A área financeira sempre foi e continua sendo uma das áreas mais sensíveis para as empresas brasileiras. Os desafios são grandes e um tempo muito precioso é consumido com a rotina diária de conferência dos serviços bancários, verificando se os clientes já pagaram os boletos.
O cenário é: todos os dias realizar o acesso ao sistema do banco para registrar os boletos emitidos diariamente e também para obter o retorno da cobrança já registrada, ou seja, os boletos que efetivamente foram pagos pelos clientes. E isso é só uma parte do trabalho, porque também é necessário realizar o processamento do retorno no sistema de gestão para baixar as contas a receber relacionadas com esses boletos recebidos. Agora imagine se sua empresa emite boletos em mais de um banco. Faça as contas de quanto tempo é gasto em trabalho operativo para cuidar de tudo isso.
Mas esse tempo não precisa ser perdido, afinal, no sistema Omie, todas essas são operações automatizadas. Tanto o envio de cobrança para registro dos boletos emitidos como o retorno de cobrança bancária.
Basta acessar o módulo Finanças >> Integração com Banco >> Gerar Remessa de Cobrança
Histórico de Integrações
O Omie também permite a consulta do histórico da integração bancária, onde você pode analisar todos os arquivos de retorno que já foram processados e todos os boletos pagos pelos seus clientes, automaticamente baixados, sem que você tenha que fazer absolutamente nada. O sistema já faz a captura automática dos arquivos de retorno, diretamente do banco, já os processando também automaticamente.
Basta acessar o módulo “Finanças >> Integração com Banco >> Histórico de Integrações”
Não precisa se preocupar nem com ir atrás destes números
E para ajudar ainda mais, quando o Omie faz este processamento automático, é enviada uma notificação por e-mail, informando o que foi processado com um extrato analítico em anexo, detalhando exatamente o que houve com cada cliente/boleto.
Confira um modelo do e-mail e do extrato enviado pelo sistema.
Mas então para que eu sirvo com toda essa tecnologia? A resposta é simples: para exceções. Se identificar um alerta como um boleto cancelado, uma baixa não autorizada ou qualquer outra divergência, é neste ponto que você vai atuar, ganhando mais assertividade nas operações que necessitam de atenção.
Itaú e Santander, os primeiros bancos a se automatizar com o sistema Omie
Os primeiros bancos a aderirem à nossa automatização foram o Itaú e o Santander, em breve será possível automatizar essas tarefas com outros bancos também.
Esta é a forma como o Omie ajuda você a ter mais tempo para gerenciar ainda melhor o seu negócio, de maneira mais eficaz e definitiva, focando no crescimento e em vender mais e melhor, aliado à inteligência artificial e autônoma na gestão do seu negócio. Em outras palavras, é um jeito de você não mais perder tempo com determinadas operações que antes ocupavam boa parte do seu dia.