contabilidade digital.

O compartilhamento de informações é feito via sistema online e acessado pelo contador quando precisar, de onde estiver. E a integração com outros sistemas ajuda a não perder tempo cobrando informações da empresa para elaboração de documentos contábeis.

Perspectiva de crescimento

Com a automatização de processos manuais, nota-se um maior crescimento das empresas. Permite usar melhor o tempo de seus colaboradores para fazer um atendimento de qualidade com seus clientes. ‍

Tecnologia a favor do contador

Usando um software de gestão, o contador tem um acesso mais fácil aos documentos de seus clientes, o que permite agilidade e otimização de prazos.

Os clientes terão inúmeras vantagens, o que inclui diminuição de erros por ter inserção automatizada de dados, algo comum no dia a dia de qualquer negócio que lide com burocracia.

Além disso, você oferece um serviço mais ágil e focado no melhor desempenho e na lucratividade.

Como escolher um serviço de contabilidade digital

Para escolher o melhor escritório de contabilidade digital, separamos algumas dicas que você pode conferir a seguir:

  • 1. Faça um levantamento das necessidades da sua empresa e de seu contador;
  • 2. Pesquise as melhores opções disponíveis no mercado e analise qual tem as funcionalidades que seu negócio precisa;
  • 3. Verifique se o software escolhido atende às diretrizes da lei de segurança de dados;
  • 4. Escolha uma opção que garanta suporte rápido, quando sua empresa precisar.‍

Passo a passo para migrar para a contabilidade digital

Após conferir os benefícios da contabilidade digital, opte por migrar sua modalidade de atuação. Confira o passo a passo a seguir:

Mapeamento das oportunidades do mercado

Estude as opções de escritórios que prestam serviços de contabilidade digital e veja qual está mais atualizado com as demandas do mercado e com as necessidades da sua empresa.

Para o contador, é importante estudar quais funções seus clientes mais buscam e optar por um software que contenha a maioria delas e ainda permite personalização dos serviços.

Definição e foco no público certo

Nem todos os ramos de negócios estão abertos a utilizarem a contabilidade digital, pois ainda estão habituados ao formato tradicional. Por isso, é importante o foco no público certo.

A contabilidade digital é melhor aceita em setores que já trabalham com tecnologia, como startups, influencers e empresários com uma visão mais moderna de gestão. Conheça seu público-alvo!

Escolha das tecnologias

Escolher a melhor ferramenta tecnológica gera muitas dúvidas. O ideal é optar por um software que integre com os sistemas já usados pela empresa. Assim, reunir todos os dados no meio digital fica mais fácil.

Para melhor contato entre cliente e contador, é importante contar com outras ferramentas de trabalho. Veja algumas delas:

  • Sistema de gestão de projetos para controle de prazos: Monday, Asana ou Trello (que pode ser usado na versão gratuita);
  • Sistema de comunicação imediata: WhatsApp ou Telegram;
  • Ferramenta de reuniões on-line: Google Meet, Zoom ou Teams.

Monte a rotina empresarial com seu contador de forma bem alinhada, com processos mapeados para o bom uso da contabilidade digital.

Digitalização da cultura

Uma estratégia é trabalhar junto com a área de recursos humanos na digitalização da cultura da sua empresa. É preciso mudar a mentalidade de todos os colaboradores aos poucos e ensiná-los a operar com as ferramentas disponíveis.

Treinamento da equipe

Todo processo de mudança exige treinamento de equipe. Uma equipe alinhada com a estratégia da empresa e preparada para manusear tecnologia é um grande passo para implantar a contabilidade digital. Escolha um software que ofereça a opção de suporte e treinamento de toda a equipe.

Criação de nova proposta de valor

Os escritórios de contabilidade que desejam passar a oferecer serviços digitais precisam adequar seus pacotes de serviços.

Deve-se apresentar novas propostas com serviços que agreguem mais valor às necessidades dos seus clientes. No próximo tópico, veja como gerar mais valor aos seus clientes.

Como gerar uma abordagem de mais valor ao cliente?

Com um software de contabilidade digital, os contadores terão mais tempo para realizar uma contabilidade consultiva e gerar valor agregado. Essa relação se dá na prática dos serviços contábeis, que exigem atenção aos detalhes, cálculos e análises e podem tomar muito tempo, com métodos mais tradicionais.

Usando a tecnologia, você será capaz de mostrar eficiência operacional com redução de custos e rapidez na entrega de serviços. O cliente ganha mais segurança de dados e confiabilidade na qualidade de processos automatizados, o que evita erros e ajuda no cumprimento de prazos fiscais.

Para abordar o cliente, o contador pode usar ferramentas de marketing para mapeamento do público-alvo e uso do funil de vendas para criar conteúdo e planos de serviços.

Veja como vender consultoria de alto valor com o webinar Omie. Em seguida, confira algumas ferramentas que podem ajudar nesse objetivo:

  • Blogs: plataforma para conteúdo que valide a qualidade dos seus serviços e atraia novos clientes;
  • Redes sociais: espaço que reúne atenção de diversos clientes em potencial, oferece recursos como vídeos e imagens e mensagens diretas;
  • Sites e domínios: são a localização virtual do seu serviço. Use técnicas de SEO, copywriting e anúncios pagos para maior destaque nas buscas do Google e outros.

Adote a transformação digital em seus serviços contábeis

A transformação digital na contabilidade traz inúmeros benefícios para o contador e seus clientes. Algumas opções são a startup Razonet contabilidade digital, que conta com 30 anos de mercado. A Tactus contabilidade, por sua vez, possui planos exclusivos para infoprodutores, afiliados e YouTubers.

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre essa modalidade de atuação e como a tecnologia pode otimizar suas entregas; além disso, viu as diferentes formas de colocar as técnicas em prática e onde investir para obter sucesso.

Somado a essas informações, invista em um sistema ERP de gestão que reúna todas as informações  de modo estratégico. Conheça todas as funcionalidades do ERP da Omie, que conta com suporte de alta performance e muitas funções próprias para a realidade do seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu