Contador digital: como atuar de forma mais consultiva em 2021?

O contador digital é aquele profissional que precisa estar sempre antenado as novidades do mundo contábil.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Esse é mais um ano atípico que o mundo está vivendo por conta de uma pandemia mundial, a Covid-19, que além de gerar uma crise econômica, potencializou ainda mais o avanço tecnológico que vivemos há algum tempo, mas que nos últimos anos está ocorrendo de forma mais acelerada. Por isso, muitas profissões precisaram se reinventar, e a partir disso, surgiu o contador digital.

E dentro dessa realidade tecnológica, precisamos atualizar os processos e modelos de negócios para permanecerem no mercado e se destacarem nesse momento de transformação e caos econômico. E é dentro dessa realidade que profissionais precisam se reinventar para permanecerem inseridos no mercado.

E com a contabilidade empresarial não está sendo diferente, ou talvez esteja sendo por conta da criação de um modelo de negócio que fez o profissional contábil ter um papel de protagonismo na gestão das empresas, um modelo que gerou um destaque além do que a transformação tecnológica trouxe para as outras profissões.

Esse profissional passou a vivenciar um alto ganho de credibilidade no mercado, o maior já sentido pela contabilidade até hoje, por conta da sua entrega de valor diferenciado. Porém, nesse caso a abordagem é sobre a saída do contador da função burocrática e o surgimento desse profissional na função estratégica e consultiva.

E você pode estar se perguntando: “Mas qual seria esse modelo de negócio contábil que o Fabiano está falando?” É nada menos que a Contabilidade na era Digital e Consultiva. É exatamente este modelo de negócio que foi desenvolvido a partir da potencialização da era tecnológica e que resgatou a essência da contabilidade, a consuntibilidade.

E é nesse artigo que nós vamos conversar sobre a nova era da contabilidade dentro desse novo modelo de negócio. Aqui nós vamos analisar o que, para quem e como o contador virtual e consultivo deve entregar o seu serviço, além de todas as novas formas de monetização. E você, se quer permanecer no mercado, não pode deixar de conferir. Vamos lá?‍

Como entender esse novo modelo de negócio?‍

O primeiro passo para visualizarmos de forma mais clara esse novo modelo de negócio contábil é entendermos o que é a contabilidade consultiva, quem é o(a) contador(a) digital e qual o papel desse(a) profissional nesse novo momento.

O(a) contador(a) consultor(a), é na verdade o resgate da essência da contabilidade, que estava esquecida por conta do envolvimento com as demandas exaustivas do fisco. É o profissional que desenvolve um trabalho a mais que o tradicional, é aquele que entrega diferenciação quando acompanha os clientes de forma mais próxima e analítica.

O contador consultor reconhece que as suas habilidades vão além das entregas burocráticas, além do dever com as obrigações fiscais de uma empresa. Reconhece que há uma demanda que requer habilidades cognitivas como analisar, interpretar e orientar de forma personalizada cada caso. E isso é entrega de solução diferenciada.

Com um papel mais abrangente, o contador consultor cumpre com as exigências do fisco e auxilia de forma consultiva os empresários nas decisões de gestão da sua empresa. Com uma expertise respaldada por conhecimento financeiro e uma bagagem repleta de experiências no campo de gestão, esse profissional se tornou o parceiro ideal de negócios.

Ainda completando, o contador consultor criou uma nova relação entre a contabilidade e os empresários em geral. Esse novo profissional contábil passou a ter a presença e a opinião desejadas pelos empreendedores porque deixou de ser uma máquina burocrática e passou a se fazer necessário para uma estratégica tomada de decisão.

Como se tornar um contador consultor de sucesso?‍

Atualmente o profissional contábil ainda tem uma demanda burocrática muito grande exigida pelo fisco. Porém, com o auxílio da tecnologia, esse novo modelo de negócio, aumentou consideravelmente a performance do contador para atendimento a essas conformidades que sempre estiveram tão presentes na rotina.

As operações de atividades gerenciais para entrega de relatórios como balanço patrimonial, balancetes periódicos, demonstração do resultado do exercício, índices de liquidez, de endividamento e outros relatórios para tomadas de decisões estratégicas, também tiveram as formas de execuções inovadoras.

E é nesse ponto que se concentra o segredo! A tecnologia automatizou os processos para as entregas legais e também de operações gerenciais, possibilitando a sobra de tempo para que o contador desempenhe o papel consultivo nas empresas. A demanda de conformidades continua a mesma, o que mudou foi a forma de execução.

E quem possibilita esse novo formato de execução das demandas operacionais e fiscais é a contabilidade digital, o famoso contador digital, através da tecnologia inserida em sistemas que automatizam os processos de forma segura e ágil.

Com isso, a contabilidade tradicional vem perdendo mercado, correndo ainda um grande risco de desaparecer no futuro, já que, como mencionado, as atividades meramente operacionais desenvolvidas por esse modelo focado no fisco, estão cada vez mais sendo executadas pela inteligência artificial.

Mas para que o profissional contábil se transforme em um contador consultor é necessário se transformar antes em um contador digital. Não existe possibilidade de ser contador consultor sem ser um contador digital, pois para desempenhar o papel consultivo é necessário ter algo muito valioso que os contadores tradicionais não possuem, o tempo!

E se transformando em um dos contadores digitais que o profissional conseguirá ser consultivo e oferecerá insights estratégicos para a tomada de decisão dos negócios dos seus clientes.

Como se tornar um contador digital?

Inicialmente é importante esclarecer que ser um contador(a) digital não é ser um(a) contador(a) virtual. Esses dois modelos são distintos e você vai entender ainda mais sobre essa distinção conforme avance na leitura deste artigo.

Para ser um contador digital você precisa inserir a tecnologia na sua rotina contábil, implantando sistemas automatizados que impactem positivamente na performance das rotinas operacionais, como é o caso do completo e intuitivo ERP de gestão Omie, que eu faço questão de mencionar.

Investir em sistemas que melhorem a comunicação com os clientes, diminuindo a distância entre a contabilidade e as empresas, com certeza é um caminho estratégico que facilitará uma maior retenção de clientes de sucesso.

A implantação de sistemas de contabilidade online, com banco de dados em nuvens, e de plataformas de gerenciamento de processos é um caminho eficiente que faz a contabilidade digital acontecer, afinal de contas você também estará tornando os processos mais seguros, evitando eventuais prejuízos pelo não cumprimento de declarações acessórias.

No Brasil, o percentual de contadores(as) que utilizam tecnologia para fazerem integrações entre os dados dos clientes e a contabilidade é muito baixo. Esse cenário atrasa a entrega de valor diferenciado para as empresas, além de reforçar a imagem ultrapassada que os empreendedores têm sobre a contabilidade ser um “mal necessário”.

Qual a importância de implantar um sistema de gestão?

Quando eu menciono a importância da implantação de sistemas, como o ERP de Gestão Omie, eu estou falando sobre os principais insumos para que o seu escritório contábil se transforme em uma empresa de contabilidade e serviços. São esses insumos que permitirão que você seja um(a) contador(a) digital e consultivo(a).

Imagine o seu cliente gerenciando com mais eficiência a empresa dele quando alimenta uma plataforma de gestão com módulos integrados (ex: módulo financeiro integrado com o módulo de estoque e com o módulo de contratos recorrentes) e você, como contador consultor, ter acesso a essas informações sempre atualizadas.

Agora, imagine que após você coletar essas informações atualizadas no ERP de Gestão do seu cliente, de forma online, será possível também importá-las para o sistema contábil da sua empresa de contabilidade. Um impacto considerável de automatização de rotinas e entrega de valor. Esse é um dos diferenciais das empresas de contabilidade.

Escritório ou empresa de contabilidade empresarial: saiba como funciona essa transformação

Ao tornar- se digital e consequentemente mais consultivo, o escritório de contabilidade tem a possibilidade de potencializar a sua monetização através da oferta de serviços que vão além do atendimento contábil tradicional de entrega de conformidades, se transformando assim em uma empresa de contabilidade e serviços.

A maioria desses serviços ainda não são ofertados por conta da falta de tempo dos escritórios de contabilidade. Ao se tornar empreendedor(a) de uma empresa de contabilidade, o contador(a) passa a oferecer esses serviços como produtos, que podem até estar expostos em prateleiras ou fazerem parte de um cardápio de apresentação.

A idéia é que eles também passem a fazer parte da realidade das empresas contábeis, como produtos a serem comercializados na intenção de oferecer a cura de dores das empresas, o aumento de credibilidade do(a) contador(a) no mercado e a potencialização de monetização das empresas contábeis.

Você agora pode estar se perguntando sobre quais são esses produtos que eu mencionei acima! Serviços como BPO Financeiro, Planejamento Tributário, Planejamento Financeiro, Serviços de Consultoria Organizacional, Serviços de Precificação, entre outros, se tornaram produtos comercializáveis nas empresa contábeis de contadores(as) digitais e consultivos(as).

Vou mencionar aqui dois simples exemplos em relação ao nível de entrega de diferenciação quando um escritório de contabilidade se transforma em uma empresa de contabilidade empresarial e oferece produtos além dos serviços recorrentes de conformidades.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, o planejamento tributário e o apoio na gestão financeira (BPO Financeiro) são dois dos principais serviços que os empreendedores desejam que os(as) contadores(as) ofereçam no mercado.

E como fazer um planejamento tributário?‍

Prosperar é um dos principais objetivos de todo empreendedor. Mas sabemos que a alta e complexa carga tributária do nosso país é uma das principais dificuldades para que as empresas alcancem essa meta com segurança.

Visualizando esse desejo das empresas, o planejamento tributário é um produto que visa, através de um direcionamento legal, baseado na legislação e na preservação da segurança patrimonial, diminuir, adiar ou até mesmo anular a incidência de impostos sobre algumas operações comerciais.

O BPO Financeiro é um produto que gera incontáveis benefícios nas empresas contábeis e também nas empresas dos clientes. Imagine aquela empresa de pequeno e médio porte que possui setor administrativo resumido, onde o(s) sócio(s), muitas vezes sem habilidades, precisam investir tempo no setor financeiro para cumprir com as obrigações.

Esse tipo de situação é comum entre os empreendedores porque muitas vezes a empresa não tem fôlego no caixa para estruturar um setor financeiro através de contratação de pessoal.

E é com esse cenário que muitas vezes o empreendedor acaba desprendendo de tempo e energia para “dar conta” desse tipo de demanda. Imagine se esse empreendedor estiver amparado por uma empresa de contabilidade digital e consultiva.

Agora imagine que esse mesmo empreendedor decide contratar o BPO Financeiro da empresa de contabilidade para conseguir descentralizar o seu financeiro por um custo e responsabilidade muito menor que a contratação de um funcionário.

Nesse momento, o cliente passa a descentralizar algo que nada agrega ao core business do negócio dele, nada agrega a atividade principal da empresa. E consegue se dedicar mais e entender melhor o seu negócio, analisando o cenário econômico, o mercado, a prospecção de clientes e outras possibilidades que ajudarão a empresa a prosperar.

Na contabilidade, o BPO Financeiro também impacta positivamente. Imagine que além do contrato recorrente de atendimento às conformidades que a empresa está obrigada a entregar ao fisco, a contabilidade monetiza também, agora através de um outro contrato recorrente, o do BPO Financeiro.

Além da monetização, a performance operacional da contabilidade também passa a aumentar consideravelmente. Com o setor financeiro dos clientes sendo operacionalizado na empresa contábil, o departamento de contabilidade gerencial já receberá os relatórios financeiros do cliente de forma totalmente alinhada.

Inclusive, se você trabalhar com um ERP de Gestão eficiente, será possível realizar a importação da movimentação financeira para o sistema contábil, um impacto considerável na automatização do processo junto ao departamento que enviará balanços, balancetes, índices e outros relatórios gerenciais de forma mais instantânea.

A partir desse momento, os clientes que até então não recebiam relatórios contábeis com números que transmitissem a realidade financeira, de gestão e operacional da empresa, porque não forneciam os insumos (relatórios e documentos) para que a contabilidade desempenhasse esse papel, passam a receber essa entrega de valor estratégico.

E assim a transformação da contabilidade na era digital é uma realidade que impacta positivamente na entrega de valor, aumento de credibilidade, possibilidades de monetização e em muitos outros aspectos. Se você quer entender mais sobre as novas possibilidades de monetização, confira o artigo “Como monetizar uma empresa de contabilidade”.

Ser um(a) contador(a) consultivo(a) é o caminho para que você permaneça inserido(a) no mercado através da profissão contábil. Mas, como eu falei aqui nesse artigo, para que você se transforme nesse(a) profissional consultivo(a) é necessário inserir a tecnologia na sua rotina, na rotina da sua empresa, é necessário ser um contador digital.

5f5a77f6699d8e14e04bb52c CTA fale com consultor 1 1

 

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças