Empreendedorismo sustentável: 4 dicas para prosperar nos negócios

Quer implementar o empreendedorismo sustentável na sua empresa e não sabe por onde começar? Confira o artigo no blog da Omie e comece já!

17/Mar/2021
Empreendedorismo

Provavelmente você já viu empresas e pessoas preocupadas com o meio ambiente e o impacto das atividades humanas para o mundo. E isso está se tornando cada vez mais frequente e naturalizado, e isso não seria diferente quando falamos em empreendedorismo sustentável


É importante destacar que a forma de gestão nesse caso também tem diferenças para ajudar a minimizar os impactos ecológicos no mundo. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida em prol do meio ambiente, por isso é um ramo que tem alta demanda.


Abaixo vamos te explicar o conceito e quais são as formas de empreendedorismo sustentável com 4 dicas para impulsionar seu negócio e ter sucesso nesse ramo! Vamos lá?


Mas, qual o conceito de empreendedorismo sustentável?

E você deve estar se perguntando o que é empreendedorismo sustentável, não é mesmo? Basicamente é um conceito que pode ser utilizado para definir negócios voltados para o equilíbrio entre o meio social e ambiental. Ou seja, para atividades ou produtos que não prejudicam o planeta e se preocupam com fatores ambientais.


Para se configurar uma empresa sustentável, as ações podem ser simples, como a reutilização de documentos descartados ou uso de equipamentos em modo econômico, já nas atitudes mais complexas, a criação de programas voltados para causas sociais pode ser uma excelente opção. Além de uso de produtos sustentáveis.


Confira abaixo algumas dicas que separamos para você!

1. Converse com seu consumidor

Se você quer iniciar um negócio com base no empreendedorismo sustentável, vale conversar com o seu cliente e entender quais são as maneiras que ele usa para amenizar o impacto ao meio ambiente. Quais são os produtos que ele adquire e acha fundamental para seguir dentro dos seus valores. 

2. Adeque seus processos

Estruturar seus processos de uma maneira sólida faz com que os processos sejam feitos de forma natural e ecologicamente saudável. Mesmo que você esteja começando nesse ramo, vale investir em reciclagem, e incentivar a atitude, reduzir o consumo de energia e água e tentar diminuir o uso de plásticos nas embalagens. 


Para guiar esse processo, considere alguns questionamentos, como:

  • A organização está tendo algum desperdício?;
  • A cultura da empresa está evoluindo em direção aos objetivos?;
  • O produto tem foco para ajudar um determinado público?;
  • Qual o principal impacto da empresa?


3. Promova consciência entre os colaboradores

Um dos desafios é transformar o seu negócio sustentável de forma natural e cotidiana, e por isso, para começar é preciso reunir todos os seus colaboradores para conversar sobre o assunto e conscientizá-los.


Explique todos os conceitos e aponte quais são as mudanças que serão feitas na empresa e os próximos passos que a organização vai tomar para a mudança acontecer. Comece aos poucos e ofereça copos e canecas personalizadas para reduzir o uso de copos descartáveis. 

4. Desenvolva uma empresa sustentável

E não existe nada melhor do que começar a sua empresa já com o foco no empreendedorismo sustentável. Isso porque, fica muito mais fácil de aplicar em seus produtos e serviços e incentivar as pessoas da empresa a fazerem parte da organização com essa consciência.


Não se esqueça que a sustentabilidade deve ser praticada em toda a organização e por todos os integrantes da empresa, desde a gestão até a operação. Desde pequenas ações, até mesmo em eventos ou atitudes maiores, nesse caso todas as ações são consideradas mais significativas. 


Uma coisa é falar sobre uma nova motivação para se dar bem e fazer o bem, mas outra é adotar uma postura pública, prometer resultados quantificáveis ​​e realmente alcançá-los. Com a missão, visão, valores e estratégia solidificadas, você está pronto para fazer progressos para alcançar seus objetivos.


Ao implementar essa estratégia, não se esqueça de revisitar todo o processo de trabalho periodicamente para garantir seus objetivos e conseguir conquistar seus resultados. E se não souber por onde começar, considere uma parceria com uma organização de missão semelhante à sua que tenha foco em empreendedorismo e sustentabilidade.


Agora que você já sabe como empreender de forma sustentável, aposte em um ERP para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa e deixar as tarefas mais burocráticas do dia a dia para um software automatizado. Com ele, você consegue investir nessas tarefas sustentáveis com mais eficiência. 


Com o sistema Omie você pode impulsionar o seu negócio através de um processo 100% online, com fácil implementação e segurança total e integridade dos seus dados. Além da melhor equipe de suporte do setor. Experimente grátis e faça o teste!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas