Contabilidade digital: a aliada para entregar serviços de valor

18/Jul/2017
Contadores

A tecnologia vem transformando a forma de muitas profissões realizarem o seu trabalho, e a contabilidade não foge a regra. O contador, aliado dos empresários na jornada do empreendedorismo, deve estar atento a todas as vantagens que a transformação digital possibilita para o dia a dia do escritório e dos clientes, visando mudar a forma como é percebido e ampliando suas possibilidades de atuação.

Os serviços contábeis, na visão do cliente, muitas vezes ficam atrelados à entrega dos documentos hábeis para o contador e ao pagamento das guias dos impostos. Ao contador, cabe a ingrata tarefa de cobrar os clientes todo mês e organizar a papelada que chega das mais variadas formas. Quem nunca recebeu os documentos em uma caixa de sapatos?

O grande problema dessa realidade é que para ambos (cliente e contador) a relação acaba ficando restrita à burocracia, o que não é o objetivo final. O cliente deseja crescer e o contador é o profissional que pode apoiar esse crescimento. Mas se ficarem apenas na esfera do envio e recebimento de documentos, pouco se pode aproveitar da experiência e talento dos dois lados, não é mesmo?

A contabilidade digital, resultado da transformação tecnológica no setor, entra em foco para trazer agilidade e praticidade aos serviços contábeis. Muitos contadores ainda não iniciaram a transformação digital em seus escritórios e acabam por deixar o processo engessado para a contabilidade e clientes. Então, como mudar o jogo?

Tempo x Consultoria de alto valor

A falta de tempo pode ser a grande vilã dos escritórios contábeis, mas ao adotar a tecnologia certa para suportar seu dia a dia, dentro das premissas da contabilidade digital, o tempo se torna um diferencial para a oferta de novos serviços contábeis.

O objetivo é reduzir ao máximo o tempo dedicado às atividades operacionais (como o recebimento de documentos, organização e digitação dos lançamentos), e ganhar tempo para desenvolver uma abordagem mais consultiva e desenhar novos serviços que seu escritório pode oferecer com o objetivo de gerar mais valor ao cliente.

Esta abordagem voltada para a consultoria estratégica, aproxima o contador dos clientes que passam a manter um relacionamento contínuo, e não apenas em algumas datas específicas do mês. O contador que automatiza a parte operacional ganha tempo para entender o segmento do cliente e ajudá-lo com consultoria especializada.

Eu acredito que o cliente que enxerga o escritório contábil apenas como um gasto para estar em dia com as burocracias exigidas, passa a encontrar com a contabilidade digital, um contador mais disponível a lhe entregar consultoria que propiciem um crescimento em sua empresa.

Eu e o Marcelo Lombardo, CEO da Omie, fizemos um webinar no qual falamos sobre “Como vender consultoria de alto valor” e discutimos um pouco sobre a diferença entre preço e valor na visão do cliente. Veja como ficou essa conversa:

 

Contabilidade digital é a tecnologia de mãos dadas com o contador

Para otimizar os processos do escritório de contabilidade é preciso contar com a tecnologia em duas frentes:

  • No cliente: ao adotar um software de gestão que possibilite melhor controle e organização da empresa, a PME tem mais chances de sucesso. Isso porque a organização eleva o grau de maturidade da empresa e permite melhor planejamento estratégico.
  • Na empresa contábil: o software utilizado pelo cliente precisa ser de fácil integração com o sistema contábil utilizado no seu escritório. Dessa forma, o contador não precisa ficar solicitando os documentos aos clientes. Ele mesmo consegue acessar os dados e emitir as guias com muita agilidade e sem ter que digitar manualmente os lançamentos.

Com o apoio da tecnologia, desenvolver relatórios e fazer análises junto com o empreendedor fica muito mais fácil e eleva a percepção de valor que os clientes têm dos serviços prestados.

Imagine acessar de forma online e em tempo real a todas as transações financeiras do cliente e com isso ter informações suficientes para apoiar (de fato!) seu crescimento? Parece um sonho, mas já é uma realidade nas empresas contábeis que buscam inovação como forma de ganhar tempo, fidelizar e entregar valor aos clientes.

Benefícios para o cliente, benefícios para o contador

Com a contabilidade digital o contador recebe diversos benefícios como:

  • Automatização da rotina contábil;
  • Acesso as transações financeiras da empresa do cliente;
  • Organização dos documentos, e;
  • Tempo para desenvolver e entregar consultoria de valor.

Os clientes da contabilidade, além de contarem com a consultoria estratégica do contador para manter a empresa em uma constante crescente, também ganham benefícios com a integração de software:

  • Documentos organizados em um único sistema;
  • Independência de múltiplas plataformas e formatos para disponibilizar os arquivos ao contador;
  • Ganho de tempo para focar no negócio, e;
  • Vida financeira da empresa organizada e ao alcance dos dedos.

Utilizar a transformação digital como grande aliada para otimizar os serviços contábeis prestados pela contabilidade é criar vantagem neste ecossistema de oportunidades.

Conheça a Omie e entenda como a tecnologia vem descomplicando a contabilidade e ajudando contadores a crescerem com clientes organizados e cada vez mais integrados ao escritório.

Omie é a sua parceira para fazer com que a tecnologia melhore os resultados da PME e do escritório. Vamos marcar uma conversa? Entre em contato!
Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, workaholic, pai de uma garota e empreendedor entusiasmado. Um programador que adora marketing e vendas. No raro tempo livre, assiste Netflix e joga Poker.

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas