Dicas de ferramentas para escritório de contabilidade

Agilize e organize processos! Confira estas dicas e mude a forma como seu escritório de contabilidade opera.

06/Mai/2022
Contabilidade

Com uma rotina cada vez mais acelerada e diversos processos ocorrendo ao mesmo tempo, o contador pode se ver meio perdido ao organizar informações e demandas de todos os clientes, por isso, contar com o auxílio de ferramentas para escritório de contabilidade é essencial para evitar transtornos e até mesmo erros. 

Tais ferramentas tecnológicas fornecem o apoio necessário para colocar em ordem toda a operação de uma contabilidade. Afinal, a organização é uma importante impressão a se passar para a quem prestamos serviço.

Que tal facilitar a sua rotina? Pensando nisso, separamos dicas de ferramentas para escritórios de contabilidade. Acompanhe a leitura!

Ferramentas para facilitar a rotina dos contadores

Sabemos que a rotina contábil é difícil, pois envolve vários fatores, como estar por dentro das legislações tributárias, a realização de análises financeiras, dentre outras demandas que ocorrem constantemente. Para isso, podemos contar com algumas metodologias que auxiliam bastante.

Além disso, existem ainda ferramentas que facilitam — e muito — o dia a dia dos contadores. Confira as mais utilizadas, logo abaixo!

Armazenamento de documentos

Se você tem o costume de imprimir documentos e armazená-los de forma física, saiba que o armazenamento em nuvem é a forma mais indicada para mantê-los íntegros e facilmente acessíveis por quem deve acessá-los. A segurança e a acessibilidade são os grandes benefícios do armazenamento na web. 

A seguir, você confere algumas ferramentas que oferecem esse tipo de facilidade.

Arquivei 

O Arquivei oferece soluções para micro, pequenas, médias e grandes empresas e escritórios contábeis. Dentre suas funcionalidades está o download e o armazenamento, em tempo real, de todas as NFes e CTes emitidas contra o CNPJ de qualquer lugar do país.

Google Cloud

O Google Cloud conta com diversas ferramentas em nuvem, dentre elas, uma voltada para serviços financeiros, capaz de gerenciar dados e realizar análises, excelente para o dia a dia de um escritório de contabilidade. 

Dropbox

O Dropbox permite o armazenamento e o compartilhamento de documentos com segurança, além de assinatura digital e gerenciamento de tarefas e atualizações de arquivos. 

Comunicação com clientes e colaboradores

Para além da organização interna de processos, a comunicação com clientes e colaboradores também deve ser uma preocupação do contador. Confira algumas das plataformas que podem te ajudar nessa missão. 

Slack

A ferramenta Slack se propõe a organizar o fluxo de trabalho de diversos segmentos de mercado, até mesmo nas empresas de maior porte. Ela permite integração para o gerenciamento de tarefas e a criação de canais de comunicação com os colaboradores e com os clientes, em qualquer lugar do mundo.

Discord

O Discord é uma ferramenta de comunicação que já fez mais sucesso no mundo dos games. Hoje em dia, também é utilizada no mundo corporativo. 

Com versão gratuita e fácil de utilizar, é uma alternativa para deixar de lado aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, com a finalidade de trabalho. É um aplicativo super indicado para a comunicação interna, onde as conversas por áudio são o maior atrativo.

Google Meet

A ferramenta Google Meet também possui uma versão gratuita e é indicada para a comunicação com prospects do negócio. 

É possível realizar chamadas de vídeo que permitem o compartilhamento de tela e mensagens via chat, o que ajuda no encurtamento de distâncias, mesmo quando as duas partes estão em lados diferentes do mundo.

Acompanhamento de tarefas e gestão de tempo

Fazer a gestão de tarefas e de prazos também é uma regra de ouro em qualquer mercado. Na contabilidade, não é diferente. Confira algumas soluções! 

Trello 

O Trello é uma ferramenta utilizada para descrever tarefas e colocar prazos para as respectivas conclusões. É útil no planejamento e na visualização do que precisa ser executado em determinado período de tempo. Possui uma versão gratuita e é indicado para gestão individual ou de grupos.

Leia também: Kanban: o que é e quais seus benefícios

Asana

A ferramenta Asana é indicada para gestão online de colaboradores de empresas, permitindo a visualização de tarefas por todos, assim como o prazo e o responsável por cumpri-la. Também possui versão gratuita.

Monday.com

A Monday.com é uma ferramenta visual que permite a gestão de equipes em qualquer lugar do mundo. Nela é possível criar um fluxo de trabalho com escopo de projeto, datas e responsáveis.

Google Keep

O Google Keep permite criar notas, lembretes e marcadores que podem ser compartilhados com outras pessoas. Ele possui versão gratuita e é útil para que contadores compartilhem insights entre si.

Forest

O Forest é um aplicativo cuja missão é fazer com que as pessoas mantenham o foco. Ele ajuda as pessoas a gerenciarem o tempo e se tornarem menos dependentes do celular, que convenhamos, atrapalha quando emite o sinal de uma notificação bem quando você está entrando no modo de concentração.

Instalação e atualização de aplicativos do governo

Instalar e atualizar aplicativos do governo digital tem demandado do seu tempo? Conheça a solução que vai te ajudar nessa tarefa.

GovBox

O GovBox é um aplicativo que toma para si a responsabilidade de instalar e atualizar aplicativos ligados ao governo, que são comumente utilizados por contadores, como, por exemplo, o eSocial. 

ERP: gestão empresarial

A sigla ERP significa enterprise resource planning, que em português, significa “sistema de gestão integrado”. Um sistema de gestão empresarial entrega tudo o que um negócio precisa para organizar o financeiro, o comercial e a parte de vendas. 

Ele é capaz de se integrar a outras soluções, além de ser modular, ou seja, o cliente escolhe quais módulos são necessários para atender às demandas de um determinado negócio.

Sistema ERP Omie

A Omie é um sistema de gestão empresarial (ERP) completo. São entregues soluções para todas as áreas citadas, inclusive, para o contador. Com ele, é possível realizar uma contabilidade ágil e totalmente digitalizada. 

A Omie possui funcionalidades que evitam o retrabalho, entregam mais produtividade para a rotina contábil, de forma simples, intuitiva e eficiente. Ela permite a otimização da gestão financeira por meio de serviços personalizados, como o BPO Financeiro. 

Com o sistema ERP é possível fazer o controle e a emissão de notas fiscais, e um dos seus maiores benefícios é que o sistema, por ser na nuvem, acompanha automaticamente as novidades em leis e demais assuntos que impactam o financeiro de uma empresa, ou seja, você vai estar sempre os as entregas legais, evitando problemas para o escritório e para seus clientes.

Foco e energia em tarefas que vão te trazer resultados

A gestão de um escritório de contabilidade passa por inúmeros processos, tarefas e atividades no dia a dia que não podem parar - mas que podem ser otimizadas!

Ao contar com ferramentas de trabalho, é possível ganhar produtividade, economizar tempo e capital humano, deixando horas livres para você focar em um bom atendimento ao cliente, na resolução de problemas e nas estratégias do seu negócio.

Conte com a Omie, tanto como ferramenta, quanto como parceiro estratégico de negócio. Descubra como ser um contador parceiro Omie e todos os benefícios envolvidos!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas