Crédito fiscal: por que oferecer aos seus clientes?

Veja neste artigo como o crédito fiscal pode se tornar um recurso para evidenciar a importância do papel do contador no crescimento de uma empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Provavelmente, você já deve estar familiarizado com o termo crédito fiscal. Ele é um dos benefícios criados pelo governo federal com o objetivo de reduzir o número de casos de sonegação e ônus tributário no Brasil.

Além de gerar benefícios para os negócios, essa prática pode valorizar ainda mais  os serviços prestados pela contabilidade. Afinal, essa pode ser a oportunidade perfeita para que o contador demonstre os benefícios dos serviços de uma assessoria contábil e especializada.

Como uma forma de diminuir os gastos fiscais de uma empresa, entender o que é crédito fiscal e como oferecê-lo aos seus clientes influi no trabalho do contador. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe o conteúdo a seguir.

Use MPs e benefícios acessórios a favor do seu cliente

Constantemente em mudança, a legislação brasileira é uma das mais dinâmicas e extensas do mundo. Por isso, é extremamente necessário que os empresários optem pela assistência de um escritório contábil.

Muitos empreendedores se aventuram em tentar seguir as normas fiscais por si mesmos. Mas para conseguir fazer o melhor uso das MPs (Medidas Provisórias) e benefícios acessórios, como o crédito fiscal, é importante ter a ajuda de um especialista. É neste momento que entra a importância do papel do contador.

A dedução fiscal com o crédito é uma manobra que, em geral, somente os contadores saberão praticar com excelência, já que exige experiência e conhecido nas áreas contábeis.

Confira os tributos contemplados

O crédito fiscal é um benefício concedido pelo governo para empresas de pequeno e médio porte, que abrange vários tipos de empresas. Além disso, seus clientes enquadrados em sistemas tributários como Lucro Real, Simples Nacional e Lucro Presumido fazem parte do público que pode ser assessorado pelo seu serviço.

Apesar de você já conhecer o regime tributário do Brasil, este não é um assunto simples, por isso, o crédito fiscal é um recurso que te ajuda a gerar economia para seus clientes na incidência de impostos como:

  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços),
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Ajude os seus clientes a aproveitarem esse benefício fiscal

Com o crédito fiscal, você consegue demonstrar a importância de uma assessoria contábil para os empreendedores, para ajudar a entender desde a diferença entre crédito fiscal e tributário até as vantagens do crédito ICMS.

Por exemplo, assim como o crédito fiscal, o crédito de ICMS é um recurso incluso nessa prática. Com o mesmo objetivo de abater os custos com a aquisição de produtos, mercadorias e serviços, este é um tipo de atividade que pode ser um diferencial quando você, contador, ofertar suas habilidades a possíveis clientes.

A importância do planejamento fiscal

Para que o crédito fiscal seja eficiente, é importante que as decisões sejam tomadas com um planejamento como base. Isso porque ele evita possíveis penalizações e aumenta a rentabilidade do cliente, o que consequentemente afeta positivamente o escritório contábil.

Essa é uma forma de oferecer a contabilidade consultiva aos seus clientes, o que melhora o seu relacionamento com eles e faz com que as decisões fiscais e contábeis sejam tomadas de modo muito mais assertivo e eficaz.

É nesse momento também que o contador se mostra como um elemento crucial no crescimento e desenvolvimento de um negócio. Ou seja, ao desenvolver um plano estratégico eficiente para os seus clientes, é possível demonstrar que o contador pode desempenhar um papel mais importante do que somente cuidar das papeladas e gerar guias de impostos.

Itens do planejamento

Para que esse planejamento seja completo e desempenhe um papel estratégico na hora de demonstrar a importância da análise de crédito fiscal para os empresários, o contador precisa desenvolver estes cinco elementos:

  • Planejamento das obrigações fiscais;
  • Previsão de contas;
  • Lucro bruto;
  • Lucro líquido,
  • Análise do regime tributário.

Aproveite os benefícios de uma tecnologia integrada

Você sabia que um sistema de gestão completo e que executa integração contábil automaticamente com o seu escritório, pode ser um excelente instrumento para aprimorar a comunicação entre você e os seus clientes? Então, que tal conhecer o software da Omie?

Converse com os nossos consultores e veja como a Omie pode te ajudar a ter processos mais rápidos e seguros, com integração automática de dados fiscais e contábeis ao seu software contábil e automatização total de tarefas. Saiba mais!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
gestão de processos contábeis
Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!