Contador Consultor – Ser ou não ser, eis a questão

Quando você pensa em contador que tipo de atividades imagina que ele faça? Escriturações fiscais, pagamento de tributos, imposto de renda, um monte de planilhas e coisas do tipo. Mas este cara vai muito além destas tarefas.

27/Jul/2018
Contadores

Um assunto bastante comentado recentemente é justamente o papel do contador.

Este profissional está sendo chamado de Contador Consultor e, sim, o termo está correto, afinal a contabilidade é uma ciência e quando os dados são extraídos, ele pode e deve realizar o trabalho de consultoria com seus clientes, gerando valor nesta relação. Veja aqui um artigo bem legal e com embasamento científico sobre isso.

Mas por que ser um Contador Consultor?

Na verdade, ninguém é obrigado a ser.

Mas, ser um Contador Consultor pode gerar benefícios que podem ser oferecidos para seus clientes. Cada um dos clientes que você atende, tem uma “dor” específica em seu negócio. E talvez não expresse, mas precisa de auxílio para resolver esta questão. É aí que surge a oportunidade de fidelizar e aumentar sua base de clientes.

Independente do setor que a consultoria irá atuar, ela é o mecanismo onde realmente você poderá ajudar o seu cliente na necessidade dele, seja momentânea ou não. Seguindo este raciocínio, existe mais um ponto muito interessante:  a partir do momento em que o contador se relaciona mais com o próprio cliente no intuito de prestar uma consultoria adequada e assertiva, irá descobrir outros gargalos ou outras “dores” que também necessitarão de soluções. Isso pode representar novas oportunidades para atuação do contador. Ou seja, este é um trabalho que pode ser contínuo dependendo do know how do Contador para poder executar o planejamento estabelecido.

Como iniciar?

Recomendo fortemente que você realize um estudo de campo junto aos seus clientes; isto pode ser feito por exemplo, em um almoço, com um cliente do segmento com o qual você mais se identifique. Converse com ele, descubra sua rotina, quais as principais dificuldades e objetivos, entenda o que impede o crescimento dele. Assim, juntos, poderão criar estratégicas para atacar e solucionar as necessidades do negócio. Feito isso avalie a viabilidade da implantação desta solução, impacto da mesma e como poderia precificar.

Garanto que irá se surpreender com demandas de serviços e produtos que você tem total condição de oferecer hoje mesmo!

Em resumo, ser um Contador Consultor pode trazer novas formas de receita para sua empresa e a de seu cliente, gerar valor em sua profissão e, obviamente, fidelizar seus clientes, pois de fato está resolvendo problemas!

Então mão na massa e boas vendas =)

 

Gilberto Cunha Jr.

Atualmente sou o Head da Academia de Negócios na Omie! Na área de vendas há 16 anos, sou apaixonado por negociações saudáveis e me tornei especialista em vendas B2B. Tenho como objetivo criar e desenvolver novas ideias, realizar treinamentos e implantar metodologias para a expansão de negócios.

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas