Crédito Consignado: agora contadores de todo o Brasil podem oferecer esta modalidade para seus clientes

OneFlow, o 1º Software contábil 100% web e autônomo do Brasil, inova mais uma vez ao possibilitar a oferta de crédito consignado diretamente no sistema
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Segundo dados do CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo CNC) divulgados em julho de 2020, cerca de 67% das famílias brasileiras estão endividadas e destas 26,3% delas com dívidas em atraso. Um recorde histórico de endividamento coletivo, reflexo da crise financeira que já vivíamos e que foi agravada pela pandemia. Uma das principais fontes de endividamento são os cartões de crédito, cujas taxas de juros anuais chegam a 323,79%.

Uma alternativa às altas taxas de juros cobradas pelos cartões de crédito e financeiras em geral é o crédito consignado, a modalidade de empréstimo pessoal que tem seu pagamento atrelado ao desconto efetuado diretamente na folha de pagamento do colaborador.

O crédito consignado, uma das formas de crédito mais baratas no mercado, As empresas que possibilitam essa opção de crédito para seus funcionários, geralmente instituições públicas e grandes empresas, conseguem oferecer não só uma oportunidade de crédito, mas também a oportunidade de reduzir fortemente seu endividamento através da “portabilidade de dívida”, migrando sua dívida de cartão de crédito, por exemplo, para uma dívida de consignado, com uma taxa de juros muitíssimo menor.

Quais são as vantagens da modalidade?

A modalidade tem diversas vantagens:

  • É considerada a modalidade de empréstimo pessoal mais barata do mercado: apresenta taxas de juros anuais de 32,85%, muito menor quando comparada às taxas de cartão de crédito e empréstimo pessoal, por exemplo.
  • Oferece facilidade na contratação e rapidez na liberação: uma vez que há a garantia do pagamento com desconto automático no ordenado mensal, a liberação do valor para o solicitante é feita de forma pouco burocrática e a liberação do valor é feita de forma rápida diretamente na conta do solicitante.
  • Abrange inclusive pessoas com restrições de crédito: o crédito é liberado ao requerente sem a necessidade de realização de consulta no SPC/Serasa
  • Tem como garantia inicial o desconto efetuado em folha de pagamento, por isso, tem um baixo risco de inadimplência.
  • Para o tomador do empréstimo, significa uma oportunidade de reduzir fortemente seu endividamento através da “portabilidade de dívida”, migrando sua dívida de cartão de crédito, por exemplo, para uma dívida de consignado, com uma taxa de juros muitíssimo menor

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

Bastante democrático, permite que praticamente qualquer pessoa com vínculo empregatício tenha direito a recorrer a este tipo de empréstimo, incluindo aposentados e funcionários públicos.

Quem pode oferecer o serviço de crédito consignado?

Empresas que atuam como financeiras tem a documentação necessária para a oferta do serviço, bem como bancos, que tem na modalidade, um serviço agregado na gestão de contas Pessoa Jurídica.

Qualquer empresa pode disponibilizar a modalidade para seus colaboradores?

Sim, qualquer empresa formalmente estabelecida pode, na prática, disponibilizar a modalidade para seus colaboradores.

No entanto, a burocracia interna para a gestão do trabalho operacional envolvidos no processo do consignado, como a gestão da folha de pagamento e o controle dos descontos e provisionamentos, tornava o processo bastante difícil.

Como isso, muitos empresários optam por não disponibilizar a modalidade para seus colaboradores.

Agora, escritórios contábeis também podem oferecer crédito consignado

Pensando em como tornar essa solução mais acessível, a OneFlow e a Ali Crédito, em uma parceria inédita, desenvolveram uma forma fácil e simples para que pequenas e médias empresas tenham acesso, através de seus contadores, a esta modalidade de crédito, podendo então passar a oferecer a opção para seus funcionários.

O contador tem papel central, responsável por habilitar essa opção para a empresa, ele oferece essa solução para que seus clientes possam zelar pela saúde financeira dos funcionários, ter mais argumentos para a retenção de talentos e contribuir para o fortalecimento financeiro da camada da população que mais precisa de crédito nesse momento de crise, amplamente empregada por PMEs.

Todo mundo ganha: o grande diferencial.

O primeiro canal de distribuição de crédito consignado para PMEs traz benefícios ao contador, empresa e funcionário: o primeiro oferece uma solução exclusiva ao seu cliente, que até hoje não estava disponível no mercado. Já as PMEs, conseguem investir na saúde financeira de seus funcionários, os quais ganham acesso a uma linha de crédito barata, com até mesmo a oportunidade de migrar suas dívidas e se reorganizar financeiramente.

Como funciona na prática?

A automação foi o grande foco no desenvolvimento do projeto, trazendo fluidez e assertividade para o processo como um todo.

Na prática funciona assim:

  • o contador habilita a empresa
  • o responsável pela empresa confirma a habilitação no portal
  • os funcionários recebem uma comunicação com número de WhatsApp para fazer a simulação
  • a empresa aprova o empréstimo
  • o crédito é liberado pela instituição financeira
  • os descontos passam a ser feitos direto na folha de pagamento.
  • As taxas de juros variam entre 1,79% a 3,49% ao mês (de acordo com a avaliação de crédito feita para cada empresa e funcionário)
  • Os prazos de pagamento vão de 1 a 24 meses.

A vantagem para quem faz uso do OneFlow é que o sistema permite a integração dos dados dos funcionários dos principais sistemas de folha de pagamento do mercado contábil, simplificando o processo.

Contadores gerando mais valor para seus clientes

Essa iniciativa pioneira tem como um de seus propósitos permitir que o contador gere mais valor para seus clientes, atuando como um canal de crédito eficiente e acessível.

Além de todos os benefícios para PMEs e seus funcionários, a iniciativa reforça ainda mais o papel fundamental do contador no ecossistema empreendedor, não só na manutenção financeira do seu negócio, mas como consultor estratégico – trazendo oportunidades inéditas para o desenvolvimento da empresa.

A solução foi apresentada durante o Omie Summit Contábil 2020, oferecendo um QR code para os primeiros contadores que entrassem em contato com a OneFlow para fazer parte do primeiro grupo a oferecer essa solução aos seus clientes, que em breve será oferecida a todos os escritórios contábeis. Visite o site do OneFlow!

5f36d2c27f8e6278ec11e62b omie oneflow consignado

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
gestão de processos contábeis
Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!