Dicas de campanhas de vendas para comércio atacadista

Aprenda como aplicar campanhas de vendas para comércio atacadista e aumentar as vendas do seu negócio.
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Se você tem um comércio atacadista, já conhece os desafios diários para motivar sua equipe a enfrentar os imprevistos. No mundo das vendas, estar atento ao mercado é essencial para se diferenciar de outras marcas.

Campanhas bem planejadas e estruturadas em cima de um público-alvo podem trazer inúmeros benefícios que vão além do valor monetário e a conclusão das metas do mês.

Estratégias de comércio atacadista podem aumentar os lucros e reforçar o relacionamento comercial com seus colaboradores, fornecedores e clientes finais.

Neste conteúdo, você vai aprender 7 dicas para aumentar as vendas do comércio atacadista. Acompanhe e boa leitura!

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7 dicas para aumentar as vendas do comércio atacadista

Há um grande crescimento das vendas em atacado no mercado brasileiro. Esse fato tem movimentado a economia e aumentado as oportunidades de lucro. Diversos empreendedores estão investindo e injetando seu capital em um ramo que gera muitos empregos e oportunidades.

Conheça agora 7 dicas para colocar em prática com sua equipe de colaboradores e aumentar as vendas no comércio atacadista.

1. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são uma oportunidade de aumentar suas vendas no atacado, uma vez que geram alta rotatividade de pesquisas de produtos e a procura por promoções.

Veja algumas das muitas datas existentes para excelentes campanhas:

  • Dia Internacional da Mulher;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

Por outro lado, existem dias específicos para promover promoções e estimular a compra no e-commerce, como é o caso da:

  • Black Friday: a data mais esperada do ano. Ofereça descontos reais e impressionáveis.
  • Cyber Monday: uma estratégia utilizada para a continuação das ofertas de BF. Aqui, diversifique os produtos ofertados.

Cada data se encaixa de maneira diferente em um negócio. Por isso, deve-se levar em consideração seu nicho como distribuidor, o tipo de consumidor, o seu alcance de vendas e as épocas de maiores procuras pelos produtos comercializados.

Para isso, é necessário realizar um mapeamento junto à equipe comercial e de marketing, com relatórios e pesquisas que tragam números atualizados. Aprenda a se preparar para essas datas no Blog Omie.

2. Dê descontos exclusivos

Ofereça descontos exclusivos para alguns produtos específicos e estratégicos, que devem ser selecionados de acordo com a intenção de foco de vendas do mês. Por exemplo:

  • Se deseja vender dois produtos diferentes, mas que podem ser combinados, gerando um desconto exclusivo se comprados em conjunto;
  • Se precisa realizar a troca de coleção de estação e, para isso, é necessário que não tenha mais itens passados em seu estoque.

Outro ponto necessário é oferecer descontos exclusivos para clientes estratégicos, podendo se encaixar fornecedores B2B, ou clientes que compram em grandes quantidades, por exemplo.

3.  Ofereça desconto progressivo

Excelente para estimular o cliente a comprar no atacado e com descontos cada vez maiores, de acordo com o volume. O aumento do desconto varia de acordo com o volume de compra do cliente. Exemplos de campanhas que aplicam essa estratégia são aquelas em que os descontos acompanham o número de peças/produtos. É uma boa ação para enfrentar concorrentes de nicho e movimentar seu estoque.

Faça um planejamento com os valores de todos os itens que entram no desconto progressivo, as despesas de envio e o preço final para o consumidor. Dessa forma, é possível observar a margem de lucro a ser obtida com cada item. Esse dado pode evitar prejuízos pois, se a venda de um produto for pequena demais, o desconto irá gerar prejuízo.

4.  Considere as estratégias digitais

Pensar digitalmente é um pré-requisito nos dias atuais. Há inúmeras vantagens em divulgar/vender seus produtos pela internet. Citamos algumas, a seguir:

  • Vender itens que estão parados na loja física e têm pouca ou nenhuma saída;
  • Divulgação de promoções;
  • Anunciar a chegada de novos produtos, como a troca de estações;
  • Possibilidade de identificar o perfil de novos compradores;
  • Fidelizar os que já são clientes, com novas estratégias de vendas online;
  • Oportunidade de melhor relacionamento com consumidor;
  • Divulgação boca a boca online, ou seja, os clientes que indicam sua marca a outras pessoas que poderão se interessar em comprar também;
  • Parceria com os influencers que tenham identificação com o produto que a empresa comercializa.

Alguns meios para adentrar no digital, e realizar testes de marca, são:

  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • WhatsApp;
  • Anúncios.

5. Apresente o valor mínimo de pedidos

Você pode impor um valor mínimo para a realização de pedidos, sobretudo em produtos de baixo valor.

Mesmo que os produtos comercializados sejam de alto valor, essa é uma estratégia eficaz para a lucratividade em um único pedido. Funciona também para itens em que não há renovação mensal, como tapetes, rouparia de cama e banho, itens para decoração e outros.

6. Incentive a fidelização e indicação

Fidelizar os clientes é essencial para manter sua marca estável. É importante manter os clientes já fiéis a sua empresa e conseguir indicação de compra por meio destes. A indicação significa confiança e aprovação dos serviços/marca e funciona como um meio gratuito e orgânico de captação de clientes.

Contudo, é sempre interessante uma recompensa a esses consumidores. Veja a seguir algumas dicas para a fidelização e a indicação.

Fidelização

Dentre as diversas vantagens da fidelização, podemos considerar:

  • Agregar um maior valor à marca da sua empresa;
  • Possibilitar a percepção dos padrões de compra dos seus clientes;
  • Manter clientes fiéis que funcionam como um marketing gratuito;
  • Custos de marketing e vendas reduzidos;
  • Maior poder de negociação com seus fornecedores, que enxergam em sua empresa uma marca de valor;
  • Permite uma melhor precificação.

A fidelização dos clientes, porém, ocorre a partir de itens como:

  • Utilize um CRM de qualidade. Com as informações corretas você pode enviar um cartão ou um brinde no aniversário dele;
  • Envie e-mails com ofertas exclusivas e personalizadas com o nome dele;
  • Mantenha um relacionamento de pós-vendas;
  • Ofereça um espaço de convivência e socialização no seu espaço físico, com comidas e conforto.

Exemplos de fidelização:

  • Por pontuação: para cada compra em sua loja, o cliente ganha determinados pontos. Exemplo, 10 pontos para cada R$ 50,00 gastos etc;
  • Por tempo de casa: nesse caso, você mima seu cliente todo ano, na data em que ele completa mais um ano de compra em sua empresa. Por isso, a importância do CRM, mais uma vez;
  • Por maior quantidade de vendas: ofereça um brinde a cada x valores de compra em sua loja. Ou um produto da compra pode sair de graça, normalmente o de menor valor. Exemplo, se na compra do seu cliente há peças de R$ 15,00, R$ 50,00 e de R$ 100,00, a de R$ 15,00 poderá não ser cobrada.

Indicação

A indicação é um meio importante de manutenção das vendas e da marca. Algumas vantagens são:

  • Clientes que são indicados por outros costumam ser mais fiéis à marca;
  • O cliente que chega por meio de indicação tem confiabilidade e assertividade
  • Reduz o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de sua empresa.
  • Obtém feedbacks preciosos para fechar novos negócios futuramente.

Como incentivar a indicação:

  • Escolha o que você dará em troca como gratificação ao seu cliente pela indicação;
  • Incentive seu cliente, na hora de fechar a compra, a indicar possíveis compradores para a sua marca, citando benefícios;
  • Utilize o gatilho de nível de recompensas, aumentando os benefícios por número de indicações.

Exemplo de indicação:

  • Use o “indique e ganhe”. Na prática, como exemplo, seria algo “Indique um amigo e ganhe 20 % de desconto em sua próxima compra”.

7.  Estabeleça uma relação comercial duradoura

Sem dúvidas, o relacionamento com clientes é um fator estratégico e fundamental para o aumento do engajamento da sua empresa. Além de fidelizar seu cliente, acordos personalizados trazem bons retornos com seus fornecedores. Isso pode gerar descontos e outros benefícios na aquisição de novos produtos, para o reabastecimento de sua empresa.

Vá além com a Omie

Aproveite todas as dicas para implantar uma nova estratégia em sua equipe e gestores. Por isso, dê chance para contribuição geral e partilha de ideias. O momento pós-vendas deve ser visto com especial atenção pois mantém a fidelização dos clientes adquiridos. Estes são fundamentais para o seu negócio. Lembre-se: manter um cliente satisfeito custa menos do que reconquistá-lo.

Para manter sua rotina comercial organizada, conte com a Gestão de Estoque, Compras e Produção Omie e transforme a rotina da sua equipe comercial com um sistema totalmente integrado. Entre em contato com nossos consultores e solicite uma proposta.

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