Hora de reinventar! 9 dicas para manter a produtividade da pequena empresa em meio à crise

Veja como aproveitar o momento de crise econômica para manter a qualidade e a produtividade da sua empresa

13/Abr/20
Gestão

Diante do cenário de instabilidade econômica que o Brasil e o mundo estão vivendo devido a COVID-19, muitas empresas vêm enfrentando algumas dificuldades para se manter produtivas mediante tantas mudanças necessárias.

Com o afastamento social e o lockdown do comércio nas principais capitais do país, as empresas estão vivendo um momento de grande reestruturação e adaptação de novas rotinas, quebrando paradigmas, inovando e se acostumando com uma forma diferente de trabalhar.

Atualmente, estamos presenciando um cenário em que as vendas estão em declínio, o que pode levar as empresas mais vulneráveis a fecharem suas portas ou diminuir drasticamente seu quadro operacional, principalmente, devido à falta de estrutura e planejamento, que abrem margem para os concorrentes mais preparados.  

Mas, como fazer para não se tornar vulnerável e manter a produtividade e a qualidade na entrega em um cenário tão adverso? Esteja preparado! Para isso, preparamos algumas dicas para você manter a qualidade dos seus serviços e operações, mesmo que remotamente, sem perder a produtividade.


1. Reduza os custos

Cortar custos deliberadamente sem um planejamento estratégico pode ser muito perigoso. No início, opte por organizar a sua empresa e identificar possíveis desperdícios. Economizar em contas básicas como energia, água, papel, material de escritório, pode resultar em uma significativa redução no orçamento

 

2. Avalie o mercado 

É na crise que, muitas vezes, estão as grandes oportunidades. Ocupe os espaços deixados pelos concorrentes e busque ampliar a sua área de atuação. O que a sua empresa pode oferecer que está sendo demandado no momento? Pense em ofertar produtos e serviços que atraiam a atenção dos consumidores e renove-se!

 

3. Reduza preços e realize promoções

Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções e baixa de preços, ou seja, mais propenso a realizar compras e fazer novos negócios que revertam em redução de custos para sua empresa. 

Ofereça um serviço de qualidade, com uma oferta imperdível e que seja a melhor opção para o seu consumidor no momento, e claro, desde que também seja viável para os seus negócios.

 

4. Motive sua equipe

Cuide da motivação da sua equipe. A satisfação e a produtividade dos colaboradores dependem, principalmente, da maneira como eles se sentem trabalhando na sua empresa. 

Proporcione condições favoráveis de trabalho, mesmo em home office, e valorize as entregas do time mostrando o quanto cada um deles é importante para o sucesso dos negócios.

 

5. Esteja presente no dia a dia dos seus funcionários

Fale com seu time diariamente e esteja presente, mesmo (e principalmente!) à distância. Realize videoconferências periodicamente e os mantenha atualizados sobre tudo o que acontece na empresa. 

Faça com que eles se sintam realmente parte do negócio e use de todos os meios para manter a comunicação interna sempre viva!

 

6. Otimize os processos

Para aumentar a produtividade e a qualidade das entregas da sua empresa, é preciso otimizar e automatizar os seus processos. Reduza o tempo de realização de tarefas e simplifique o seu dia a dia optando por métodos que garantam rapidez e eficiência na entrega. Afinal, tempo é dinheiro.

 

7. Dê atenção à comunicação

Ninguém vende sem se comunicar com o mercado, certo? Portanto, seja eficiente e criativo. Identifique os canais de comunicação mais utilizados por seus clientes  e potenciais consumidores e faça uma abordagem eficaz e direta, mantendo-se presente no seu dia a dia. Lembre-se, seja visto para ser lembrado.

 

8.  Foque no seu propósito

Busque fortalecer a sua posição junto ao mercado, aos seus principais grupos de clientes e aos os seus colaboradores, através do foco na missão e propósito da sua empresa. Descubra e renove as estratégias para desenvolver cada vez mais suas técnicas de gestão e comunicação

 

Elabore planos de ação práticos

Ao definir um plano de ação simples e prático, você pode estabelecer as melhores estratégias para chegar aos objetivos planejados. Para isso, organize um cronograma onde serão definidas as atividades e os seus respectivos responsáveis.

Assim, você conseguirá manter a produtividade e saber exatamente o que deve ser feito, por quem e em qual prazo. Não perca nenhum detalhe do seu processo!

Para conseguir manter a produtividade de uma empresa, é preciso começar pelo principal, você! Por isso, veja também, algumas dicas para manter a sua produtividade individual e garantir o bom funcionamento do time. Seja o exemplo!

 

Planeje o dia com antecedência

Antes de encerrar suas atividades do dia, reserve alguns minutos para planejar o dia seguinte.

Liste as tarefas em ordem de prioridade, dessa forma você conseguirá se programar melhor e ainda otimizar o seu tempo e as suas atividades.  

 

Os mais difíceis vêm primeiro!

Além de ordenar as atividades por prioridade, procure colocar no topo de sua lista aquelas que são as mais difíceis de ser realizadas ou que demandam um tempo maior na execução.

À medida que o dia vai passando, e as atividades mais desafiadoras sendo eliminadas, consequentemente, seu dia contará uma agenda bem mais leve.

 

Identifique seus períodos de produtividade

Todos nós temos um momento em que nos sentimos mais inspirados, não é mesmo? Para alguns, este momento pode ser pela manhã, para outros à tarde,  e ainda tem aquele grupo onde a criatividade funciona melhor durante a noite ou até de madrugada.

Identifique qual é o seu maior e melhor período produtivo e tente, neste momento, executar aquelas tarefas mais difíceis de finalizar.

 

Faça uma coisa de cada vez

Não tente ser multitarefas, foque na atividade daquele momento. Lembre-se disso, principalmente nos dias em que você estiver com muitas atividades que exigem alto nível de concentração. Faça uma de cada vez.

Assim, você conseguirá aumentar o seu desempenho na execução e até mesmo a qualidade da entrega, pois conseguirá manter o foco e evitar falhas no processo.

Faça um cronograma de trabalho

Com um cronograma de trabalho bem feito, você se permite identificar rapidamente todas as tarefas que precisam ser feitas no dia e reduz o esforço mental para lembrar delas. Não tente lembrar de tudo apenas de cabeça.

Algumas atividades urgentes acabam aparecendo no meio do caminho, portanto, faça uma lista adaptável para adicioná-las, caso aconteça. Além disso, este cronograma pode te ajudar a visualizar melhor o quanto você está produzindo!

 

Não adie suas tarefas

Essa é uma prática fundamental para quem não pode perder a produtividade. O pensamento de deixar para depois, a famosa “procrastinação”, pode ser um grande inimigo e levar a grandes acúmulos de tarefas.

Um pensamento que pode te ajudar quando bater a indisposição de fazer alguma atividade, é pensar: quantas coisas você já não teria feito se nunca tivesse deixado nada para depois? Portanto, levante, tome um café ou uma água, e volte às tarefas!

 

Acorde mais cedo

Acordar cinco ou dez minutos antes do horário habitual, pode te ajudar a finalizar aquela atividade que estava tentando há tempos ou simplesmente adiantar tarefas que não conseguiria no horário normal de trabalho. Isso pode te manter motivado e te dar mais ânimo para enfrentar o dia.  

 

Elimine suas distrações

Durante o trabalho remoto, mesmo em isolamento social, são muitas as distrações que podem afetar o seu desempenho no decorrer do dia, como por exemplo: redes sociais, televisão, telefone, conversas paralelas em grupos, entre outros.

Determine um momento certo para essas atividades, afinal, precisamos de 5 ou 10 minutos de momentos livres durante o expediente, certo? Portanto, reserve estes pequenos momentos para responder aquela mensagem ou dar uma “olhadinha” rápida na sua rede social favorita, e evite desperdício de tempo durante os momentos de foco.

 

Leia o artigo completo sobre Home Office e a Produtividade no Trabalho Remoto que preparamos para você!

Essas são algumas dicas para você manter um ritmo competitivo e saudável, seja individual ou junto ao seu time e à sua empresa. Lembre-se que a produtividade não precisa estar alinhada com o aumento da produção, mas sim, com a eficiência no processo de trabalho e no aperfeiçoamento da utilização do tempo.

A Omie está do seu lado nesta luta para garantir a todos os nossos parceiros e clientes a entrega do melhor atendimento e da melhor solução para a gestão do seu negócio.

Conheça o ERP da Omie e comece já a automatizar as suas tarefas e garantir a sua estabilidade econômica com um sistema que vai te ajudar a organizar seus processos todos em um só lugar. Experimente grátis!

 

#juntos pela prosperidade do empreendedor brasileiro.  


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas