Dicas de como abrir escritório de contabilidade

Conheça o passo a passo para abrir um escritório de contabilidade de sucesso e descubra como tornar sua empresa mais eficiente
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A área de Contabilidade permite várias formas de atuação, desde a carreira na iniciativa privada até ações no serviço público. Um dos ramos de atuação que mais tem crescido, porém, é o de contadores empreendedores que buscam meios de como abrir um escritório de contabilidade.

Se essa opção está nos seus planos, é preciso saber as etapas necessárias para abrir seu próprio escritório, quais cuidados tomar e em que etapas ter mais atenção. Ter a própria empresa pode ser muito lucrativo, mas é um grande desafio, por isso é preciso estar preparado para todas as situações.

Neste texto, vamos falar sobre a importância dos escritórios de contabilidade, os passos que você deve seguir e quais ferramentas podem apoiar seu trabalho, para que você ofereça serviços com mais agilidade, eficiência e qualidade. Boa leitura!

Bannner para conhecer o sistema

Por que é importante o planejamento para abrir um escritório de contabilidade?

Toda empresa precisa de serviços de contabilidade. Muitas vezes, é mais vantajoso terceirizar essa atividade para que um escritório maior apoie o processo. Em outros casos, a instituição pode precisar de uma consultoria contábil e a ajuda pode vir de uma empresa externa.

Assim, iniciar o próprio escritório de contabilidade é uma opção para quem deseja crescer profissionalmente e expandir sua área de atuação. Mas, é preciso planejamento para abrir esse tipo de empresa.

Os contadores, mais do que ninguém, sabem que gerenciar uma empresa não é fácil. Por isso, é preciso iniciar com um bom planejamento, para que o profissional tenha mais clareza dos seus objetivos e apresente melhor os conhecimentos técnicos que possui.

Abrir seu escritório de forma estruturada é essencial para que você esteja pronto para enfrentar os desafios que surgirão, conseguindo se manter relevante no mercado.

Um contador que esteja iniciando seu escritório em São Paulo, por exemplo, deve levar em conta os desafios de uma metrópole com mercado altamente competitivo. Sem planejamento, ele apenas começaria a oferecer seus serviços para outras empresas, sem ter um diferencial atrativo.

Porém, se esse profissional abrir o escritório após entender o mercado, definir seu diferencial e montar a estrutura que a empresa precisa para funcionar, terá mais facilidade para conduzir os negócios, preparando-se para diversas situações que possam aparecer.

Como abrir um escritório de contabilidade?

Agora que já apresentamos a importância do planejamento para a abertura do escritório contábil, acompanhe as principais etapas para iniciar sua empresa:

1. Faça um planejamento

É preciso planejamento para a abertura da empresa. Uma ferramenta muito útil nesse processo é o plano de negócios, que oferece uma visão geral do escritório de contabilidade.

O plano deve responder perguntas como: qual o público-alvo? E o local de atuação? A empresa possui alguma especialidade? Qual é o investimento inicial necessário? Qual é o formato dos serviços oferecidos: consultoria tradicional, on-line ou digital?

Tudo isso deve estar previsto no plano de negócios, para que a empresa esteja estruturada da melhor forma antes de enfrentar os desafios do mercado. O planejamento permite que o empreendedor se prepare para situações que possam ocorrer e pense em alternativas.

Além disso, planejar a empresa antes torna o processo de abertura mais ágil e posiciona o novo escritório no mercado de forma estratégica. Um contador especialista em multinacionais, por exemplo, deve focar em ser conhecido por tais clientes e conquistar uma boa rede de confiança.

A especialidade de cada contador deve ser um ponto forte em sua consolidação. O escritório poderá focar em campanhas e estratégias de marketing voltadas à persona de cada um.

2. Realize uma pesquisa de mercado

É importante entender o mercado que será atendido pelo novo escritório, para identificar oportunidades e conhecer seus desafios e dificuldades.

Isso permite que o contador se prepare para as situações e estruture suas ações para atender às necessidades dos clientes.

Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental para empresas que desejam se estabelecer na área contábil, pois favorece o posicionamento do escritório, atacando áreas que o mercado mais precisa.

3. Faça o registro nos órgãos necessários

Tão importante quanto planejar seu negócio e entender seu mercado é estar de acordo com a legislação da área. Por isso, é fundamental realizar o registro no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado, como consta no decreto de Lei nº 9.295/46.

Sem esse aval, o contador não pode atuar de forma legal, limitando sua atuação, pois muitas empresas levam esse aspecto em consideração ao escolher um escritório de contabilidade.

Além do CRC, também é preciso registrar a empresa em outros órgãos, como a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, Entidade Sindical Patronal, INSS, entre outros. Por fim, é preciso estar atento para conseguir o alvará e a licença de funcionamento para o espaço físico.

4. Monte a sua equipe de trabalho

Embora seja possível abrir um escritório de contabilidade e trabalhar sozinho, o alcance da empresa ficará limitado. Assim, investir em uma equipe qualificada é essencial para que o contador possa atender mais clientes, com qualidade e em diversas áreas.

Mas, é preciso se atentar na hora da contratação: os colaboradores devem ser bem avaliados, demonstrando capacidade para a execução das atividades. O empreendedor precisa definir bem os critérios e descrições de cargos, para que possa examinar os candidatos.

Por exemplo, desenvolva uma estrutura de cargos e salários, defina as áreas em que os colaboradores atuarão e, a partir disso, busque candidatos que se enquadrem nos pré-requisitos.

Se sua empresa tem como foco o ambiente on-line, procure pessoas que tenham experiência com esse formato de trabalho. Você atenderá negócios de pequeno e médio porte? Invista em colaboradores que entendam esse mercado.

A equipe ainda deverá contar com uma secretária, um auxiliar de serviços gerais, um encarregado de DP, encarregado de Escrita Fiscal e, claro, um contador. Avaliando seu plano de negócios ficará mais fácil identificar o que será preciso buscar para montar a equipe ideal.

5. Monte a estrutura do escritório

Com a equipe definida, é hora de estruturar o espaço físico do escritório. É preciso levar em consideração a localização (pois pode influenciar no momento de atrair clientes) e buscar um imóvel que atenda às necessidades da empresa.

É importante que o espaço tenha uma sala de espera, recepção, sala de arquivo, um espaço de copa, banheiros adequados, uma sala para o contador e um local para a contabilidade e o RH.

6. Padronize tarefas

Com tudo isso definido, você pode começar a pensar nas operações da empresa. É interessante desenhar processos para as atividades, estabelecendo padrões de execução e entrega.

Isso permitirá que qualquer pessoa envolvida saiba o que fazer e realize a tarefa com excelência e tornará o cotidiano mais ágil, pois não é preciso pensar no que e como fazer cada coisa.

Por exemplo, para atendimento a um novo cliente, é possível desenhar um questionário que deve ser feito antes de começar um relacionamento. Assim, todos os clientes terão as mesmas informações anotadas, o contador terá os dados que precisa e, se um novo colaborador entrar na empresa, já saberá como proceder.

7. Elabore uma estratégia de marketing

Agora que tudo está alinhado na empresa, é hora de atrair clientes. Por isso é fundamental ter uma estratégia de marketing, tanto tradicional quanto digital, pois ações diferentes trarão resultados diferentes para seu escritório.

Trabalhar o marketing contábil fará com que a empresa alcance outros negócios, que talvez não conheceriam o escritório sem uma divulgação bem feita. O marketing ajuda a expandir o conhecimento que as pessoas têm da sua empresa, gerando novos clientes.

Portanto, vale a pena elaborar uma estratégia que mostre os serviços que sua empresa oferece e como você pode ajudar seus clientes. Imagine uma campanha de divulgação de um escritório de contabilidade em meados de abril falando sobre declaração de Imposto de Renda – a época é de alta demanda, pois muitas pessoas precisam desse serviço, então podem recorrer àquela empresa para ajudá-las com a declaração.

Além disso, vale trabalhar também o seu marketing enquanto empreendedor, em especial se a empresa for menor ou se você já possui experiência e um nome consolidado no mercado. Conheça mais sobre o marketing pessoal para contadores e veja como essa tática pode ser relevante para você e sua empresa.

Conte com o sistema Omie ERP para ajudar na gestão do seu escritório de contabilidade

Para gerenciar sua empresa, conte com um sistema de gestão que automatizará diversas tarefas e trará mais clareza na visualização de informações gerenciais. Com o Sistema Omie ERP, você e seus clientes ganham eficiência, chegando a ser 80 % mais produtivos.

O sistema baseia-se na nuvem, garantindo a segurança das informações e permitindo a automação de diversas tarefas. Além disso, reduz erros em dados de clientes e centraliza tudo o que sua gestão precisa em uma única ferramenta – essas são apenas algumas vantagens do sistema ERP.

Conheça a Omie e tudo o que ela oferece, desde o conhecimento e transformação digital até um sistema completo para seu escritório de contabilidade.

Invista na sua vida profissional

Como visto, pode ser muito vantajoso abrir um escritório de contabilidade, porém é preciso muita dedicação, planejamento e esforço para que a empresa se mantenha relevante com o tempo, além de atender às demandas dos clientes.

Ao seguir o passo a passo apresentado, você pode iniciar um escritório contábil de sucesso aliado à tecnologia Para isso, invista em um sistema ERP, a ferramenta que acompanhe sua evolução e progresso no mercado.

Junto a tudo isso, é importante estar antenado às novidades do mercado e buscar conhecimentos sobre sua área de atuação. Por isso, não deixe de acompanhar o blog da Omie. Venha ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas atividades!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
faca um relatório contábil de qualidade
Para conhecer a saúde financeira de uma empresa, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Saiba mais
A contabilidade consultiva oferece serviços estratégicos além da contabilidade tradicional, agregando valor aos clientes através de orientações personalizadas. Explore a
entenda de contabilidade internacional
A contabilidade internacional tem a missão de unificar a linguagem contábil para que países diferentes consigam firmar negócios entre si.