Empresário contábil em 2021: desafios da profissão

As novidades do mercado fazem com que o empresário contábil tenha que se reinventar. Saiba como!

26/Mai/2021
Contabilidade

Desde o início da revolução digital, são várias as profissões que tiveram que se reinventar e achar novos caminhos para conseguir alcançar seus objetivos e resultados, e isso não é diferente quando falamos sobre o empresário contábil em 2021. 


Principalmente desde que a pandemia do Covid-19 começou, são vários os profissionais que precisam entregar um serviço cada vez mais diferenciado e único. 

Dessa forma, quem quer se manter relevante, terá que acompanhar o ritmo agitado das mudanças.


E é por isso, que neste artigo apresentamos quais são os maiores desafios do empresário contábil em 2021!

O que é o empresário contábil?

Antes de saber quais são as principais mudanças, é preciso entender o que faz o profissional, qual o dia do empresário contábil e o seu conceito. Primeiro, saiba que ele é a pessoa que propõe metas e faz uma análise de todo o desempenho da equipe para otimizar resultados. 


Dessa forma, ele é o profissional que cuida de todas as demandas do ramo contábil para apresentar em reuniões. Comemorado em 12 de janeiro, o profissional precisa ter habilidades técnicas e acompanhar sempre todas as atualizações do mercado, incluindo assim, uma busca constante por qualificação profissional, seja através de experiências do dia a dia ou de um curso de contabilidade


Quais são as principais mudanças da profissão?

Antes de saber quais são as principais mudanças, é preciso analisar e elaborar um plano de carreira que ajude a nortear seu futuro profissional. Ou seja, é fundamental conhecer todas as áreas e aspectos que estão diretamente ligados ao ramo contábil. 


E agora que você já sabe um pouco sobre como começar uma contabilidade empresarial de forma organizada e planejada, veja abaixo algumas mudanças que aconteceram na área. Vamos lá?

1. Assuma o papel de contador consultor

A contabilidade consultiva faz parte de um modelo de negócio em que o contador atua de forma próxima dos seus clientes. Ou seja, interage com eles de forma estratégica para alcançar os melhores resultados para a sua empresa. 


Dessa forma, seus clientes conseguem ter muito mais confiança em seu trabalho, passando a enxergar o consultor como aliado e uma peça indispensável para o negócio. Sendo assim, uma parte extremamente importante para a tomada de decisão e não apenas um profissional que cumpre obrigações fiscais em sua rotina contábil.

2. Fazer uso de recursos tecnológicos

Para manter a competitividade do mercado, o empresário contábil precisa acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos. Seja através de um bom ERP, que ajuda a fazer a gestão financeira da empresa com muito mais organização, eficiência e eficácia, ou através de um serviço de inteligência artificial.


A contabilidade na nuvem é fundamental para quem pretende expandir os negócios e aumentar a produtividade da empresa. Isso porque, em sua grande maioria, permite serviços de contabilidade consultiva e personalizada para os seus clientes, com um atendimento muito mais próximo. 

3. Entender sobre a Lei Geral de Proteção de Dados


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 e desde então, é importante entender como funciona essa lei. Principalmente porque o escritório contábil online ou físico guardam informações contábeis, fiscais e financeiras de várias empresas e colaboradores e por isso, é preciso ter segurança durante os processos. 


Conhecida como LGPD, a Lei nº13.709, de 14 de agosto de 2018 foi sancionada pelo então presidente na época Michel Temer e foi criada para regulamentar todo o tratamento das informações colhidas por parte de empresas, principalmente quando falamos da internet. Dessa forma, proíbe toda transmissão de dados sem consentimento dos titulares. 

4. Adaptar-se a todas as mudanças no Simples Nacional

Algumas mudanças também surgiram em 2020 no Simples Nacional, principalmente para quem é MEI. Isso porque, para quem quiser ingressar nessa modalidade, precisa entender que o novo prazo é de 60 dias contados a partir da data de emissão do CNPJ. 

5. Ter um atendimento diferenciado

Esse é um ponto que deve ser trabalhado em todas as empresas sem distinção. Oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes é garantia de um bom retorno e divulgação de seus serviços de forma orgânica. Por isso, é fundamental ter uma relação cada vez mais próxima com seus clientes para que você entenda todas as dores e proponha soluções eficazes. 


Para fazer isso, utilize canais de comunicação variados, desde chamadas de vídeo por um período de tempo pré-determinado, mensagens instantâneas por aplicativos ou até mesmo, em último caso, reuniões presenciais. 


Quanto mais soluções você propor ao seu cliente, mais fácil será a parceria entre ele e o contador virtual dar certo! E por isso, para superar todos os desafios da profissão e garantir o melhor atendimento, conte com a Omie para automatizar os processos, agilizar o trabalho e otimizar o tempo. 


Com um sistema de gestão de qualidade, você consegue propor uma solução 100% online para emissão de notas fiscais, gestão financeira, resolução de problemas de compras, estoque e produção e ainda uma integração total com o contador. Dessa forma, você consegue evitar possíveis erros ou inconsistências nas informações. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas