Dia do contador

O que mudou em 71 anos de profissão?
Navegação Rápida
Navegação Rápida

No dia 22 de setembro comemora-se o dia do Bacharel em Ciências Contábeis, o contador. Porém, em 2016, essa data ganha um peso diferente advindo da nova realidade que a contabilidade enfrenta no Brasil e no mundo.

Claro que não é de hoje que o mercado e os profissionais de contabilidade enfrentam mudanças. Assim como todas as áreas, a renovação acompanha seu desenvolvimento, mas nos últimos tempos a crescente tecnologia focada na área contábil impôs mudanças radicais e significativas no cenário.

São 71 anos de história desde a fundação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e hoje não só o papel do contador, como também o próprio mercado mudou muito.Atualmente, ferramentas como os ERPs, os softwares de emissão e gestão de documentos eletrônicos, e os próprios documentos, agora todos digitais, representaram mudanças e reciclagens que esse profissional teve de realizar. 

A tecnologia se aproxima muito da profissão, muito mais do que as complexas planilhas de Excel jamais representaram.É preciso atuar em conjunto com a tecnologia. Cada vez mais, a adoção de uma tecnologia moderna e eficiente vem se tornando o diferencial da empresa de serviços contábeis, porém durante o processo de análise contábil, a máquina, a tecnologia, sempre será um facilitador. 

A inteligência humana, aquela conquistada na formação e experiência desses profissionais, é o que guiará as decisões e identificará os pontos vulneráveis de uma empresa.A máquina é ótima em recolher dados.

 Ela é perfeita para armazenar, classificar e até mesmo filtrar dados, porém analisar, observar, e acima de tudo, decidir em cima dessas informações, ainda demanda inteligência humana e experiência de trabalho.É por isso que aqui na Omiexperience, propusemos que o Omie seja um software ERP parceiro do contador. Ele pode facilitar o acesso e gestão dos dados, mas a verdadeira contabilidade carece do olhar crítico, analítico e treinado do profissional. 

É por isso que trabalhamos a ideia de contabilidade digital. As ferramentas são tecnológicas, mas o operador é humano.Em nossa época atual, vemos mais uma mudança de posição e de paradigma do papel do contador no processo administrativo, mas ainda assim, talvez mais do que nunca, vemos sua importância e o que ele realmente significa para o processo. Por isso, feliz 22 de setembro, contador!

Leia a matéria no site

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
BPMN
BPMN: o que é e como funciona? Confira uma representação visual para mapear os processos na sua empresa.
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas